Quais são as diferenças entre Moodle e os demais AVA?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 20/06/2018 - 15:06:03 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Quais são as diferenças entre Moodle e os demais AVA?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Com o avanço tecnológico e o início da geração de estudos através de cursos Educação a Distância (EAD), as plataformas online precisaram se adaptar aos alunos com algumas funcionalidades. As ferramentas Moodle e AVA visam concretizar a nova forma de ensino que cresce a cada dia.

Nesse estilo de estudo, existem algumas menções feitas ao inglês que remetem às siglas de funcionalidades EAD. Dentre elas, já destacamos as duas principais. No entanto, quais as diferenças entre Moodle e os demais AVA? Veja, a seguir, as explicações de cada uma.

O que é AVA

AVA, Ambiente Virtual de Aprendizagem, é o que troca a sala de aula física pela sala de aula virtual. Sua função é proporcionar ao aluno um portal a distância acessível pela conexão com a internet, que compartilha com muita rapidez conforto e conhecimento. Esse portal pode ser de amplo ou exclusivo acesso, dependendo da permissão relacionada ao site.

No AVA você faz seu login, utiliza sua senha e tem acesso fácil ao conteúdo de estudo. Em inglês, a sigla utilizada é LMS – Learning Management System e a ferramenta está ligada ao programa de gerenciamento de estudo virtual, que permite o controle sobre todo o processo e função do curso online.

O que é Moodle

Ao perguntarem as diferenças entre Moodle e os demais AVA, tenha em mente que ambos são coisas totalmente distintas. O Moodle, Modular Object Oriented Dynamic Learning Enviroment, é um programa de computador que permite alunos e professores a uniformizarem o sistema de aprendizado e integração entre os demais.

Para ter acesso ao AVA é necessária uma plataforma de aprendizagem que permita a aplicação dos métodos citados acima e relacionados ao curso online. O Moodle é esse programa, que permite ao AVA a sua realização integral. São duas funções distintas, mas que se completam diariamente.

Plataforma de Ensino a Distância

Ao trabalhar com cursos online, a plataforma precisa apresentar um bom ambiente ao usuário, de forma que ele tenha controle sob as ferramentas que utiliza. Essa expansão aos estudos para o mundo virtual precisa manter um alto nível de qualidade, pois hoje em dia temos acesso à internet em qualquer aparelho e lugar.

O conjunto das funcionalidades e diferenças entre Moodle e os demais AVA fazem com que as plataformas de ensino sejam mais dinâmicas e didáticas. Isso, de uma forma, atrai o aluno e o capta pela disponibilidade de acesso e facilidade de aprendizagem.

A soma entre Moodle e AVA

Já vimos as diferenças entre Moodle e os demais AVA, porém precisamos destacar que juntos, eles fazem o Ensino a Distância (EAD) acontecer. Sem a plataforma de estudos aplicada a essas funcionalidades, a comodidade, segurança e qualidade seriam afetadas.

Ou seja, elas são complementares e proporcionam aos alunos a chance de poder estudar em um lugar não físico. Não cabe à discussão de sua necessidade, pois ambas caminham juntas e necessitam uma da outra.

Gostou do texto? Deixe seu comentário abaixo com sua opinião sobre as diferenças entre Moodle e os demais AVA.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.