6 desafios da EAD em tempos de coronavírus

11/04/2020 00:04:22

Youtube Telegram

Baixe agora o Ebook IA para Cursos Online.
Baixe agora o Ebook IA para Cursos Online.

Em qualquer situação, novas metodologias sempre apresentam desafios bastante significativos para as empresas se manterem atuando de maneira atualizada e que possam superar as mudanças que novos conceitos passam a requerer.

No caso de um a pandemia como o coronavírus, esses desafios são maiores e afetam todos os segmentos econômicos, com impacto também no ensino a distância.

Vamos apresentar os principais desafios da EAD no coronavírus para que o ensino online possa superar as dificuldades que esse momento apresenta a todos.

1. Restrição de aceso à internet

Um dos principais desafios da EAD no coronavírus está relacionado à falta de acesso à internet por grande parte da população.

Pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, usando como base levantamentos entre agosto e dezembro de 2018 e divulgada em 2019, apontava que 58% das residências no País não possuíam computadores, sendo que 33% não possuíam acesso à internet.

Isso impacta diretamente o ensino a distância, mas também no ensino presencial, pois em vários locais a falta de internet impacta a atualização de professores também.

Quase a metade desse quadro se refere à falta de infraestrutura local para levar a internet às casas.

Esse é um problema que terá de ser priorizado no País para ser solucionado, inclusive visando a melhoria da qualidade de ensino mesmo após a superação desse momento de crise.

2. Limitação de velocidade de internet

Outro dos desafios da EAD no coronavírus se relaciona à limitação de velocidade de internet nos locais onde ela é disponibilizada.

Muitas redes ainda não usam a tecnologia de transmissão de dados por fibra óptica, ou mesmo quando disponibilizam esse recurso, não possuem infraestrutura de equipamentos que possam viabilizar maior velocidade.

Além desse fato estrutural, existe ainda a perda de velocidade quando o uso de banda de internet recorrer depende de sinais de rádio, o que acarreta perda de velocidade e até mesmo queda de sistemas.

Sob esse aspecto ocorre mais uma limitação no tempo de resposta a consultas e transmissões realizadas.

3. Necessidade de agilizar a regulamentação de EAD

Um dos desafios da EAD no coronavírus é a necessidade de ampliar a regulamentação legal para o acesso de instituições e estudantes ao ensino online.

O MEC já emitiu Portaria que autoriza a substituição de aulas presenciais por ensino online (Portaria 343, 2020), porém limitou essa autorização a 30 dias, devendo ser renovada até o fim da crise.

Entretanto, para crianças em ensino fundamental, esse tipo de ensino a distância ainda é permitido em caráter emergencial e assim as instituições de ensino devem mecanismos de ensino que atraiam com maior efetividade a atenção das crianças.

4. Mudança de paradigma de relações sociais

A convivência social está sofrendo grande impacto durante a crise de COVID-19 por conta do isolamento imposto.

Esse aspecto impacta mais diretamente crianças, que deverão mudar a forma como se relacionam nesse momento e que podem trazer novos hábitos.

Trabalhar com o ensino a distância para possibilitar essa integração é um desafio adicional para atender crianças.

5. Definir a melhor tecnologia

Escolher as melhorias tecnologias de educação e trabalhar com plataformas de qualidade são outro desafio para atender ao ensino de qualidade.

Cuidar da segurança de dados tanto da empresa quanto dos alunos passa a ser de maior importância, para preservar os métodos e informações de todos.

6. Integrar famílias na educação a distância

Importante ter a visão da integração de famílias e alunos no processo educacional a distância.

Usar a experiência de aulas presenciais em ensino online e oferecer incentivos de participação de todos é um desafio que deve ser superado para o sucesso do ensino online.

 

Conclusão sobre desafios da EAD no coronavírus

Os desafios da EAD no coronavírus são bastante intensos; porém, representam também oportunidades de criar modelos para poder superar esse momento.

Optar por uma plataforma de qualidade para o desenvolvimento do ensino online é fundamental para conseguir alcançar melhores resultados.

O Estúdio Site disponibiliza a plataforma Moodle, a mais usada para ensino online do planeta, com segurança e variedade de recursos permitindo o melhor aproveitamento do ensino.

.

Deixe seu comentário sobre este artigo que trata dos desafios da EAD no coronavírus para que possamos melhorar sempre nosso conteúdo.


Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?



Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Acompanhamento do Desempenho do Aluno no Moodle

Educação a Distância - 26/01/2024

4 conselhos para criar site de cursos online

Webmarketing para Cursos - 03/10/2018