5 erros que um aluno de EAD não pode cometer

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 29/09/2016 - 12:09:22 | Categoria: Sem Categoria

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

5 erros que um aluno de EAD não pode cometer

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O ensino a distância permite que milhões de brasileiros consigam ampliar sua área de atuação e melhorar seu desempenho na vida profissional. No entanto, ao contrário do que se imagina, para realizar um curso de EAD é preciso muita disciplina e comprometimento. O problema é que, às vezes, a facilidade de acesso ao ensino também pode se tornar sua principal rival, já que os estudos ficam a seu encargo. É importante ter uma boa noção do que é necessário para obter o sucesso. Para te ajudar a enfrentar os principais desafios e aproveitar ao máximo seu curso, decidimos listar os principais erros cometidos por alunos de EAD, para você não comprometer seus estudos.

Falta de planejamento

O erro mais frequente cometido pelos alunos de EAD é a falta de planejamento para os estudos. Isso ocorre porque é comum acreditar que se tem muito tempo para acompanhar o curso e que, com a possiblidade de fazer tudo em casa ou no trabalho, conseguirá terminar mesmo sem planejar. Mas a verdade é que, se você não se organizar e não tiver um plano específico para o estudo (como as horas a serem dedicadas), provavelmente se perderá no processo. Dedicação e comprometimento são essenciais para quem realiza os estudos a distância e também são as características mais procuradas pelas empresas na hora de contratar. Por isso, aproveite a oportunidade e trabalhe esse aspecto, enquanto estuda.

Procrastinação

O segundo maior erro cometido pelos alunos está no ato de procrastinar, ou seja, deixar tudo para depois, acreditando que conseguirá terminar os estudos em um período de tempo menor do que o indicado. Por permitir que o aluno escolha o melhor horário para estudar, muitos cursos de EAD acabam sendo “deixados para depois”. Em realidade, é necessário que o aluno conheça bem suas limitações e pontos fortes e que, a partir disso, faça um plano efetivo e o siga corretamente.

Pular etapas de estudo

Com o poder de passar direto pelas aulas e somente assistir o que lhes interessa, muitos alunos acabam ignorando um importante passo educacional: a evolução do conteúdo mostrado. O professor cria as aulas em uma ordem específica, seja ela lógica ou cronológica, para chegar numa conclusão. Toda vez que o usuário ignora uma etapa e avança para a próxima sem o conhecimento necessário, terá uma queda no rendimento.

Desconhecer aspectos tecnológicos

Muita gente acredita que, para começar a estudar com o EAD, é preciso apenas um computador e conexão com a internet. No entanto, temos que lembrar que determinados cursos contam com softwares específicos, que devem ser instalados no computador, e o seu sistema operacional precisa ser compatível com os requisitos necessários para a instalação de tais programas. Por isso, lembre-se de verificar essas informações com antecedência. Caso você ignore esse aspecto, pode acabar apenas perdendo tempo e dinheiro.

Não observar se tem credenciamento pelo MEC

Antes mesmo de comprar o curso e ver se o seu computador tem os requisitos necessários para realizar os estudos, saiba se a instituição escolhida é credenciada pelo MEC. Para isso, basta acessar o site do Ministério da Educação. Só assim você terá certeza que, depois de anos de dedicação e estudo, terá um diploma reconhecido.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Qual AVA é melhor para EAD?

Qual AVA é melhor para EAD?

Moodle [plataforma ead] - 11/09/2017