Por que a procura pela EaD vem aumentando tanto?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 20/02/2017 - 17:02:30 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Por que a procura pela EaD vem aumentando tanto?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Com a correria do cotidiano e a necessidade de capacitação cada vez maior, uma das opções mais procuradas para seguir os estudos e buscar uma formação é a Educação a Distância (EaD). Muitos ainda duvidam da sua eficácia, porém estudiosos mostram o crescimento da modalidade não somente no Brasil, mas também no mundo inteiro, sendo que várias instituições reconhecidas pela excelência na educação já aderiram ao novo modo de formar seus estudantes. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este artigo até o final e veja como ficou mais fácil se atualizar e conquistar o sucesso em sua carreira!

O que é Moodle?

O Objeto Orientado para Ambiente Dinâmico de Aprendizagem Modular ou Moodle, é um software que facilita o aprendizado pelas plataformas na web, contribuindo assim com o suporte ao EaD.

O que é EaD?

EaD é uma modalidade de ensino que minimiza o uso de ambiente físico e também oferece ferramentas tecnológicas e interacionais para autoaprendizagem. Sem a contribuição do Moodle, EaD, hoje em dia, não apresentaria tantos meios para uma educação mais contributiva e interativa.

Quais os tipos de EaD posso fazer?

A escolha do tipo de EaD vai depender de suas necessidades e de seu perfil, atualmente as opções são: totalmente a distância, semipresencial (ambos voltados para a área acadêmica) corporativos e não corporativos.

Perfil dos Estudantes de EaD

Os alunos da EaD hoje em dia possuem perfis variados, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e 70% das instituições que oferecem esse tipo de ensino afirmam que a maioria de seus alunos já atuam no mercado de trabalho. Há também uma boa adesão por parte de estudantes de baixa renda, profissionais com pouco tempo para se dedicar aos estudos e pessoas do gênero feminino.

Dados atualizados do EaD pela ABED

  • 42% das instituições de EaD no Brasil estão concentradas no Sudeste, sendo que 22% ficam em São Paulo;
  • 53% dos alunos são mulheres, sendo que 49,78% têm entre 31­ e 40 anos;
  • 70% das instituições privadas e das instituições públicas são formadas por alunos que estudam e trabalham;
  • Atualmente o país conta com 5.048.912 de alunos matriculados, entre as áreas totalmente a distância, semipresencial, corporativo e não coorporativo.

Os cursos de EAD realmente são bons?

Há cursos que não cumprem o que prometem, mas isso pode acontecer tanto na modalidade presencial quanto na EaD. Hoje em dia, há sérias instituições que oferecem cursos de excelente qualidade aos seus alunos, e isso pode ser confirmado através de pesquisas pelo site da ABED.

6 motivos para você fazer cursos de EaD

Diferencial no mercado

Essa modalidade exercita a autoaprendizagem e a gestão do conhecimento, características que serão cada vez mais valorizadas no ambiente de trabalho.

Cursos mais econômicos

Por não precisar oferecer toda a infraestrutura física, as mensalidades têm seu custo reduzido significativamente, fazendo com que as pessoas das classes mais baixas tenham acesso à educação de qualidade, sem ter que comprometer seu salário ou fazer um financiamento estudantil.

Flexibilidade de tempo

Para as pessoas que trabalham e tem família, a oportunidade de estudar de acordo com sua disponibilidade de tempo é fantástica, além disso, o aluno tem maior comodidade em realizar seus estudos no conforto de seu lar.

Capacitação profissional

Para conseguir aquela promoção no trabalho, sai na frente quem tem um maior nível de conhecimento na área e é por isso que muitos profissionais procuram a EaD para conciliar os estudos e a vida profissional.

Facilidade de acesso ao material acadêmico

Por disponibilizar recursos tecnológicos no Moodle que facilitam o armazenamento dos materiais de apoio, os cursos a distância acabam sendo um atrativo para quem viaja com frequência e precisa ter acesso ao conteúdo em qualquer lugar e a qualquer momento, além é claro de ser uma prática que dispensa impressão e gastos com apostilas. Ou seja, mais economia para você!

Segurança e praticidade

Por residirem em localidades de difícil acesso e alto índice de criminalidade, muitos alunos preferem estudar em suas casas. Além de mais segura, a opção também traz benefícios como comodidade, conforto e praticidade. Agora que você já sabe um pouco mais sobre a EaD e suas vantagens, que tal retomar os estudos em 2017 e dar um upgrade na sua carreira? Gostou do post? Deixe seu comentário, para que possamos trocar ideias sobre o assunto e trazer mais novidades. Até a próxima!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

7 vantagens de plataforma ead moodle

7 vantagens de plataforma ead moodle

Sugestão de Cursos - 23/11/2019

Como vender cursos online com 4 dicas infalíveis

Como vender cursos online com 4 dicas infalíveis

Moodle [plataforma ead] - 20/07/2017