Como deve ser a formação de um professor EAD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 15/07/2020 - 20:07:34 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como deve ser a formação de um professor EAD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

A adoção de EAD exigiu uma verdadeira mudança nos critérios pedagógicos, devendo ser adaptadas ou criadas diversas mudanças nas práticas existentes de transmissão de conhecimento.

Importante destacar nesse aspecto que o professor de EAD passou a ter necessidade de se readaptar e se especializar nesse novo método de ensino online, esclarecendo ainda que a exigência quanto à função do professor passa a ser de um tutor dos alunos, que tem como foco orientar e suportar os estudantes em seu aprendizado, passando de ser um elemento centralizador para um facilitar de ensino.

Vamos apresentar a seguir quais os principais requisitos na formação de um professor EAD.

Buscar o domínio de uso de recursos tecnológicos

Um professor EAD deve ser preparado para lidar com todos os recursos que a tecnologia digital lhe oferece.

Isso inclui ser capacitado para trabalhar com ferramentas de áudio e mídia que possam valorizar e atrair a atenção dos estudantes, fazendo com que se motivem e ao mesmo tempo tenham o interesse em conhecer mais sobre determinado tema.

A tecnologia disponibiliza novos recursos a cada dia e somente o uso dessas inovações permite o domínio de todas as opções existentes; dessa forma, manter um processo de aprendizado constante é fundamental para otimizar o preparo e a disponibilização das aulas.

Trabalhar com planilhas e editores de textos e vídeos, além de métodos de disponibilizar links e acessos diversificados, são necessários ao melhor desempenho dessa metodologia.

Ser inovador

Ser criativo e inovador são duas características a ser desenvolvidas pelo professor EAD para o melhor aproveitamento do ensino online.

Nesse modelo atual o professor não pode se contentar em aplicar métodos repetitivos e que não busquem maior interação dos estudantes, assim é preciso pensar em novos métodos e dinâmicas de ensino para que ocorra sempre uma maior motivação e os resultados sejam sempre mais produtivos.

Com isso, o tutor conseguir se destacar em relação a seu campo de atuação e outros profissionais, sendo um grande diferencial em relação ao despertar o interesse dos alunos.

Estar aberto a mudanças

Um professor EAD deve ser um profissional que busca mudanças e se adapta a novos conceitos e métodos, sempre se atualizando e procurando se adaptar aos novos desafios.

Para os professores com experiência no ensino presencial, esse é um desafio bastante grande, pois o padrão de sala de aula física será readaptado para um novo estilo de ensino, sem que ocorra o domínio local e sim uma expansão de diversos ambientes virtuais de aprendizagem.

Importante estar preparado para se adaptar a esse modelo e certamente a outros que virão assim adaptação a mudanças é uma exigência ao profissional.

Comunicação digital

Ser comunicativo presencialmente não significa que apresentações remotas sejam garantia de sucesso e de alcançar os objetivos de ensino desejados.

Assim, é importante se especializar nesse novo ambiente e rever conceitos de comunicação para um público a distância.

 

Conclusão sobre formação de professor EAD

O tutor do ensino online, que é a nova designação do professor EAD, tem responsabilidade fundamental na transmissão do aprendizado e apoio aos alunos de maneira remota.

Dessa forma, é necessário se especializar em métodos de ensino e acompanhamento diferenciados dos que são aplicados no ensino presencial.

Mas para que o novo tutor possa ser bem-sucedido em sua missão, necessita ter recursos digitais que lhe deem suporte para preparar uma aula adequada – e aí é que entra a importância de uma plataforma de EAD de qualidade.

O Moodle oferece os melhores recursos para o ensino online e o Estúdio Site fornece essa plataforma para possibilitar a criação de excelentes cursos a distância.

Conheça todos os detalhes do Moodle pelo link para poder atestar os benefícios dessa excelente ferramenta e realizar um investimento com retorno garantido.

Deixe um comentário sobre este artigo.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Você conhece o Moodle?

Você conhece o Moodle?

Moodle [plataforma ead] - 05/04/2016

Como EAD pode ajudar na reciclagem de educadores?

Como EAD pode ajudar na reciclagem de educadores?

Educação a Distância - 05/11/2018