7 sugestões de como melhorar EAD no Brasil – Parte I

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 07/05/2020 - 00:05:47 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

7 sugestões de como melhorar EAD no Brasil – Parte I

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Uma nova realidade que se impõe fez com que o ensino a distância tivesse um maior protagonismo e fosse uma ferramenta de grande importância para se manter sem interrupções os processos de aprendizagem.

Porém, o Brasil apresenta diversos aspectos que não podem nem ser considerados desafios e sim urgências de atuação, devido ao nível a que se chegou e que devem sofrer foco total para que se possa obter os melhores resultados com o ensino a distância, que certamente veio para ficar.

Na primeira parte deste artigo, vamos abordar sete sugestões de como melhorar EAD no Brasil, focando em aspectos com maior demanda de ação por parte do poder público, quanto ao combate às desigualdades sociais e ao investimento em infraestrutura básica de habitação e tecnologia.

Medidas para melhorar o EAD no Brasil

Nessa primeira parte do artigo iremos direcionar para 7 ações básicas que têm de ser adotadas pelas autoridades governamentais para ter a possibilidade de como melhorar EAD no Brasil:

1. Vencer o desafio na desigualdade social

Um dos maiores desafios em como melhorar EAD no Brasil está relacionado a conseguir reduzir e, de preferência, eliminar a brutal desigualdade social no país.

Condições de qualidade de vida desastrosas e que não podem ser mudadas somente por ações do cidadão devem ser priorizadas no ensino, mas não só, para que se possa conseguir ter um Brasil mais justo e melhor.

2. Suprir as necessidades básicas de ensino e sobrevivência

Com relação ao que mencionamos no item anterior, existe uma tomada de decisão que está diretamente relacionada a como melhorar EAD no Brasil, que se relaciona às condições de sobrevivência e habitação, pois ambas estão relacionadas à qualidade de ensino, inclusive de forma ampla, independente de presencial ou online.

Essa prioridade tem de ser encarada de forma obstinada, para que os estudantes tenham condições de se dedicar aos estudos sem a necessidade de batalhar por comida e formas de se manter sadios e com forças para superar os desafios de aprendizado.

3. Manter programas de atendimento de merenda escolar às crianças

Como melhorar EAD no Brasil se no país as crianças buscam a escola para obter pelo menos as refeições básicas, e no ensino online isso não é oferecido?

Essa realidade infelizmente se faz presente no Brasil e tem de ser solucionada, com programas básicos de entrega de merendas nas residências e manter assim um mínimo de atenção para suprir as necessidades de sustento alimentar, sem maiores necessidades de investimentos grandiosos e como alternativa imediata de atendimento aos estudantes.

4. Ampliar a infraestrutura de transmissão de dados de sobrevivência

Sem investir em melhorias ou até mesmo implementação de qualidade de transmissão de dados digitais, com acesso universal a internet de qualidade, é impossível melhorar o ensino online e até mesmo o presencial no Brasil.

Uma grande parte das famílias não tem acesso à internet nem mesmo computadores, assim ocorre uma limitação para o ensino online.

5. Melhorar os investimentos em pesquisas

No Brasil, os investimentos em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias é quase inexistente.

Essa é uma pauta que deve ser priorizada para melhoria das condições de instrumentos de educação e também que irá auxiliar o desenvolvimento e autonomia do país.

6. Estabelecer soluções criativas quando os recursos financeiros são escassos ou limitados

A limitação os falta de recursos nunca pode ser argumentação final para não investir.

Nesse caso, deve-se sempre priorizar os investimentos e, em caso de restrições de recursos, utilizar a inovação e a criatividade para obter melhorias e condições de superação das dificuldades.

Porém, quando as prioridades não são definidas, deixando os interesses fundamentais de lado, os recursos financeiros passam a ser a única forma de mudar uma situação.

Rever essa estratégia focando na educação com mais prioridade seria um avanço na qualidade do ensino.

7. Criar instrumentos de controle para evitar o abandono ou o absenteísmo dos estudantes

O ensino online pode auxiliar no combate ao abandono do ensino e as faltas de alunos às aulas.

Manter controles de aproveitamento e presença são mais facilitados com o uso da tecnologia e assim pode influenciar em medidas de melhorias para atender a desenvolver os interesses dos alunos e manter suas formações com mais qualidade.

 

Conclusão sobre como melhorar EAD no Brasil

Várias atitudes governamentais devem ser adotadas para se ter como melhorar EAD no Brasil, pois essas são ações básicas que permitirão manter um padrão social democrático e de viabilidade de implementação e melhoria do ensino online.

As empresas, por outro lado, devem usar uma plataforma de qualidade, e é isso que o Estúdio Site disponibiliza na plataforma mais usada para ensino online do planeta, com segurança e variedade de recursos, permitindo o melhor aproveitamento do ensino.

Acessando nosso endereço eletrônico você poderá compreender com mais detalhes os diferenciais disponíveis do Moodle. Deixe seu comentário sobre este artigo que aborda como melhorar EAD no Brasil para que possamos melhorar sempre nosso conteúdo.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.