Vantagens da EAD para educadores

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 27/07/2020 - 23:07:50 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Vantagens da EAD para educadores

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Quais as vantagens da EAD para educadores? Como dissemos anteriormente, não é à toa que a EAD tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. A modalidade oferece vários benefícios que podem ser decisivos na hora da escolha entre um curso presencial ou on-line.

O ambiente virtual é tão amplo e dinâmico que pode ser usado tanto para complementar os cursos tradicionais, como graduações e especializações, quanto para cursos livres, de idiomas, culinária, artesanato, entre outros.

Algumas das principais vantagens da EAD são:

1. Flexibilidade de local;

2.Custo reduzido para manter estrutura de ensino;

3. Flexibilidade de horário;

4. Maior alcance de público;

5. Variedade de suporte para conteúdo – vídeo, áudio, texto etc.

Vantagens da EAD para educadores

Não fique achando que apenas os alunos têm a ganhar com a educação a distância.

Se você trabalha como professor, pode aproveitar as características desse formato para ganhar um dinheiro extra dando aulas particulares on-line, por exemplo, ou até mesmo para começar um negócio digital.

Por isso, se você tem um conhecimento específico e interessante que possa ser compartilhado, agora que já sabe o que é EAD pode também aproveitar de seus benefícios e começar a trabalhar na internet.

Separamos a seguir quatro vantagens da EAD para educadores, para mostrar que a educação a distância pode ser uma excelente oportunidade. Confira a partir de agora.

1 Alcança um número maior de alunos

O fato de as aulas tradicionais precisarem de um espaço físico para acontecer limita a quantidade de alunos por classe. No formato presencial, devem ser levadas em consideração, por exemplo, a metragem da sala e a quantidade de alunos a que o professor consegue dar atenção sem prejudicar a qualidade de suas aulas.

Já nas aulas on-line, as limitações físicas desaparecem e o professor consegue alcançar um número maior de alunos por encontro.

O conteúdo disponibilizado pode ser acessado por milhares de pessoas, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Além desses fatores relacionados ao espaço, já falamos aqui que as aulas on-line costumam ter um preço mais acessível. Por esse motivo, é possível que mais pessoas comprem seus cursos, o que aumenta o alcance de seu conteúdo e, paralelamente, seus lucros.

Isso é bom tanto para o aluno, que consegue adquirir conhecimento com mais facilidade, quanto para o professor, que consegue atrair mais pessoas devido à vantagem financeira e espacial.

2 Não sofre limitações geográficas

Na prática, isso quer dizer que os alunos podem estar em qualquer lugar do país ou do mundo ao estudar.

Ao compartilhar suas aulas em ambiente virtual, você alcança aquelas pessoas que têm interesse em seu conteúdo, mas estão viajando, trabalham em outras regiões ou têm uma rotina mais conturbada.

Por exemplo, nas aulas presenciais, é só possível oferecer vagas a estudantes da própria cidade e/ou região geográfica, o que limitará o lucro e expansão da instituição de ensino.

A ausência de limitação geográfica é positiva, inclusive, para o momento de elaboração das aulas. Afinal, por não precisar estar em nenhum lugar determinado para criar suas aulas, você pode elaborá-las de onde estiver.

O espaço usado pode ser o de sua própria casa, escritório ou o quarto do hotel em que estiver hospedado durante uma viagem.

As interações com os alunos e respostas de dúvidas também podem ser feitas de qualquer lugar do mundo, basta ter acesso à plataforma escolhida e à internet.

3 Pode criar conteúdo variado

Outro ponto positivo da educação a distância para os professores é a possibilidade de entregar conteúdo para os alunos em diversos formatos. Já falamos sobre alguns desses modelos no início deste post.

Essa é uma vantagem que ajuda a diversificar a aula e tornar o curso mais atrativo. Quanto mais opções forem oferecidas, melhor será a experiência do estudante.

Mas não pense que você precisa criar vários formatos diferentes para que seu curso seja vendido. Tudo depende do tipo de assunto que você vá abordar e, é claro, do seu público.

Pode ser que você tenha conteúdos mais extensos, com muitos dados, estatísticas e informações, algo que seria difícil para ser explicado em um vídeo.

Para esse tipo de conteúdo, você pode fazer e-books e infográficos, por exemplo. Por ter uma linguagem predominantemente escrita, essas são ótimas opções para assuntos que precisam de retomadas constantes, como receitas, guias e passo a passo.

Já o podcast é uma forma de transmissão de conteúdo por áudio. Sendo assim, é possível compartilhar o conhecimento de forma dinâmica e atrair aqueles alunos que precisam ou preferem estudar enquanto estão no trânsito ou na academia, por exemplo.

As videoaulas têm a vantagem do formato, que é um dos preferidos pelos usuários da internet atualmente. Conteúdos em vídeos são facilmente consumidos e permitem que o professor use recursos para deixar a aula mais interativa e interessante.

Além disso, ao ver a pessoa que está apresentando o conteúdo, é possível que o aluno se sinta mais próximo e até mesmo se identifique com o professor, o que ajuda a deixar o aprendizado mais envolvente.

Conclusão sobre vantagens de EAD para educadores

Mostramos, ao longo do post, quais são os benefícios que envolvem os professores que educam por intermédio de plataformas on-line, na modalidade EAD.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre uma das principais plataformas de educação à distância do mercado, não deixe de entrar em contato.

O que achou do texto sobre vantagens de EAD para educadores? Deixe seu comentário a seguir!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.