Como é estruturada uma disciplina ministrada a distância?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 17/07/2017 - 10:07:46 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como é estruturada uma disciplina ministrada a distância?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O ensino a distância ganha cada vez mais destaque no meio universitário brasileiro, contando com mais de um milhão de alunos inscritos em alguma disciplina. Mesmo assim, ainda é comum existir diversos questionamentos de quem pretende ingressar em uma universidade que oferece cursos com disciplina ministrada à distância, pela insegurança de esta disciplina ministrada a distância não fornecer o mesmo ensinamento que um curso presencial. Uma das principais dúvidas que surgem é em relação à estrutura da disciplina ministrada à distância, como é estruturada e como funciona na prática. Veremos agora como é estruturada uma disciplina ministrada a distância.

Como funciona o planejamento da matéria em uma disciplina ministrada a distância?

Primeiramente, os professores fazem uma divisão da disciplina ministrada a distância de acordo com a organização que fornece o curso, criando objetivos que visem à necessidade educacional do aluno. Pelo fato da disciplina ministrada a distância não ser na maior parte do tempo presencial, deve ser levado em conta a autonomia que o aluno terá durante os estudos e desenvolver algo que construa o conhecimento dele. Na estrutura da disciplina ministrada a distância, os assuntos são divididos a partir de temas em unidades. A cada disciplina ministrada a distância, há a escolha de quantos temas serão abordados de acordo com o tipo de assunto e a quantidade de carga horária. Assim como uma apostila física, cada unidade da disciplina ministrada a distância tem um título e o resumo do assunto a ser tratado. Também são especificadas quais mídias e materiais serão utilizados em cada unidade da disciplina ministrada a distância, como vídeos, áudios e/ou conteúdo escrito. Além disso, também existe um cronograma da disciplina ministrada a distância, levando em conta o tempo disponível de cada semana estabelecido pelo coordenador responsável pela disciplina ministrada a distância em questão.

Funcionamento das atividades na disciplina ministrada a distância

Assim como os cursos presenciais, as atividades de estudo (AE) têm valor avaliativo na disciplina ministrada a distância, mas de maneira interativa e contínua, que não irá tirar o foco do estudante em relação ao tempo destinado aos estudos. O objetivo das atividades em uma disciplina ministrada a distância é a de dar feedback constantemente, permitindo ao aluno observar seu próprio progresso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Cada AE contém instruções detalhadas de como deve ser realizada de acordo com a disciplina ministrada a distância escolhida, de modo que não haja dúvidas e o aluno não se confunda. Todas as atividades de uma disciplina ministrada a distância são realizadas online nos AVAs, incluindo dissertações, resenhas, questionários e dissertações/discussões/debates com outros alunos nos fóruns disponíveis relacionados a disciplina ministrada a distância escolhida. Há também os diários de autoavaliação, em que os professores recebem um feedback sobre o que o aluno aprendeu na disciplina ministrada a distância. O valor avaliativo das atividades de estudo da disciplina ministrada a distância devem atingir aproximadamente 49% dos pontos da média, sendo 51% equivalente ao valor das atividades presenciais que toda disciplina ministrada a distância deve ter, como provas finais e TCC.

As avaliações em uma disciplina ministrada a distância

As avaliações presenciais de uma disciplina ministrada a distância levam em consideração o que o aluno desenvolveu no Ambiente Virtual de Aprendizagem a partir das atividades de estudo. As avaliações da disciplina ministrada a distância possuem questionamentos que levam a uma autoavaliação do aluno, para que o professor tenha noção de que o objetivo da disciplina ministrada a distância foi atingido. O que achou da estrutura das matérias de uma disciplina ministrada a distância? Você realiza alguma disciplina ministrada a distância? Compartilhe sua opinião e sua experiência nos comentários abaixo e continue acompanhando as novidades do nosso blog!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Como EaD pode ajudar alunos com TDAH

Como EaD pode ajudar alunos com TDAH

Moodle [plataforma ead] - 25/01/2018

Como o mercado de trabalho e EaD se relacionam

Como o mercado de trabalho e EaD se relacionam

Moodle [plataforma ead] - 17/01/2018