Plataforma Ead objetivo e importância

14/12/2021 13:12:54

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

Ter uma plataforma EAD disponível significa que é possível se qualificar, turbinar o currículo, manter-se atualizado no mercado, aprender sobre o assunto que deseja, etc. São inúmeras as vantagens.

Tudo isso pode ser feito sem que seja preciso se preocupar com o deslocamento, impressão de materiais ou possíveis barreiras físicas. Também há a possibilidade de fazer e controlar o seu próprio horário e estudar aquilo que mais lhe agrada.

Outro ponto importante é que nesse formato de ensino cabe ao aluno criar a própria rotina e manter-se motivado. Isso faz com que aprenda a ser mais disciplinado e a aderir novos hábitos no seu dia-a-dia.

Para as empresas:

Assim como o profissional sente-se mais motivado ao manter seus conhecimentos atualizados, a empresa também sai na frente quando investe em seus colaboradores.

Uma instituição que investe na educação e qualificação dos seus colaboradores passa uma boa imagem para os clientes, pois mostra ser uma companhia preocupada com seus funcionários. A empresa também sai na frente da concorrência para conquistar e manter seus principais talentos – afinal, quem não quer trabalhar em uma instituição que investe nos funcionários?

Porém, para garantir que a plataforma educacional online tenha um bom resultado, é preciso contar com bons professores. Pois apesar de o ensino ser feito via online, um bom tutor é essencial para passar informações adequadas aos alunos

A importância do professor online nos cursos EAD

Em um ambiente de plataforma educacional online, o professor é o facilitador que auxilia os alunos através de uma tutoria. Assim como no formato de ensino tradicional, via EAD também é o professor quem:

  • Corrige as provas e tarefas;
  • Em alguns casos, produz o próprio material/conteúdo de ensino;
  • Estimula a interação entre a sala de aula – online, isso pode ser feito por meio de chats e/ou fóruns (dependendo da plataforma), por exemplo;
  • Tira as possíveis dúvidas dos alunos;
  • Pode sugerir materiais extras para complementação do estudo, etc.

Por fim, a função do professor via a plataforma educacional online é tão importante quanto no método tradicional de ensino. Porém, para se adaptar a esse novo formato de ensino, o profissional deve estar atualizado. Saber sobre as tendências da educação como um todo e manejar materiais mais modernos são pontos importantes.

Independentemente do formato de ensino, o objetivo é o mesmo: proporcionar um processo de aprendizagem eficiente e que traga boas experiências. E as plataformas EAD são de grande auxílio quando bem utilizadas nesse processo.

Investir em uma boa plataforma educacional online:

É preciso contar com uma plataforma que ofereça as funcionalidades exigidas para o curso funcionar bem. Aqui, é preciso se preocupar com a parte técnica e também com a pedagógica.

O aluno terá um perfil dele? Poderá controlar quais e quantas aulas foram assistidas? Terá um lugar para fazer as anotações? Todas essas características devem ser levadas em consideração. Por fim, a plataforma escolhida deve oferecer um bom ambiente virtual online (AVA), que seja intuitivo e facilite a navegação.

Contar com um professor eficiente:

Como dito anteriormente, contar com um bom professor é essencial para o bom aprendizado. Cabe à instituição escolher bons profissionais – e também cabe aos professores estarem sempre atualizados com as ferramentas atuais do EAD.

Se destacam no mercado os profissionais e empresas que sabem interagir com a tecnologia.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.