Como fazer avaliação em tarefas online que envolvam cooperação entre alunos
31/07/2017 10:07:30Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
Blog > Moodle [plataforma ead] > Como fazer avaliação em tarefas online que envolvam cooperação entre alunos
Um dos principais objetivos da educação a distância é a interatividade entre os estudantes de um mesmo curso EAD. Para isso, professores são incentivados a disponibilizar tarefas online que promovam a cooperação entre os alunos. A proposta é construir um ambiente onde os participantes possam aprender uns com os outros, ampliando o conhecimento juntos e individualmente. Mas como avaliar se essa aprendizagem coletiva tem gerado os resultados educacionais desejados? É desafio do professor saber medir o impacto que o grupo tem exercido sobre o crescimento individual do estudante em seminários, fóruns ou qualquer outra discussão conjunta. Este artigo traz orientações fundamentais para essa prática educacional.
1. Avalie a motivação dos alunos
O interesse real e sincero, durante a exposição de um conteúdo, é um dos fatores determinantes para a retenção do conhecimento. Isso, em outras palavras, significa a motivação na aprendizagem. Quanto mais motivado estiver o aluno, nas tarefas online, mais estará empenhado para aprender na cooperação entre alunos. Esse é o ponto em que o professor não pode deixar de examinar. É importante medir o nível da motivação baseado no nível de participação do estudante quando vai interagir na cooperação entre alunos colegas. Essa avaliação deve acontecer durante e após as tarefas online
2. Veja se o debate está avançando
A estratégia de debate em grupo é uma aliada pedagógica para a educação a distância. Nas tarefas online que envolvem cooperação entre alunos, gera interatividade, estimula o raciocínio crítico e constrói novos saberes e perspectivas. Entretanto, o debate somente tem a acrescentar novos conhecimentos, quando o tema é discutido sobre uma linha cronológica de avanço. É papel do professor, enquanto organizador do tema, observar se os estudantes estão discutindo entre si, adicionando outras visões e aprofundando o assunto, envolvendo as tarefas online
3. Repare no nível de participação do aluno
Para que um estudante aprenda naquelas tarefas online que visam a cooperação entre os alunos, precisa participar da atividade. Por exemplo, se for um debate, é importante que ele manifeste sua opinião e a explicação para sustentar seu argumento. Quando isso não ocorre, é responsabilidade social e pedagógica do professor, chamar esse aluno isolado para dentro do assunto e perguntá-lo a respeito do que pensa sobre dado tema. A proposta das tarefas online é que todos aprendam na cooperação entre alunos. Por isso, é importante observar o nível de participação de cada um.
4. Conheça a opinião dos alunos
O objetivo do professor com as tarefas online são diversos. O principal é a experiência pedagógica a partir de uma aprendizagem baseada na cooperação entre alunos. Outras metas educacionais envolvem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Mas como saber se esses objetivos foram, definitivamente, alcançados? O método mais eficaz, para avaliar a cooperação entre alunos, é a abordagem direta com os estudantes. O professor deverá entrevistá-los, usando perguntas estratégicas, para coletar informações sobre as percepções que eles tiveram com as tarefas online de cooperação entre alunos.
5. Saiba se o problema foi adequadamente solucionado
Em tarefas online, o foco principal é a solução de um problema proposto pelo professor. Geralmente o desenvolvimento da resolução acontece no contexto da cooperação entre alunos. Ou seja: o grupo se une na missão de resolver o desafio com agilidade e precisão. Tendo isso em vista, a responsabilidade do professor é monitorar se a solução está sendo adequadamente desenvolvida pela cooperação entre alunos. Para isso, em todas as tarefas online em grupo, é importante observar as dificuldades que os membros estão enfrentando no processo de resolução.
6. Orientações adicionais
Perguntas pedagógicas para avaliar o aprendizado em tarefas online de cooperação entre alunos:
- Há cooperação entre alunos nas tarefas online?
- Estão dividindo dúvidas e trocando opiniões entre si?
- A cooperação entre alunos é constante?
O que achou do conteúdo? Você tem uma sugestão diferente? Compartilhe nos comentários! Também não deixe de continuar nos seguindo por aqui!
EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ
Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
Vale a pena ter um blog para promover cursos via w...
Moodle [plataforma ead] - 12/10/2017
Como planejar conteúdo de cursos EaD?
Educação a Distância - 11/10/2016
Por que a flexibilidade e democratização na EAD sã...
Moodle [plataforma ead] - 05/06/2017
5 dicas de como ser bom aluno EaD
Moodle [plataforma ead] - 13/12/2017