Como fazer avaliação em tarefas online que envolvam cooperação entre alunos

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 31/07/2017 - 10:07:30 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como fazer avaliação em tarefas online que envolvam cooperação entre alunos

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Um dos principais objetivos da educação a distância é a interatividade entre os estudantes de um mesmo curso EAD. Para isso, professores são incentivados a disponibilizar tarefas online que promovam a cooperação entre os alunos. A proposta é construir um ambiente onde os participantes possam aprender uns com os outros, ampliando o conhecimento juntos e individualmente. Mas como avaliar se essa aprendizagem coletiva tem gerado os resultados educacionais desejados? É desafio do professor saber medir o impacto que o grupo tem exercido sobre o crescimento individual do estudante em seminários, fóruns ou qualquer outra discussão conjunta. Este artigo traz orientações fundamentais para essa prática educacional.

1. Avalie a motivação dos alunos

O interesse real e sincero, durante a exposição de um conteúdo, é um dos fatores determinantes para a retenção do conhecimento. Isso, em outras palavras, significa a motivação na aprendizagem. Quanto mais motivado estiver o aluno, nas tarefas online, mais estará empenhado para aprender na cooperação entre alunos. Esse é o ponto em que o professor não pode deixar de examinar. É importante medir o nível da motivação baseado no nível de participação do estudante quando vai interagir na cooperação entre alunos colegas.  Essa avaliação deve acontecer durante e após as tarefas online

2. Veja se o debate está avançando

A estratégia de debate em grupo é uma aliada pedagógica para a educação a distância. Nas tarefas online que envolvem cooperação entre alunos, gera interatividade, estimula o raciocínio crítico e constrói novos saberes e perspectivas. Entretanto, o debate somente tem a acrescentar novos conhecimentos, quando o tema é discutido sobre uma linha cronológica de avanço. É papel do professor, enquanto organizador do tema, observar se os estudantes estão discutindo entre si, adicionando outras visões e aprofundando o assunto, envolvendo as tarefas online

3. Repare no nível de participação do aluno

Para que um estudante aprenda naquelas tarefas online que visam a cooperação entre os alunos, precisa participar da atividade. Por exemplo, se for um debate, é importante que ele manifeste sua opinião e a explicação para sustentar seu argumento. Quando isso não ocorre, é responsabilidade social e pedagógica do professor, chamar esse aluno isolado para dentro do assunto e perguntá-lo a respeito do que pensa sobre dado tema. A proposta das tarefas online é que todos aprendam na cooperação entre alunos. Por isso, é importante observar o nível de participação de cada um.

4. Conheça a opinião dos alunos

O objetivo do professor com as tarefas online são diversos. O principal é a experiência pedagógica a partir de uma aprendizagem baseada na cooperação entre alunos. Outras metas educacionais envolvem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Mas como saber se esses objetivos foram, definitivamente, alcançados? O método mais eficaz, para avaliar a cooperação entre alunos, é a abordagem direta com os estudantes. O professor deverá entrevistá-los, usando perguntas estratégicas, para coletar informações sobre as percepções que eles tiveram com as tarefas online de cooperação entre alunos.

5. Saiba se o problema foi adequadamente solucionado

Em tarefas online, o foco principal é a solução de um problema proposto pelo professor. Geralmente o desenvolvimento da resolução acontece no contexto da cooperação entre alunos. Ou seja: o grupo se une na missão de resolver o desafio com agilidade e precisão. Tendo isso em vista, a responsabilidade do professor é monitorar se a solução está sendo adequadamente desenvolvida pela cooperação entre alunos. Para isso, em todas as tarefas online em grupo, é importante observar as dificuldades que os membros estão enfrentando no processo de resolução.

6. Orientações adicionais

Perguntas pedagógicas para avaliar o aprendizado em tarefas online de cooperação entre alunos:

  • Há cooperação entre alunos nas tarefas online?
  • Estão dividindo dúvidas e trocando opiniões entre si?
  • A cooperação entre alunos é constante?

O que achou do conteúdo? Você tem uma sugestão diferente? Compartilhe nos comentários! Também não deixe de continuar nos seguindo por aqui!  

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Importância da pedagogia para EAD

Importância da pedagogia para EAD

Educação a Distância - 26/08/2018

5 apps para quem se interessa por EAD

5 apps para quem se interessa por EAD

Educação a Distância - 06/04/2016