Novo Moodle, conheça os novos recursos do Moodle 3.3

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 06/09/2017 - 16:09:02 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Novo Moodle, conheça os novos recursos do Moodle 3.3

O que acha de aprender a transformar seu conhecimento em cursos online e capitalizar sem realizar investimento inicial?

Passo a passo gratuito sobre Cursos Online!

A versão do moodle 3.3 não é tão recente, mas entendemos que vale a pena ressaltar todos os recursos do novo moodle, por isso resolvemos criar esse post, afim de te ajudar. Ela foi liberada em 15 de maio de 2017, o novo moodle 3.3 teve o objetivo de adicionar novas integrações e melhorias na experiência do usuário.  Novo Moodle - Conheça os novos recursos do Moodle 3.3

Novo Moodle? Nem sei o que é o Moodle.

Para quem caiu aqui de paraquedas e não sabe o que é o Moodle, vou resumir pra você, a plataforma moodle, é um sistema para educação a distância, voltado não só para pequenos produtores de conteúdo, quanto a grandes universidades, empresas, ongs, e outros. É muito usado em instituições públicas. Ela facilita a capacitação de alunos e ou colaboradores de empresas, reduzindo custos, aprimorando o conhecimento e fomentando a educação a distância, estreitando relacionamentos entre setores e o acompanhamento de seus superiores. O Moodle possui uma gama de funcionalidades e é a plataforma mais utilizada a esse fim no mundo, são mais de 82.200 projetos em 233 países no momento em que escrevo esse artigo, mas continua a crescer a todo momento.

O Moodle e a nossa agência de desenvolvimento

Nossa agência está apta a prestar diversos serviços na plataforma Moodle, desde treinamentos presenciais à soluções completas, com servidor, tema exclusivo, suporte e muito mais para a plataforma Moodle, acesse os links e conheça nossos serviços e soluções. Solução e servidores Moodle: www.moodle360.com.br Treinamento presencial Moodle: www.estudiosite.com.br/hot/treinamento-moodle/

O Novo Moodle 3 e seus recursos:

Um novo dashboard do Moodle

Novo Moodle 3.3 - dashboard Agora ficou bem mais fácil verificar os seus cursos, os status de conclusão e quais atividades precisam de uma atenção especial, ficou muito mais organizado e prático exibir os cursos que desejar, tudo isso com uma interface mais clean e elegante. Esse novo recurso teve os votos e o financiamento da Associação de usuários do Moodle, esse prova o quanto a comunidade e seus usuários são engajados com o projeto.

O novo Moodle agora integra com Google G-Suite e o Microsoft Office

Novo Moodle 3.3 -integração microsoft Eu considero essa, de todos os novos recursos, o mais interessante, agora você pode de maneira simplificada incluir arquivos e documentos diretamente do Google Drive e também do Microsoft Office, e ainda disponibilizar o login a partir da rede social Facebook, das credenciais da Microsoft ou das contas Google. Isso simplifica tanto o acesso a plataforma quanto a inclusão de documentos a atividades do Moodle. Esse é ou não é um recurso incrível?

Aumentou o controle e velocidade nas atividades

Novo Moodle 3.3 - completar atividade Agora o professor terá autonomia para gerenciar a atualização das conclusões das tarefas, isso deixa tudo mais prático e eficiente, visto que essa liberdade agora se estende ao professor, além do fato de ter no painel principal, a visão geral do curso com o progresso completo de seus estudos.

O professor agora pode definir sobre os tipos de arquivos

Novo Moodle 3.3 - restrição tipo arquivo Autonomia aos professores, é isso que essa nova versão trouxe aos seus usuários, agora o próprio professor pode definir que tipo de arquivo ele quer receber em cada atividade que dependem do recebimento de documentos e mídia pelos alunos.

Agora com ícones de alta resolução

Novo Moodle 3.3 - fontawesome A interface sempre foi um dos “calcanhares de Aquiles” da plataforma Moodle, é certo que existem temas bem bacanas e elegantes, mas o padrão dele sempre foi muito criticado, bom, não resolveu tudo, mas está indo na direção correta, foi adicionada ao seu framework frontend os ícones do projeto Font Awesome, agora teremos imagens de ícones com melhores resoluções e pra quem desenvolve, tem mais esse pacote a disposição.

As comunicações online ficarão mais interessantes com o uso de emojis

Novo Moodle 3.3 - suporte a emoji Muito comum nas redes sociais e nos dispositivos móveis, os emojis agora estão também presentes no novo Moodle, o Moodle 3.3 agora permite que você adicione em qualquer lugar que possua entrada de textos a utilização dessas micro-imagens, você pode sinalizar, informar e atenuar sua mensagem com um conteúdo imagético, e não é só isso, agora idiomas como japonês, chinês e coreano ficarão de forma mais natural.

Modo furtivo para os professores, o que é isso?

Novo Moodle 3.3 - modo furtivo Os professores ganharam mais um recurso importantíssimo ao ensino, agora é possível adicionar uma atividade e deixá-la invisível na lista de atividades e recursos do curso, mas ainda assim disponibilizar para o(s) alunos.

Aprimorado a função de anotar atribuições

Novo moodle 3.3 - anotar atribuição Essa ferramenta vai facilitar ao professor a incluir comentários nas lições do tipo texto, e sem o medo de que isso vá prejudicar a leitura do texto ou coisa do tipo, pois o aluno pode exibir/ocultar os comentários a seu gosto.

Moodle 3.3 agora permite arrastar e soltar mídias

Novo Moodle 3.3 - arrastar e soltar Já pensou se desse pra arrastar qualquer tipo de conteúdo do seu PC para os cursos do Moodle? Parece mentira, mas é verdade, agora você pode criar seus cursos de forma muito mais simples e rápida, basta arrastar os elementos para as lições. E você pode também informar se é uma fonte de arquivo clicável ou um rótulo para que os alunos acessem de forma imediata.

Marcações nos posts dos fóruns e nos glossários.

Novo Moodle 3.3 - marcações Agora é possível também fazer marcações nos posts do fórum e nas entradas do Glossário, além dos professores, que podem também marcar capítulos de livros.   A cada novo update do Moodle diversas melhorias são liberadas a seus utilizadores a custo zero, tudo isso graças ao Moodle HQ e diversos programadores e colaboradores espalhados pelo mundo todo. Se divirta com essa nova versão do Moodle, e lembre, se tiver dificuldade entre em contato conosco, estamos desde 2005 focados em projetos de educação a distância. Fonte original das informações da atualização: https://moodle.com/2017/05/15/moodle-3-3-landed-new-features-improvements-empower-educators-online-classrooms/

Deixo também um vídeo do próprio Moodle sobre a atualização:

 

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como um bom site pode ajudar seu negócio web

Como um bom site pode ajudar seu negócio web

Desenvolvimento Web - 05/02/2016

Para que servem os polos presenciais em EAD

Para que servem os polos presenciais em EAD

Educação a Distância - 18/05/2018

Como a EaD estimula a autoaprendizagem?

Como a EaD estimula a autoaprendizagem?

Moodle [plataforma ead] - 13/06/2017