5 erros que um aluno de EAD não pode cometer
29/09/2016 12:09:22Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
O ensino a distância permite que milhões de brasileiros consigam ampliar sua área de atuação e melhorar seu desempenho na vida profissional. No entanto, ao contrário do que se imagina, para realizar um curso de EAD é preciso muita disciplina e comprometimento. O problema é que, às vezes, a facilidade de acesso ao ensino também pode se tornar sua principal rival, já que os estudos ficam a seu encargo. É importante ter uma boa noção do que é necessário para obter o sucesso. Para te ajudar a enfrentar os principais desafios e aproveitar ao máximo seu curso, decidimos listar os principais erros cometidos por alunos de EAD, para você não comprometer seus estudos.
Falta de planejamento
O erro mais frequente cometido pelos alunos de EAD é a falta de planejamento para os estudos. Isso ocorre porque é comum acreditar que se tem muito tempo para acompanhar o curso e que, com a possiblidade de fazer tudo em casa ou no trabalho, conseguirá terminar mesmo sem planejar. Mas a verdade é que, se você não se organizar e não tiver um plano específico para o estudo (como as horas a serem dedicadas), provavelmente se perderá no processo. Dedicação e comprometimento são essenciais para quem realiza os estudos a distância e também são as características mais procuradas pelas empresas na hora de contratar. Por isso, aproveite a oportunidade e trabalhe esse aspecto, enquanto estuda.
Procrastinação
O segundo maior erro cometido pelos alunos está no ato de procrastinar, ou seja, deixar tudo para depois, acreditando que conseguirá terminar os estudos em um período de tempo menor do que o indicado. Por permitir que o aluno escolha o melhor horário para estudar, muitos cursos de EAD acabam sendo “deixados para depois”. Em realidade, é necessário que o aluno conheça bem suas limitações e pontos fortes e que, a partir disso, faça um plano efetivo e o siga corretamente.
Pular etapas de estudo
Com o poder de passar direto pelas aulas e somente assistir o que lhes interessa, muitos alunos acabam ignorando um importante passo educacional: a evolução do conteúdo mostrado. O professor cria as aulas em uma ordem específica, seja ela lógica ou cronológica, para chegar numa conclusão. Toda vez que o usuário ignora uma etapa e avança para a próxima sem o conhecimento necessário, terá uma queda no rendimento.
Desconhecer aspectos tecnológicos
Muita gente acredita que, para começar a estudar com o EAD, é preciso apenas um computador e conexão com a internet. No entanto, temos que lembrar que determinados cursos contam com softwares específicos, que devem ser instalados no computador, e o seu sistema operacional precisa ser compatível com os requisitos necessários para a instalação de tais programas. Por isso, lembre-se de verificar essas informações com antecedência. Caso você ignore esse aspecto, pode acabar apenas perdendo tempo e dinheiro.
Não observar se tem credenciamento pelo MEC
Antes mesmo de comprar o curso e ver se o seu computador tem os requisitos necessários para realizar os estudos, saiba se a instituição escolhida é credenciada pelo MEC. Para isso, basta acessar o site do Ministério da Educação. Só assim você terá certeza que, depois de anos de dedicação e estudo, terá um diploma reconhecido.
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
O que é plataforma ead? E quais os recursos acadêm...
Sugestão de Cursos - 04/01/2020
3 dicas para fazer a sua ideia bombar na web
Sem Categoria - 15/01/2016
Nove apps para estudar online fácil
Moodle [plataforma ead] - 14/02/2018
Quantas Linguagens de Programação existem?
Educação a Distância - 02/09/2022