Como deixar a aula online mais divertida?

14/01/2022 19:01:51

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

“Diga-me e eu esqueço, ensine-me e posso lembrar, envolva-me e eu aprendo.” Esta frase, dita por Benjamin Franklin, ilustra muito bem os desafios de como dar uma aula divertida. Muito além de dizer ou ensinar, neste formato, o objetivo é envolver e transformar os alunos. 

Com as aulas remotas, agora na pandemia, ficou mais difícil conseguir prender a atenção dos alunos na matéria que está sendo lecionada. Não ter um lugar próprio, como a sala de aula, é um desafio para os alunos e professores. Em casa tem muitas distrações que atrapalham no foco.

Para dar aulas na internet não pode ser uma aula chata, isso não tem a ver com idades,devemos melhorar as aulas e deixar mais interessante.

Algumas dicas:

  • Leia com leveza

A leitura do material complementar da aula não precisa necessariamente ser necessariamente algo cansativo e demorado. O ensino à distância é uma modalidade mais dinâmica e, na maioria das vezes, o conteúdo disposto no ambiente virtual combina questões do cotidiano e visões práticas. Isso torna a leitura mais leve. De qualquer forma, nada impede de você acrescentar humor nos seus textos e transformar o aprendizado em algo descontraído.

  • Usar memes e gifs

As aulas podem se tornar monótonas e com isso os alunos se distraem e perdem o foco. Então, uma dica para para chamar a atenção e deixar a aula mais divertida e descontraída, é usar gifs e memes do momento. Adolescentes são muito antenados no que acontece no mundo virtual e explorar isso pode ser uma boa maneira para se aproximar deles.

  • Conecte o conteúdo com as experiências de vida dos alunos

A primeira dica para entender como dar uma aula divertida é esquecer a ideia de que o conteúdo educacional deve seguir única e exclusivamente aquilo que diz o material didático. 

Na verdade, pesquisadores já mergulharam neste tema e descobriram que conectar temáticas educacionais a problemas da vida real é uma forma efetiva de estimular a assimilação de conteúdos de diversas temáticas. 

  • Discutir sobre atualidades

Quando vai chegando no final da aula, geralmente, o aluno já não está tão concentrado. Uma forma de atraí-los é usar uma parte da aula para discutir sobre alguma notícia atual do mundo. Assim, todos podem interagir e até treinar a argumentação. E para quem não sabe da notícia, essa discussão passa a ser um lugar para se informar das atualidades.

Tente relacionar a matéria com exemplos do dia a dia, isso facilita para o aluno gravar o conteúdo. Mostrar também, situações onde ele irá aplicar o que está aprendendo.

  • Use músicas e filmes como recursos educacionais

Conectar conteúdo e vida real também é possível quando o professor ou tutor EAD lança mão de recursos não-convencionais como ferramentas de ensino. É o caso das músicas e filmes. 

Mais utilizados por professores de inglês ou outros idiomas, as músicas e filmes podem ser grandes aliados no ensino de outras temáticas também. O mundo do empreendedorismo e dos negócios, por exemplo, está repleto de retratos cinematográficos que abordam diferentes perspectivas.

  • Compartilhe sua opinião

O ambiente virtual possibilita o feedback constante e, isso é importante para o aprimoramento do processo, aula a aula. Não perca a oportunidade de expressar-se, tirar dúvidas, ser presente em todas as interações. Acredite: isso será um diferencial na sua aula online.

Com essas dicas, suas aulas online, com certeza, se tornarão mais divertidas. Além disso, tenha em mente de que constância é mais importante do que velocidade. Por isso, a maioria dos cursos à distância permite que o aluno consiga acelerar o tempo de conclusão e estude mais de uma disciplina dentro do mesmo período. Isso pode ser estimulante e o mesmo tempo, prazeroso.

Integre suas aulas em um só lugar com a Plataforma EAD

Nós reconhecemos a necessidade de tutores e professores de utilizarem recursos e ferramentas diversas para criar um ambiente de ensino motivador. Por isso mesmo, nossa plataforma EAD  foi pensada para abrigar diferentes tipos de conteúdos digitais e para estimular a interação entre alunos e professores.

Se você deseja trazer seus alunos mais para perto, inovar as atividades e deixar as suas aulas online mais interessantes, fala com a gente!!!

 

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.