Principais dicas para memorizar mais conteúdos nos estudos

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 12/06/2018 - 23:06:40 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Principais dicas para memorizar mais conteúdos nos estudos

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O número de estudantes no Ensino Básico e Ensino Superior do Brasil têm crescido a cada dia. No entanto, a quantidade de disciplinas e conteúdo também aumentou devido às provas de vestibular e à exigência de uma boa qualificação na graduação.

Com isso, surgiram diversas técnicas de como memorizar mais conteúdos nos estudos. De grande relevância aos estudantes, essas formas ajudam na aprovação para as faculdades e ao cumprimento da qualidade de ensino oferecido para a universidade. Veja, a seguir, algumas das principais formas de concretizar isso.

Como memorizar mais conteúdos nos estudos

Anotação

Uma ótima forma de memorizar mais conteúdos nos estudos é através de anotações. Em classe, através de vídeo aulas ou até mesmo em ambientes fora desse aspecto escolar, é de suma importância escrever tudo que pode de alguma forma influenciar no conteúdo programático que se deseja estudar.

Preste atenção à fala do professor e transcreva os principais trechos. Além disso, caso haja algum exemplo autêntico em seu cotidiano, experimente anotar e utilizar como forma de lembrança e método para memorização à disciplina estudada.

Falar em voz alta

Complementando o item anterior, existe um método muito utilizado por jovens e adultos para decorar o discurso desejado para as provas. Ao anotar tudo que é necessário, recite em voz alta para que possa escutar e gravar na sua própria mente, porém de outra forma.

Um dos métodos para concretizar isso é falar de frente ao espelho ou explicar da forma que entendeu a alguma pessoa. Porém, cuidado ao utilizar um papel como auxílio. Se a todo tempo essa ferramenta for usada, na hora de botar em prática no lugar necessário, somente virá em mente quando o papel estiver por perto.

Rotina de estudos

Não basta iniciar os métodos antes citados se você não mantiver uma rotina de estudos. Para memorizar mais conteúdos nos estudos é necessário disciplina com a matéria e com a quantidade de vezes que vai praticar essa forma de aprendizagem.

Além disso, quanto maior tempo manter essa relação de dedicação ao estudo, maior será o resultado no futuro. Ou seja, isso não é algo que ocorre de uma hora para outra, mas sim gradual, a ser construído e praticado todos os dias pelos alunos de Ensino Básico e Ensino Superior.

Horas de sono

Essa dica talvez soe um pouco clichê, no entanto faz total diferença no resultado do estudante. Quando o corpo está cansado e a mente fadigada do dia, a melhor forma de curar esse problema é dormindo. Porém é comum muitas pessoas forçarem o conteúdo a ser estudado mesmo estando dessa forma.

Para memorizar mais conteúdos nos estudos é de grande importância manter uma boa qualidade de sono. Dormir cerca de oito horas diárias, além de repousar em um lugar confortável. Tudo isso, ao final, traz mudanças ao resultado dos estudos e ajuda na aprovação dos vestibulares e a manter uma boa nota na faculdade.

Gostou do texto? Concorda com essas formas de memorizar mais conteúdos nos estudos? Comente abaixo sua opinião e se conhece algum outro método que possa ajudar.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Dois conselhos para criar seu curso online

Dois conselhos para criar seu curso online

Educação a Distância - 03/01/2019

Como é avaliação de aprendizagem em EAD?

Como é avaliação de aprendizagem em EAD?

Moodle [plataforma ead] - 06/07/2017

Quais os maiores objetivos de um curso EaD

Quais os maiores objetivos de um curso EaD

Moodle [plataforma ead] - 04/01/2018