Qual a filosofia educacional do Moodle?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 03/05/2017 - 10:05:24 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Qual a filosofia educacional do Moodle?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O Moodle é um tipo de sistema de administração de atividades educacionais que tem como objetivo criar comunidades online em AVAs. Moodle foi criado no ano de 2001 pelo cientista computacional e educador Martin Dougiamas. Por ser de código aberto, Moodle está em constante desenvolvimento e a abordagem educativa é socioconstrutivista. Com ele, os professores de EAD (Educação a Distância) podem criar salas de estudo online, propor tarefas interativas (fóruns, testes e criação de wikis) e disponibilizar material didático aos alunos.

Quais os formatos de cursos Moodle?

Existem três formatos de cursos que o Moodle permite criar: social, semanal e modular. Essas modalidades são definidas de acordo com os tipos de conteúdos e atividades que estarão disponíveis.

Social

É baseado em interatividade entre participantes, não é focado em estruturação de conteúdo;

Semanal

É estruturado e informa o período de realização do curso e, dessa forma, o sistema faz a divisão automática do período;

Modular

É estruturado e informa a quantidade de módulos. Para utilizá-lo é bem fácil, ele deve ser instalado em um servidor onde todos terão acesso. Não precisa ser local, ou seja, dentro da escola ou universidade. Existem diversos sites que oferecem esse serviço de forma gratuita.

Qual a relação de Moodle com EAD (Educação a Distância)?

Essa plataforma apresenta vários pontos positivos quando se é utilizada no ensino. Ela aumenta a motivação dos alunos e realiza avaliações, dá suporte tecnológico para liberação dos conteúdos online, faz a gestão total do ambiente virtual de aprendizagem, compartilha os conteúdos entre instituições, tem maior facilidade de produção e distribuição dos conteúdos, controla acessos e faz atribuição de notas. Também permite a organização e transmissão de conteúdos de materiais de apoio para as aulas e produzir cursos e páginas da web e facilita a comunicação. Os recursos disponíveis para desenvolver essas atividades são: atividades, materiais estáticos, chat, diário, avaliação do curso, glossário, lição, diálogo, questionário, pesquisas de opinião, fórum, revisão e atividades assemelhadas, além de disponibilizar um livro eletrônico criado pelo professor. Essa modalidade educativa já é praticada faz um bom tempo, como foi possível ver no TeleCurso.

Qual a diferença entre a metodologia presencial e EAD?

Não há diferença entre a metodologia utilizada na EAD e no ensino presencial. As metodologias usadas no ensino presencial são aplicadas no ensino a distância, mudando somente a forma de comunicação. Isso implica a afirmação que o simples uso das tecnologias avançadas não garante um ensino de qualidade, as estratégias de ensino devem incorporar novas formas de comunicação e também o potencial de informação da internet. A de EAD caracteriza-se pelas comunicações de múltiplas vias, as possibilidades ampliaram-se em meio das mudanças tecnológicas como uma alternativa de superar limites de espaço e tempo. Para o aluno ingressar em um curso EAD, precisa somente de um computador com acesso à internet, faz a escolha do curso desejado e da instituição e espera ter a aprovação no processo seletivo. Depois disso, acessa o site e assim surge um ambiente dinâmico e inovador, sendo disponibilizadas inúmeras ferramentas com os conteúdos de aulas, trabalhos e exercícios.

Quais as vantagens da EAD?

A educação a distância é vista como um elemento de união daqueles participantes que estão, fisicamente, em ambientes separados, sem que isso lhes impeça de interagir sincronicamente ( isto é, em tempo real). Assim, a EAD consegue eliminar barreiras existentes nos vários níveis de desenvolvimento educacional voltado à profissionalização. Tudo isso sem jamais deixar de lado o estímulo à vontade de aprender e de crescer profissionalmente, presentes em cada pessoa. O objetivo do Moodle é aproximar os alunos e professores com as tecnologias EAD, a utilização desse recurso pode ser tanto para cursos da modalidade EAD como para cursos presenciais. Agora que você sabe sobre o Moodle, comente para nós o que você achou e continue com o nosso blog!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como gravar videoaulas em cursos via web

Como gravar videoaulas em cursos via web

Moodle [plataforma ead] - 20/09/2017

4 vantagens imperdíveis de estudar por EAD

4 vantagens imperdíveis de estudar por EAD

Educação a Distância - 10/08/2016