5 principais motivos da evasão EaD e como evitá-la

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 30/11/2017 - 10:11:47 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

5 principais motivos da evasão EaD e como evitá-la

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Um dos maiores problemas envolvendo a educação é a evasão dos alunos. Devido a isso, pelo país afora, várias medidas são anunciadas a fim de que os alunos não abandonem as salas de aula. No caso dos cursos EaD, a situação é um pouco mais complicada, especialmente por conta da sua modalidade ainda recente dos alunos e professores não estarem, necessariamente, no mesmo local. Mas quais são os principais motivos da evasão no EaD e como podemos evitá-la? Vamos saber mais a seguir:

 

1. Falta de conexão com o curso

Um dos motivos mais comuns de evasão no EaD é o fato de que muitos alunos já chegam ao ensino superior sem saber ao certo que carreira seguir. A orientação vocacional é muito importante para evitar a evasão no EaD no ensino superior, uma vez que cerca de 60% das evasões acontece por causa da troca de cursos entre os alunos. É melhor o aluno evadir de um curso para outro a sair da sua instituição.

2. Desempenho acadêmico

Além da falta de conhecimento sobre qual carreira seguir, os alunos estão chegando ao ensino superior com deficiências em disciplinas básicas, como Língua Portuguesa e Matemática. Cursos de nivelamento, monitoria, tutoria e videoaulas ajudam bastante para evitar que hajam novas evasões no EaD.

3. Dificuldades financeiras

Um dos grandes motivos da evasão dos alunos no EaD é o custo para poder prosseguir com o curso. A impossibilidade de arcar com os gastos, transporte para atividades que requer presença, materiais e mensalidade se tornam causas frequentes entre os alunos que desistem do curso superior a distância. Por isso, uma das melhores formas de fazer com que o seu curso possa ser continuado é saber se a instituição oferece bolsas de estudo, financiamento e descontos, para que assim possa evitar mais evasões dos alunos.

4. Localização da instituição em relação à moradia ou trabalho dos alunos

Pode até não parecer, mas as dificuldades de distância e tempo de deslocamento para chegar ao local das aulas fazem com que haja uma grande taxa de evasão dos alunos.  Neste quesito, é fundamental oferecer mais de um campus ou unidade para o aluno escolher onde quer estudar ou oferecer o mesmo curso, com a mesma qualidade, na modalidade EAD, com videoaulas gravadas, streaming de vídeo ao vivo e uma plataforma de colaboração.

5. Oportunidades de emprego após a formação

E, mesmo depois de estudar durante anos, você deve ao menos mostrar aos seus alunos as chances reais de poder entrar no mercado de trabalho. Por ser uma modalidade em que muitas pessoas ainda não confiam, o fato da incerteza da entrada do mercado de trabalho faz com que a evasão dos alunos no EaD seja muito alta. Por conta disso, que tal fazer com que a instituição já apresente claramente quais são as carreiras que você pode seguir, a oportunidade de trabalho na região onde o aluno está inserido e a faixa salarial dos que já atuam na área? Assim, o seu aluno sempre se sentirá estimulado a continuar com o curso. O que achou de saber mais sobre motivos evasão EAD? Comente abaixo e continue acompanhando nosso blog!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

O que é desenvolvimento ágil na web?

O que é desenvolvimento ágil na web?

Desenvolvimento Web - 26/04/2016

O que é uma startup? Entenda tudo aqui

O que é uma startup? Entenda tudo aqui

Desenvolvimento Web - 23/09/2016

Qual é o melhor horário para webinários

Qual é o melhor horário para webinários

Educação a Distância - 02/05/2016