6 desafios da EAD em tempos de coronavírus

11/04/2020 00:04:22

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

Em qualquer situação, novas metodologias sempre apresentam desafios bastante significativos para as empresas se manterem atuando de maneira atualizada e que possam superar as mudanças que novos conceitos passam a requerer.

No caso de um a pandemia como o coronavírus, esses desafios são maiores e afetam todos os segmentos econômicos, com impacto também no ensino a distância.

Vamos apresentar os principais desafios da EAD no coronavírus para que o ensino online possa superar as dificuldades que esse momento apresenta a todos.

1. Restrição de aceso à internet

Um dos principais desafios da EAD no coronavírus está relacionado à falta de acesso à internet por grande parte da população.

Pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, usando como base levantamentos entre agosto e dezembro de 2018 e divulgada em 2019, apontava que 58% das residências no País não possuíam computadores, sendo que 33% não possuíam acesso à internet.

Isso impacta diretamente o ensino a distância, mas também no ensino presencial, pois em vários locais a falta de internet impacta a atualização de professores também.

Quase a metade desse quadro se refere à falta de infraestrutura local para levar a internet às casas.

Esse é um problema que terá de ser priorizado no País para ser solucionado, inclusive visando a melhoria da qualidade de ensino mesmo após a superação desse momento de crise.

2. Limitação de velocidade de internet

Outro dos desafios da EAD no coronavírus se relaciona à limitação de velocidade de internet nos locais onde ela é disponibilizada.

Muitas redes ainda não usam a tecnologia de transmissão de dados por fibra óptica, ou mesmo quando disponibilizam esse recurso, não possuem infraestrutura de equipamentos que possam viabilizar maior velocidade.

Além desse fato estrutural, existe ainda a perda de velocidade quando o uso de banda de internet recorrer depende de sinais de rádio, o que acarreta perda de velocidade e até mesmo queda de sistemas.

Sob esse aspecto ocorre mais uma limitação no tempo de resposta a consultas e transmissões realizadas.

3. Necessidade de agilizar a regulamentação de EAD

Um dos desafios da EAD no coronavírus é a necessidade de ampliar a regulamentação legal para o acesso de instituições e estudantes ao ensino online.

O MEC já emitiu Portaria que autoriza a substituição de aulas presenciais por ensino online (Portaria 343, 2020), porém limitou essa autorização a 30 dias, devendo ser renovada até o fim da crise.

Entretanto, para crianças em ensino fundamental, esse tipo de ensino a distância ainda é permitido em caráter emergencial e assim as instituições de ensino devem mecanismos de ensino que atraiam com maior efetividade a atenção das crianças.

4. Mudança de paradigma de relações sociais

A convivência social está sofrendo grande impacto durante a crise de COVID-19 por conta do isolamento imposto.

Esse aspecto impacta mais diretamente crianças, que deverão mudar a forma como se relacionam nesse momento e que podem trazer novos hábitos.

Trabalhar com o ensino a distância para possibilitar essa integração é um desafio adicional para atender crianças.

5. Definir a melhor tecnologia

Escolher as melhorias tecnologias de educação e trabalhar com plataformas de qualidade são outro desafio para atender ao ensino de qualidade.

Cuidar da segurança de dados tanto da empresa quanto dos alunos passa a ser de maior importância, para preservar os métodos e informações de todos.

6. Integrar famílias na educação a distância

Importante ter a visão da integração de famílias e alunos no processo educacional a distância.

Usar a experiência de aulas presenciais em ensino online e oferecer incentivos de participação de todos é um desafio que deve ser superado para o sucesso do ensino online.

 

Conclusão sobre desafios da EAD no coronavírus

Os desafios da EAD no coronavírus são bastante intensos; porém, representam também oportunidades de criar modelos para poder superar esse momento.

Optar por uma plataforma de qualidade para o desenvolvimento do ensino online é fundamental para conseguir alcançar melhores resultados.

O Estúdio Site disponibiliza a plataforma Moodle, a mais usada para ensino online do planeta, com segurança e variedade de recursos permitindo o melhor aproveitamento do ensino.

.

Deixe seu comentário sobre este artigo que trata dos desafios da EAD no coronavírus para que possamos melhorar sempre nosso conteúdo.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.