O ambiente Moodle como ferramenta de informação para o aluno

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 17/02/2017 - 17:02:20 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

O ambiente Moodle como ferramenta de informação para o aluno

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

EAD (Educação à Distância) e Moodle (um software de apoio de aprendizagem) são os assuntos mais comentados hoje em dia e que apresentam uma muita relação entre si. A Plataforma Moodle é conhecido como uma ferramenta didática não somente para os cursos de EAD, como também usado em cursos presenciais. Enquanto o professor configura disciplinas, acessa as gestões  e faz análises de relatórios e as notas dos alunos, o aluno tem acesso às atividades e aos recursos e blocos de administração.

Qual a diferença da EAD e da presencial?

Em essência, as modalidades de ensino são muito semelhantes, muito embora haja um apoio maior da tecnologia, no que se refere ao Ensino à Distância. No presencial, muitas vezes, há resistência de educadores e instituições em relação ao uso desse tipo de recurso. A EAD é definida pelas comunicações de diversas vias, as oportunidades aumentaram em meio às modificações tecnológicas como uma alternativa de ultrapassar limites de espaço e tempo. O aluno que quer fazer um curso à distância, tem de ter acesso à internet, evidentemente, um computador e deve ter a certeza de qual curso quer fazer – pois terá de ter disciplina redobrada. Depois de confirmar sua matrícula, deve esperar o aceite da instituição para entrar no processo de seleção e, depois de selecionado, acessar o site onde os conteúdos estão disponíveis para estudo. A educação à distância é um método de ensino que une as pessoas que estão em locais diferentes, mas que podem se comunicar em tempo real. A EAD é uma maneira de ir além dos obstáculos que existem no avanço educacional profissionalizante e/ou superior. Contudo, é importante que se pense no seguinte: a escolha de crescer profissionalmente e desenvolver um conhecimento vem de cada indivíduo. É um compromisso absolutamente individual. As instituições de ensino e os centros de formação estão adaptando a plataforma aos conteúdos e ela vem sendo utilizada em diferentes tipos de atividades que envolvem a formação de grupos de estudos, desenvolvimento de projetos e treinamento de professores.

Os pontos positivos do Moodle na EAD

Essa plataforma apresenta vários pontos positivos quando se é utilizada no ensino: é capaz de aumentar a motivação dos alunos, dar suporte tecnológico para disponibilização de conteúdos, realizar avaliações de alunos, fazer a gestão total do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), compartilhar os conteúdos entre instituições, ter maior facilidade de produção e distribuição dos conteúdos, controlar acessos e fazer atribuição de notas.

O que mais a EAD permite?

Também permite a organização e transmissão de conteúdos de materiais de apoio para as aulas, produzir cursos e páginas da web e facilita a comunicação. Os recursos disponíveis para desenvolver essas atividades são: atividades, materiais estáticos, chat, diário, avaliação do curso, glossário, lição, diálogo, pesquisa de opinião, questionário, fórum, trabalhos com revisão e disponibiliza um livro eletrônico criado pelo professor. Obrigado por ter lido nosso artigo! Deixe o seu comentário e continue com o nosso blog, para muito mais informação sobre EAD!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.