Edtechs e EAD: qual a relação

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 13/07/2020 - 18:07:47 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Edtechs e EAD: qual a relação

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

A educação a distância é uma forma bastante interessante que atende a diversos interesses de estudantes e professores por permitir que o estudo possa ser realizado de maneira muito mais facilitada.

Esse método se aprimorou com as inovações tecnológicas e vem conquistando cada vez mais interesse entre alunos em todo o mundo.

Vamos apresentar a seguir o que é e qual a relação entre Edtechs e EAD.

O que são Edtechs?

A definição mais prática do significado de Edtechs é a composição de Educação com tecnologia.

Edtechs são as startups que atuam na área educacional e desenvolvem nas plataformas de ensino todas as ferramentas que possibilitam aplicar os mais modernos métodos pedagógicos que envolvem o ensino e aprendizado, assim essas iniciativas possibilitam disponibilizar um ambiente virtual de aprendizagem com todos os recursos necessários.

Dessa maneira, a relação é direta entre Edtechs e EAD, por serem as empresas que irão disponibilizar o ensino online propriamente dito, pois o EAD é a designação do método e Edtechs são os meios de se conseguir adotar e implementar esse método.

Quais os campos de atuação de Edtechs?

Na relação entre Edtechs e EAD, é importante estabelecer a atuação que se espera dessas fintechs e que estão relacionadas diretamente à implementação do EAD. São elas:

  • Educação básica

Permite introduzir uma educação mais criativa e que prenda a atenção dos alunos que estão iniciando seu processo educacional, criando tarefas mais lúdicas e que estabeleçam a necessidade de participação mais criativa.

  • Ensino médio e técnico

Possibilita a disponibilização de maior interatividade e participação entre alunos e professores, com estabelecimento de gamificação e o uso de desafios de pesquisas e participação mais ativa.

  • Ensino superior

Permite a adaptação de autonomia e liberdade de conciliar atividades profissionais com o ensino, direcionando atividades mais voltadas à área de atuação e os desafios que serão postos no mercado de trabalho, com a interação de tarefas e contatos em fóruns e grupos de discussão.

  • Educação corporativa e cursos livres

Nesse aspecto, é possível adaptar as necessidades de cada curso com os recursos que a tecnologia oferece para atender com mais eficiência aos objetivos desejados, seja por empresas ou profissionais que procuram maior especialização.

Em todos esses segmentos, o uso de desenvolvimento de soluções específicas e customizadas a cada fase é o maior desafio das Edtechs.

Como atuam para a melhoria contínua do ensino a distância?

Com maior diversidade de recursos é possível gerar interesse, numa geração que se habituou a usar a tecnologia como parceira em suas atividades básicas, sendo assim o ensino passa a se integrar nesse ambiente.

Sendo assim, as Edtechs podem contribuir na melhoria do ensino das seguintes formas:

  • Uso de recursos diferenciados de ensino, para melhorar o desempenho dos alunos e esclarecer dúvidas;
  • Melhoria do método pedagógico com uniformização de processos de ensino com a garantia de que o aprendizado está sendo disponibilizado a todos dentro de uma mesma filosofia;
  • Flexibilização do contato aluno-professor, para atender a situações mais específicas, adaptando melhorias de ensino aos alunos, conforme suas necessidades;
  • Condições de implementar um processo e melhoria contínua no processo de ensino.

A atuação integrada de Edtechs e EAD permite que os resultados de educação sejam totalmente atingidos com o uso de recursos de tecnologia modernos e que possam atender às necessidades de alunos e professores.

Considerações finais

A relação entre Edtechs e EAD é: através da Edtechs que se viabiliza a existência de ensino a distância. Com essas iniciativas a EAD sempre se renova e conta com experiências inovadoras.

Daí a necessidade de trabalhar com uma boa e eficiente plataforma de EAD para que os resultados do aprendizado possam ser os melhores possíveis.

Esse é o caso do Moodle que o Estúdio Site pode lhe oferecer para o desenvolvimento de seu curso online. Essa é a plataforma que tem a maior aceitação para a finalidade de ensino a distância no planeta.

E você pode conhecê-la com mais detalhes acessando esse link e descobrindo todas as facilidades e benefícios proporcionados pelo Moodle. Sua opção será muito mais assertiva para desenvolver modelos de cursos de qualidade.

Aproveite e deixe seu comentário sobre este artigo que abordou Edtechs e EAD.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

6 conselhos para criar curso de EaD lucrativo

6 conselhos para criar curso de EaD lucrativo

Moodle [plataforma ead] - 26/09/2017

4 motivos para usar ferramentas realtime para EAD

4 motivos para usar ferramentas realtime para EAD

Educação a Distância - 04/04/2016

Qual é o tipo de perfil de aluno ideal para EaD?

Qual é o tipo de perfil de aluno ideal para EaD?

Moodle [plataforma ead] - 10/01/2018