Como fazer avaliação em tarefas online que envolvam cooperação entre alunos

31/07/2017 10:07:30

Youtube Telegram

Baixe agora o Ebook IA para Cursos Online.
Baixe agora o Ebook IA para Cursos Online.

Um dos principais objetivos da educação a distância é a interatividade entre os estudantes de um mesmo curso EAD. Para isso, professores são incentivados a disponibilizar tarefas online que promovam a cooperação entre os alunos. A proposta é construir um ambiente onde os participantes possam aprender uns com os outros, ampliando o conhecimento juntos e individualmente. Mas como avaliar se essa aprendizagem coletiva tem gerado os resultados educacionais desejados? É desafio do professor saber medir o impacto que o grupo tem exercido sobre o crescimento individual do estudante em seminários, fóruns ou qualquer outra discussão conjunta. Este artigo traz orientações fundamentais para essa prática educacional.

1. Avalie a motivação dos alunos

O interesse real e sincero, durante a exposição de um conteúdo, é um dos fatores determinantes para a retenção do conhecimento. Isso, em outras palavras, significa a motivação na aprendizagem. Quanto mais motivado estiver o aluno, nas tarefas online, mais estará empenhado para aprender na cooperação entre alunos. Esse é o ponto em que o professor não pode deixar de examinar. É importante medir o nível da motivação baseado no nível de participação do estudante quando vai interagir na cooperação entre alunos colegas.  Essa avaliação deve acontecer durante e após as tarefas online

2. Veja se o debate está avançando

A estratégia de debate em grupo é uma aliada pedagógica para a educação a distância. Nas tarefas online que envolvem cooperação entre alunos, gera interatividade, estimula o raciocínio crítico e constrói novos saberes e perspectivas. Entretanto, o debate somente tem a acrescentar novos conhecimentos, quando o tema é discutido sobre uma linha cronológica de avanço. É papel do professor, enquanto organizador do tema, observar se os estudantes estão discutindo entre si, adicionando outras visões e aprofundando o assunto, envolvendo as tarefas online

3. Repare no nível de participação do aluno

Para que um estudante aprenda naquelas tarefas online que visam a cooperação entre os alunos, precisa participar da atividade. Por exemplo, se for um debate, é importante que ele manifeste sua opinião e a explicação para sustentar seu argumento. Quando isso não ocorre, é responsabilidade social e pedagógica do professor, chamar esse aluno isolado para dentro do assunto e perguntá-lo a respeito do que pensa sobre dado tema. A proposta das tarefas online é que todos aprendam na cooperação entre alunos. Por isso, é importante observar o nível de participação de cada um.

4. Conheça a opinião dos alunos

O objetivo do professor com as tarefas online são diversos. O principal é a experiência pedagógica a partir de uma aprendizagem baseada na cooperação entre alunos. Outras metas educacionais envolvem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Mas como saber se esses objetivos foram, definitivamente, alcançados? O método mais eficaz, para avaliar a cooperação entre alunos, é a abordagem direta com os estudantes. O professor deverá entrevistá-los, usando perguntas estratégicas, para coletar informações sobre as percepções que eles tiveram com as tarefas online de cooperação entre alunos.

5. Saiba se o problema foi adequadamente solucionado

Em tarefas online, o foco principal é a solução de um problema proposto pelo professor. Geralmente o desenvolvimento da resolução acontece no contexto da cooperação entre alunos. Ou seja: o grupo se une na missão de resolver o desafio com agilidade e precisão. Tendo isso em vista, a responsabilidade do professor é monitorar se a solução está sendo adequadamente desenvolvida pela cooperação entre alunos. Para isso, em todas as tarefas online em grupo, é importante observar as dificuldades que os membros estão enfrentando no processo de resolução.

6. Orientações adicionais

Perguntas pedagógicas para avaliar o aprendizado em tarefas online de cooperação entre alunos:

  • Há cooperação entre alunos nas tarefas online?
  • Estão dividindo dúvidas e trocando opiniões entre si?
  • A cooperação entre alunos é constante?

O que achou do conteúdo? Você tem uma sugestão diferente? Compartilhe nos comentários! Também não deixe de continuar nos seguindo por aqui!  


Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?



Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.