5 Conselhos Para a Boa Atuação de Tutor em EaD
23/02/2018 10:02:01Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
Com o surgimento dos cursos de ensino a distância, o papel do tutor é cada vez mais presente e necessário nessa forma de educação. Os tutores são professores que estão disponíveis para os alunos após as aulas. Eles devem ser um dos meios de interação e esclarecimento de dúvidas nos chats, fóruns e mensagens disponíveis na página do curso. O tutor deve procurar engajar e motivar seus alunos, fazendo com que as demandas dos cursos busquem atender e sejam interessantes para os docentes com o objetivo de ter uma boa atuação de tutor em EaD. Os tutores geralmente são professores formados e que organizam os fluxos de aprendizado dos estudantes. Além disso, eles devem ter conhecimento de sua importância no aprendizado dos alunos. Mas para a boa atuação de tutor em EaD, é preciso mais do que ser objetivo e ter interesse em ajudar.
5 Conselhos Para a Boa Atuação de Tutor em EaD
1. Engaje os alunos
Para engajar seus alunos aprenda a se comunicar com eles, seja empático e crie uma certa proximidade. Além disso, ouça-os atentamente. Faça muitas perguntas sobre o entendimento do assunto, saiba ensiná-lo a estabelecer objetivos para o aprendizado. Por fim, deixe-o à vontade para tirar dúvidas, o aluno ficará mais interessado e consequentemente aprenderá mais.
2. Troque informações
Além de tirar dúvida dos alunos, compartilhe informações além delas. Acrescente mais conhecimento ao aluno, mostre que existe um mundo que pode ser cada vez mais expandido e deixe que o docente também lhe ensine. A troca de informações é muito importante e é através dela você pode ajudar, inclusive, na atualização do curso.
3. Atualize-se
Para a boa atuação de tutor em EaD, é necessário sempre atualizar seu conhecimento, nunca deixar de estudar, conhecer novas tecnologias e novas formas de ensinar o aluno. O tutor é responsável por isso. Se atualizar sempre com as novidades presentes no mercado do curso oferecido, é necessário. É interessante também, que a atualização seja feita a partir da troca de informações com outros professores, inclusive os que dão aulas presenciais.
4. Seja paciente
Pode parecer uma dica não tão relevante, mas é muito importante que para a boa atuação de tutor em EaD, ter paciência. Muitos professores pecam por isso, não são pacientes na hora de ouvir seus alunos e esquecem que alguns podem ter dificuldades cognitivas. O que pode parecer para você uma dúvida pequena, pro outro pode ser gigante a ponto de fazê-lo desistir do curso.
5. Seja um tutor motivador.
Sabemos que o mundo está cheio de professores que desmotivam seus alunos, que os diminuem, e é muito importante que o tutor seja motivador dos estudantes. É importante que o tutor mostre sempre sua evolução, que o parabenize em cada acerto e que o motive a continuar estudando em cada erro, principalmente em EaD, onde as aulas não são presenciais. Seja humilde, aprenda com seus alunos e os incentive a continuar no curso, seja responsável durante as tutorias. Se mostre um líder. Gostou dos nossos conselhos? É tutor de EaD e possui alguma dúvida? Deixe seu comentário!
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
Quais são os meios virtuais utilizados por EaD
Educação a Distância - 30/05/2017
Gamification e EAD: uma união de sucesso
Educação a Distância - 27/04/2016
LMS: por que contar com essa tecnologia em educaçã...
Moodle [plataforma ead] - 28/09/2018
Como avaliar a efetividade do seu funil de vendas...
Educação a Distância - 15/03/2023