5 dicas de como ser bom aluno EaD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 13/12/2017 - 10:12:34 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

5 dicas de como ser bom aluno EaD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Com a vida acontecendo rapidamente no mundo real e virtual, as pessoas estão cada vez mais adeptas aos cursos à distância, é a chamada modalidade EaD. Cada Instituição de ensino organiza a metodologia à sua maneira, mas a forma como os alunos conduzirão seus estudos sempre será individual, de acordo com as necessidades de cada um. Contudo, é possível traçar alguns pontos essenciais ao aprendizado de um aluno de EaD. Abaixo listamos algumas dicas de como ser bom aluno EaD. Acompanhe!

Cinco maneiras de como ser bom aluno EaD

1.      Disciplina como a chave do sucesso

Assim como alguém que comparece a aulas presenciais, é importante a disciplina daqueles que estudam em casa pelo método EaD. Em cursos presenciais, existe uma certa cobrança, seja de tutores, professores ou orientadores. Enquanto no curso EaD, a grande motivação, terá que ser o próprio aluno. É importante, portanto, manter horários para estudo, para leitura, resolução de exercícios e, ao final, uma revisão dos conteúdos. Tudo deve ser feito no tempo correto, aproveitando cada etapa do aprendizado e para que isso ocorra é necessário disciplina e organização. Organização, tão essencial quanto a disciplina, é o próximo tópico em dicas de como ser bom aluno EaD.

2.      Organização como consequência da disciplina

Muito mais do que sentar por horas e estudar os tópicos da aula do dia, é preciso se organizar para que não falte o tempo e nem sobre. Uma organização incumbe em atenção aos prazos de trabalhos e testes, uso de agenda e calendários para distribuição dos estudos, ter sempre a mão algo a anotar dúvidas que surjam durante os estudos. Além disso, é importante que seu ambiente de estudo seja adequado, e organizado, com materiais acessíveis e sem distrações. Distração é o nosso próximo tópico.

3.      Não se deixe levar pela facilidade da internet

EaD é uma modalidade inovadora pois possibilita, através da internet que pessoas adquiram conhecimento sem, necessariamente, se locomover até uma instituição de ensino. Ocorre que essa facilidade pode ser traiçoeira, quando o aluno não consegue se desconectar da vida virtual. É muito fácil e rápido dar a famosa “olhadinha” em sua rede social preferida enquanto estuda. No entanto, é importante saber que aprendizagem de conteúdo apenas é possível com foco e dedicação. Isto é, e se a sua mente está voltada para outro assunto diferente do que está estudando, isso se torna impossível. Mais uma vez, disciplina é a palavra-chave, e igualmente importante nesta coletânea de dicas de como ser bom aluno EaD. Porém, se se desconectar for difícil para você, atualmente existem inúmeros recursos bloqueadores de sites, que te impossibilitam de acessá-los por um tempo pré-programado. E você pode conhecer alguns deles aqui.

4.      Utilizar tudo o que lhe é fornecido e ir além

Um dos erros comuns entre estudantes do Ensino à Distância, é o fato de os alunos não utilizarem os materiais disponibilizados por completo. Todo material que é oferecido pela instituição é como se fosse sua doutrina, em num curso presencial. É, portanto, essencial utilizá-los de forma plena. E, se possível, pesquise outras fontes de conhecimento, mas não deixe de aprender ou despreze um texto ou apostila por achar irrelevante. Acredite, se está na sua grade de curso, é importante. Essa dica de como ser bom aluno EaD, será sua base no estudo.

5.      Escolha certo e seja um bom aluno EaD

Além de tudo o que foi dito, é importante escolher o estudo/curso que mais te faça feliz. Pode parecer clichê, mas a realidade é que se torna mais fácil aplicar essas dicas de como ser bom aluno EaD, quando você está estudando algo agradável. O foco, a dedicação, a organização, disciplina, e ficam mais leves e quase imperceptíveis. O tempo passa rápido e quando você menos perceber está terminando mais um bloco de estudos. Consequentemente, isso lhe trará excelentes resultados e uma formação mais rápida, sem comprometimento da qualidade da aprendizagem. E então o que achou das nossas dicas de como ser bom aluno EaD? Você já é um aluno dessa modalidade? O que lhe falta para garantir o sucesso profissional? Gostou das dicas? Deixe seu comentário, compartilhe com a gente.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

6 dicas para avaliação de cursos online

6 dicas para avaliação de cursos online

Moodle [plataforma ead] - 19/09/2017

Conheça as ferramentas de aprendizagem do Moodle

Conheça as ferramentas de aprendizagem do Moodle

Moodle [plataforma ead] - 20/02/2017

Empreendedorismo e o ensino a distância

Empreendedorismo e o ensino a distância

Moodle [plataforma ead] - 21/06/2017