LMS: Entenda o que é e principais funcionalidades do Sistema de Gestão da Aprendizagem

21/10/2022 18:10:59

Youtube Telegram

Baixe agora os segredos de como conseguir altos lucros com PLR no Marketing Digital.

O Learning Management System (LMS), traduzindo para o português, Sistema de Gestão de Aprendizagem, na prática, nada mais é que um software que tem o objetivo de criar conteúdos, organizar inscrições e gerenciar cursos e treinamentos online.

O que é LMS e como ela funciona?

Em português, o termo Learning Management System (LMS) é traduzido como Sistema de Gestão de Aprendizado (SGA). Trata-se de uma plataforma ou um sistema de educação online, em que podem ser disponibilizados cursos, aulas e outros materiais, além de diversos recursos que comentaremos mais a frente. 
Esse software pode ser personalizado de acordo com as necessidades da sua empresa. Com ele, os profissionais consomem os conteúdos de qualquer lugar e a qualquer momento, desde que haja acesso à internet.
Desenvolvida com base em uma metodologia pedagógica, a ferramenta serve para tornar o estudo mais acessível e auxiliar na gestão do aprendizado. Vale lembrar, ainda, que a plataforma também pode ser um complemento para o ensino presencial.

Veja como o LMS se alinha com a gestão de pessoas

Cursos a distância podem parecer frios e, talvez, você esteja se perguntando: o que um LMS pode fazer pela sua empresa? Como esse tipo de tecnologia pode ser atrativo, engajando o público interno? É nesse ponto que surge outro segredo da plataforma: ela deve ser humana! Sim, um bom LMS permite a personalização da interface de acordo com os padrões da empresa.
Ainda, é preciso que os responsáveis em montar os cursos estejam sempre atualizados, observando as tendências de conteúdo para as plataformas de educação a distância. Isso facilita o processo de adaptar as informações em uma linguagem acessível para o público interno, contribuindo, também, para um relacionamento mais próximo e para fortalecer o posicionamento estratégico da marca.

Entenda como esse sistema colabora para o choque de gerações

Outro aspecto interessante sobre o LMS é que a personalização dos cursos oferecidos também pode contribuir para a capacitação multigeracional. Uma empresa pode ter um setor que conta com baby boomers (pessoas que nasceram entre 1946 e 1964); Millennials (a geração que nasceu entre 1965 até o final da década de 1990, agrupando geração X, Y e Z) e, até mesmo, nativos digitais (nascidos a partir do final da década de 1990, quando a internet já era popular).
Imagine que você precisa fazer um treinamento que envolva toda a equipe, mas os conflitos não são poucos. É possível criar abordagens diferentes, para aproximar as diferentes culturas e modos de pensar. Assim, o treinamento, além de capacitar a equipe, poderia também promover a integração dos participantes, estimulando hábitos de cooperação e empatia.

Por que o LMS vem se apresentando como tendência?

Como você deve ter percebido, esse modelo de ensino hoje é amplamente difundido. Seja para cursos livres, seja para instituições de ensino superior, percebemos o quanto os sistemas de gestão da aprendizagem estão sendo adotados. E os motivos para que o LMS se consolide como uma tendência no mercado são muitos. Confira os principais!

Integração e colaborativismo

É muito importante para as empresas fazer com que o time trabalhe com a mais alta performance. Se todos estão alinhados com a cultura organizacional e percebem a importância do espírito de equipe dentro da empresa para garantir o seu crescimento, isso é muito bom.

Com o LMS, é possível trabalhar para que os funcionários estejam mais engajados com a empresa. Como os treinamentos são montados pela própria organização, o RH pode incluir módulos para reforçar os valores da marca e estimular a interação entre colaboradores de uma mesma equipe ou setores que precisem se comunicar melhor.

Gamificação

Apesar de essa estratégia ter sido inspirada pelo universo dos games, ela não é uma tendência que atinge apenas as gerações mais novas. A ideia é oferecer o treinamento em um formato divertido, usando enredos de jogos e, até mesmo, apostando em designs similares a eles. Afinal, a ideia de completar tarefas é muito forte para o cérebro humano.
Então, ao entregar uma série de desafios para o funcionário em treinamento, seu foco estará em concluir, vencer! A gamificação é uma tendência crescente no mercado corporativo, e o LMS é a estrutura com melhor custo-benefício para usá-la. Assim, você garante maior envolvimento, motivação e melhor aprendizado para o seu público interno.

Blended learning

O contato olhos nos olhos não vai deixar de existir. Treinamentos mais complexos ou que envolvam processos físicos, normalmente, precisam de encontros presenciais. Porém, nem sempre tudo pode ser passado em poucas horas, necessitando de períodos de mais de um dia, por exemplo. Uma tendência que surgiu no mercado com isso foi o blended learning.
Essa é uma mistura entre os cursos físicos com módulos on-line. Assim, o LMS entra com a parte digital, na qual o conhecimento pode ser customizado, e os módulos físicos focam ao máximo nos conteúdos que não podem ser passados virtualmente.

Inteligência artificial

O aprendizado das máquinas pode contribuir muito para trabalhar com conhecimento. Nem sempre os alunos de uma plataforma e-learning estudarão ao mesmo tempo e existem várias tecnologias que podem contribuir para atender a todos de forma imediata com o melhor custo-benefício possível.
Opções como chatbots para ajudar na resolução de dúvidas técnicas ou recorrentes otimizam o atendimento. Estratégias, como o ensino adaptativo, melhoram a performance de cada aluno, que vai receber os conteúdos de acordo com as suas necessidades. Dessa forma, o LMS ainda contribui para uma boa gestão de performance para a empresa, melhorando a produtividade dos colaboradores.

Gestão de talentos

O mercado corporativo está cada vez mais focado na atração, treinamento e retenção de talentos. Afinal, com a tecnologia e inserção das novas gerações no mercado de trabalho, o conceito de carreira mudou e houve um aumento nas taxas de turnover. Por isso, passou a ser ainda mais importante saber identificar pessoas que têm o perfil da empresa e conseguir engajá-las no negócio.

Gostou de descobrir o que é LMS e como esse software pode contribuir para os processos de treinamentos e capacitação da sua empresa? Como você viu, o sistema de gestão da aprendizagem é extremamente vantajoso para a organização, não só no sentido de motivar e engajar os funcionários, como também para otimizar o monitoramento do desempenho, contribuindo para a gestão da performance

Se você gostou deste guia e quer entender como um LMS pode se ajustar exatamente às necessidades e expectativas da sua empresa, entre em contato com a gente. Trabalhamos com essa solução e teremos o maior prazer em falar sobre o assunto!

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.