O que é moodle e para que serve?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 27/09/2018 - 07:09:14 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

O que é moodle e para que serve?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Investir em plataformas que auxiliem a educação é interessante para que seu projeto educacional a distância ganhe maturidade. Com o avanço tecnológico, muitas iniciativas que auxiliam o ensino e aprendizado são utilizadas – e a educação a distância é uma delas.

A EaD permite a inclusão e o acesso a informações por todos. É uma modalidade educacional que rompe barreiras geográficas e temporais. Estudar por meio de um curso online permite que o aluno seja autônomo no processo de estudos e acesse um conteúdo único numa determinada plataforma de EaD.

Dessa forma, existem softwares, até mesmo livres, que ajudam o ensino e aprendizagem, utilizando o trabalho colaborativo. O moodle é um exemplo! Quer saber mais sobre o que é moodle e para que serve? Continue conosco!

O que é moodle e para que serve?

Segundo a Wikipedia:

MOODLE é o acrônimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual[...]. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse software ou plataforma, acessível através da Internet ou de rede local. Em linguagem coloquial, em língua inglesa o verbo "to moodle" descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto se faz outras coisas ao mesmo tempo.

O moodle é um tipo de LMS, isto é, ele incorporado a um Sistema de Gestão da Aprendizagem, assim como a citação acima indica. É um software livre e abarca facilidades e interatividades para a educação a distância.

O que é moodle e para que serve? A interatividade é clara quando você tem a possibilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, ou seja, sua relação com a EaD é nítida ao passo que a navegação facilita a aprendizagem. Interessante, não?

O moodle está em 75 línguas diferentes, sendo um software internacional com mais de 25 mil sites registrados disponíveis em mais de 175 países! O programa foi lançado em 2001 pelo australiano Martin Dougiamas, programador e desenvolvedor para web.

Moodle apresenta um sistema operativo de ambiente virtual de aprendizagem em multiplataformas, ou seja, que pode ser executado em mais de uma plataforma. Sendo um software livre, sua linguagem protocolar é em PHP.

Se você deseja conhecer mais sobre esse software, clique no hiperlink a seguir para acessar seu site: Moodle.

O que posso fazer utilizando o moodle?

Traduzimos o slogan do moodle, disponível no seu site:

“Bem-vindo à comunidade Moodle e descubra o valor de uma iniciativa colaborativa aberta de uma das maiores equipes de código aberto do mundo”.

Percebemos que o sistema é confiável e oferece segurança quanto às funcionalidades propostas. o intuito do software é realmente auxiliar no aprendizado online, visando políticas de código aberto. É uma comunidade grande e que ganha adeptos a todo minuto.

O moodle é utilizado como ensino eletrônico (e-learning) e como blend learning ou b-learning, um derivado do e-learning. Nele, você pode criar cursos online, endereços de páginas para matérias, grupos de estudos, grupos de trabalho, grupos de aprendizagem etc. A interação é a ideia geral quando o assunto é o que é moodle e para que serve.

Gostou de conhecer sobre o que é moodle e para que serve? Comente, queremos saber a sua opinião!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.