Por que você não deve abrir uma startup?

20/05/2016 09:05:15

Youtube Telegram

Baixe agora o Ebook IA para Cursos Online.
Baixe agora o Ebook IA para Cursos Online.

Muitos brasileiros sonham em se tornarem donos dos próprios negócios e assim poderem parar de trabalhar para alguém. A onda do empreendedorismo é um dos fatores que mais chamam a atenção dos jovens e da classe universitária, que já nasceu acostumada a inovar e ser dona da própria vida. No entanto, a maioria das pessoas ignora o fato de que a abertura de uma startup pode trazer problemas mais sérios do que você imagina, simplesmente pelo fato de que nunca trabalharam como empregados de uma outra empresa ou pessoa.

Segurança

Um dos principais pontos que devemos nos atentar na hora de listarmos os motivos para não abrirmos uma startup é a segurança financeira que temos. Um negócio que está começando normalmente demora alguns meses ou até mesmo anos para começar a gerar lucro e entregar para o seu presidente ou fundador o retorno que ele precisa. Em um emprego convencional você recebe o seu salário já no primeiro mês e consegue ter uma segurança financeira maior do que a de quem está tentando fazer o negócio crescer.

Investimento zero

Para iniciar uma startup ou um negócio você precisa de um grande investimento financeiro, o que não acontece quando trabalha para uma terceira pessoa. O grande problema dos investimentos é que eles não são garantidos, ou seja, você tem chances iguais de perder e ganhar dinheiro, mas para que o saldo seja positivo, é preciso que pelo menos no início você se dedique quase 24 horas por dia ao novo negócio. O investimento realizado em um trabalho convencional é apenas intelectual, já que a lei ampara você de forma ampla como funcionário de uma empresa, sem importar o tamanho ou área de atuação.

Gestão de pessoas e plano estratégico e financeiro

Outro grande problema que enfrentamos na hora de montar uma startup é a de termos que conhecer o mercado de forma ampla e minuciosa. Ou seja, nós temos que conhecer não apenas a nossa área de atuação, mas sabermos como o mercado se comporta, prever como ele deve agir e ainda nos estruturarmos em áreas que não temos o menor conhecimento, como a área financeira, recrutamento e gestão de pessoas. Todas essas áreas são de extrema importância para as startups, já que o investimento para contratar especialistas no assunto costumam ser mais altos do que gostaríamos. Cabe a você se especializar em cada uma dessas áreas para gerir a sua empresa da melhor maneira possível e com a menor chance de perder dinheiro.

A quem interessa abrir uma startup

No entanto, mesmo diante de todo esse cenário é preciso lembrar que as startups e o fato de sermos donos de nosso próprio negócio são importantes para pessoas que têm ótimo senso de criatividade, são organizadas e têm maior liberdade para tomar decisões e seguir com o trabalho. Esses são pontos que alguns chefes não entendem e que acabam por “podar” todo o potencial de seus funcionários, por falta de conhecimento no que você faz de melhor: o seu trabalho e a sua área de atuação.


Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?



Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.