5G: O Que muda na sua vida com a nova tecnologia?

01/08/2022 18:08:24

Youtube Telegram

Baixe agora os segredos de como conseguir altos lucros com PLR no Marketing Digital.

A previsão é de o 5G chegará a todas as cidades no Brasil até dezembro de 2029. A quinta geração de internet móvel promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo.

E como o 5G melhora a minha vida?

A tecnologia de internet 5G não irá substituir a internet fixa por enquanto, mas vai funcionar como um complemento. O 5G é a rede móvel, voltada à conexão do que está em movimento.
Em primeiro lugar, a velocidade da internet móvel pode ser aumentada em até 100 vezes em relação ao 4G. Como as ondas de 5G têm menos alcance, será preciso a construção de mais antenas para espalhar o sinal. Segundo um relatório da consultoria OpenSignal de maio desde ano, a média de velocidade do 4G no Brasil é de 17,1 Mpbs (megabits por segundo). O 5G, por sua vez, pode chegar à velocidade entre 1 e 10 Gbps (gigabits por segundo).
Mesmo que não funcione com todo seu potencial, a melhoria de velocidade será significativa. Sendo mais veloz, mais estável e mais ágil, o 5G pode permitir baixar arquivos com maior rapidez: um arquivo de 25 GB, por exemplo, pode ser baixado em 21 segundos – atualmente, levaria mais de 35 minutos. Além disso, vídeos online poderão ser vistos com mais facilidade, velocidade e sem travamentos.
Para dar conta desse aumento crescente na demanda, a tecnologia tem evoluído muito nos últimos anos. O 5G, por exemplo, vai usar espectros de frequência mais robustos, que suportam mais dados e ficam mais longe dos sinais de TV e de outras frequências que podem causar interferências.

1. Comunicação ampliada

É claro que o 5G trará melhorias na comunicação entre dispositivos conectados à rede, porém a evolução é tão grande que precisamos destacar os benefícios que essa nova geração vai oferecer. Além de maiores velocidades, podendo chegar a patamares de 10 Gbps a 20 Gbps, promete menor latência (diferença na resposta da transmissão de dados) entre as comunicações. Enquanto no 4G essa medida permanece entre 60 milissegundos e 98 ms, no 5G ela será reduzida para pelo menos 1 ms.
A capacidade de conectar equipamentos também será ampliada na quinta geração, podendo chegar a até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.

2. Entretenimento avançado

O 4G já trouxe avanços significativos nesse segmento. Hoje, graças às velocidades atuais, é possível assistir a vídeos, séries e filmes no ônibus com relativa qualidade, algo que seria impensável nas gerações passadas.
O consumo de dados deixará de ser um gargalo na nova tecnologia. Com o 5G, conteúdos em realidade virtual e realidade aumentada, que podem exigir muito mais da conexão, serão uma possibilidade para todos, não importa onde estejam conectados.

3. Carros autônomos

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre os carros autônomos. Detectar objetos em tempo real, interagir de forma inteligente com os diversos sinais das vias, seguir precisamente os mapas e se comunicar constantemente com os outros carros só será possível com a nova geração de telecomunicações.
Além de trabalhar com velocidade e redução de latência, o 5G vai expandir significativamente a capacidade da rede, permitindo que mais dispositivos (incluindo carros) se conectem ao mesmo tempo sem gerar instabilidade e perda na velocidade da conexão.

4. Cidades inteligentes

As cidades do futuro não serão feitas apenas de carros autônomos. As chamadas smart cities vão ter uma grande quantidade de aparelhos conectados, como novos modais de transporte, prédios e outras construções, além de sinalizações e até outdoors.
O 5G também vai permitir que gestores tenham acesso rápido a diversas informações que ajudarão na administração das cidades. O controle de tráfego, a segurança pública e até a disponibilidade de serviços podem ser fortemente impactados pela quinta geração da telecomunicação.

5. Comunicação

A Internet das Coisas (IoT) é a tecnologia que vai conectar todos os equipamentos à internet e chegar a um novo estágio, aumentando muito as possibilidades de ações. Se hoje você pode ligar e desligar uma lâmpada, tocar uma música ou controlar alguns aparelhos de sua casa, a quinta geração da telecomunicação vai expandir isso para controles precisos e complexos por meio da web.
Outro ponto importante é a velocidade de comunicação entre as pessoas. A internet 5G permite que haja a transferência de dados, arquivos e informações de maneira muito mais rápida e estável, garantindo mais agilidade e segurança. No entanto, é importante ficar atento à capacidade do aparelho: nem todos smartphones são habilitados para operar na rede 5G.

E vai ser mais caro ter a internet 5G?

Para funcionarem com excelência e com alcance, a tecnologia de 5G precisará de grandes investimentos em infraestrutura. A GlobalData prevê que os Estados Unidos, país mais avançado do mundo em relação ao 5G, gastem US$ 69 bilhões (R$ 382,5 bilhões no câmbio de hoje) neste ano para realizar as atualizações tecnológicas.
No Brasil, as empresas ainda não definiram se haverá reajustes nos preços de pacotes de dados, mas o acesso ao 5G será restrito no início devido à menor cobertura, que será centrada nas capitais, e a compatibilidade de poucos celulares com a nova tecnologia.

Vamos ficar atentos a essa nova evolução que esta chegando no Brasil.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Por que apostar em aulas on-line?

Sugestão de Cursos - 24/09/2020

Como Fazer a Transição para o Moodle 4.3

Moodle [plataforma ead] - 27/10/2023

Conheça 6 riscos antes de escolher um curso online

Moodle [plataforma ead] - 06/11/2017