Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como funciona?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 11/09/2015 - 13:09:00 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como funciona?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Com um mercado cada vez mais aquecido os cursos oferecidos em um ambiente virtual de aprendizagem ganham cada vez mais destaque em todo o mundo. No Brasil, o Ministério da Educação permite apenas que 20% do currículo do curso seja disponibilizado dessa forma. No entanto, esse número permite que imaginemos a possibilidade que temos desse mercado expandir e ganhar ainda mais apoio.

Atualmente esses Ambientes Virtuais de Aprendizado contam com milhões de alunos em todo o mundo e são elaborados para ajudar estudantes e professores a terem cada vez mais progresso quando o assunto é educação.

Como nasceu o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Também conhecido como AVA, Ambiente Virtual de Aprendizagem, ele nasceu como um meio de avanço do novo modelo que vem sendo apresentado na educação a distância. Isso porque, com essa nova interação, era preciso que se encontrasse um modo de professor e aluno interagirem, assim como um meio das aulas serem expostas. Foi nesse ambiente que os softwares de aprendizagem a distância surgiram.

Um lugar onde tudo pudesse ser inserido e usado, assim como a interação entre aluno e professor ocorresse de forma simples. Portanto, o AVA nada mais é do que um “local” dentro da internet no qual os cursos a distância e até mesmo os semipresenciais estão. São como salas de aulas não físicas, que, por conta de algumas plataformas, possibilitam que um aluno que não pode estar ali de forma física aprenda e se especialize em uma área, faça um curso de pós ou aprenda novos caminhos a seguir.

Como funciona o Ambiente Virtual de Aprendizagem

O AVA pode ser usado para educação a distância, educação online e também por e-learning, que em um primeiro momento até podem parecer iguais, mas que se analisadas com mais cuidados veremos que têm sutis diferenças. No primeiro caso a educação pode ser feita não só por meio eletrônico, mas também por meio físico, como livros e aulas em vídeos entregues em material para o aluno, assim como CDs. Ele tem como base a distância física entre o aluno e a Instituição de Ensino, mas não precisa ser realizada obrigatoriamente dentro de um ambiente virtual.

Já no segundo caso a internet é obrigatória e pode ser usada de forma assíncrona ou síncrona, usando o modo como aluno e professor interagem. E, por fim, o e-learning tem na educação a distância a internet como suporte, que poderá ser usada em processos de treinamentos de funcionários de empresas, assim como na disponibilização de materiais didáticos, entre outros.

Com isso, podemos dizer que o Ambiente Virtual de Aprendizagem ou AVA funciona da seguinte maneira. O primeiro passo consiste na escolha da Universidade de Ensino Superior de qual plataforma ela pretende escolher, o que preza e o que busca. Por exemplo, maior interação entre alunos-alunos e alunos-professor ou como um meio de oferecer todo o material didático necessário para realização do curso.

Feito isso, a Universidade escolhe o curso que pretende oferecer e o disponibiliza, a plataforma escolhida dá o suporte de acesso aos alunos, que por meio de um login e senha entram no ambiente e vêem o curso que escolheram. Assim como o professor tem acesso para oferecer as aulas, tirar dúvidas, fazer avaliações e interagir com seus alunos. Conheça nossa plataforma de educação a distância LMS Estúdio Oferecemos também, todos os serviços necessários ao ambiente AVA Moodle

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

4 dicas para manter a motivação em um curso EAD

4 dicas para manter a motivação em um curso EAD

Educação a Distância - 20/06/2018

Conheça fatos mais marcantes da história da EaD

Conheça fatos mais marcantes da história da EaD

Educação a Distância - 28/07/2018

Estúdio Site na TV Positiva

Estúdio Site na TV Positiva

Educação a Distância - 13/07/2016