4 principais diferenças entre franquia e microfranquia

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 07/09/2019 - 02:09:57 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

4 principais diferenças entre franquia e microfranquia

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Quer empreender a partir de hoje? Neste artigo, vamos apresentar as diferenças entre franquia e microfranquia para o entendimento definitivo sobre o tema.

Quando se decide ser empreendedor, é possível trilhar um caminho tendo como suporte marcas já estabelecidas. Essa é, em linhas gerais, a definição dos sistemas de franchising.

O conceito envolve dois tipos de negócios: as franquias e as microfranquias, sendo importante conhecer as características específicas de cada, para poder definir exatamente onde investir, como empreendedor.

Definição de franquia

Importante, antes de citar especificamente as diferenças entre franquia e microfranquia, entender o quais as definições desse tipo de negócio.

Franquia é o sistema que permite a uma determinada pessoa explorar um produto ou serviço, que será supervisionado pela empresa franqueadora. A marca deverá, claro, autorizar o uso de sua marca e modelo de negócio.

O franqueador permite que o franqueado assuma o direito de vendas e distribuição da marca no mercado consumidor, sem ter vínculos trabalhistas com o franqueador.

A regulamentação dessa atividade está definida na Lei 8.955/94 – Lei da Franquia.

Diferenças entre franquias e microfranquias

Dentro da legislação não há que considerar diferenças entre esse tipo de negócios de forma geral. Porém, existem 4 diferenças entre franquia e microfranquia, que estão relacionadas à parte financeira e de gestão, que apresentamos a seguir:

1. Enquadramento de valor de investimento inicial

A principal das diferenças entre franquia e microfranquia reside exatamente no âmbito do valor do investimento inicial, que define porte e enquadramento em cada uma dessas classificações.

Conforme a ABF – Associação Brasileira de Franchising destaca, microfranquias são aquelas enquadradas onde o investimento inicial é de até R$ 90 mil, enquanto as franquias são as de valores acima dessa importância, não delimitando valor máximo estabelecido, isto é, pode bater cifras milionárias.

Muitas microfranquias podem ser abertas com valores inferiores a R$ 5 mil.

2. Faturamento e custos de operação diferenciados

Enquanto as franquias podem faturar alto, microfranquias têm atuação mais discreta. Porém, nada impede que seus resultados sejam elevados, tudo dependendo da atuação do franqueado e do mercado consumidor.

Nesse aspecto, estão incluídas outras diferenças entre franquia e microfranquia quanto aos seus custos operacionais, que são mais elevados nas franquias, por disporem de maiores estruturas de operação.

3. Necessidade de recursos humanos

Uma microfranquia pode ser operada por apenas uma pessoa, já franquias necessitam de uma estrutura de pessoal maior, assim como de adoção de controles e registros mais detalhados e complexos.

Microfranquias são mais enxutas e leves, servindo, muitas vezes, também como excelente fonte de complemento de renda dos franqueados.

4. Exigência de local físico para exercer atividades

Microfranquias não necessitam de instalações físicas maiores para operar, podendo exercer suas atividades inclusive em home office.

Já franquias necessitam de um ponto comercial e de produção, muitas vezes até de ambos, de forma independente, isso implica em gastos maiores.

Esse é um diferencial importante, pois um microfranqueado depende de menor dedicação para cuidar de aspectos que não estarão sob sua gestão e, assim, pode focar mais em sua atuação e conquista de novos clientes.

Invista em microfranquia hoje mesmo

As diferenças entre franquia e microfranquia são muito pequenas e ambas estão enquadradas dentro de uma mesma Lei, que define o funcionamento que deve ser observado pelas franquias, independente de seu porte.

Sendo assim, não há com o que se preocupar, quanto ao tipo de negócio que se pode investir, ficando a decisão mais relacionada à condição financeira para realizar o investimento inicial do negócio e o tipo de atuação que se deseja realizar.

Uma dica: o módulo de Microfranquia do LMS, de Estúdio Site, permite que sua opção por uma microfranquia seja a melhor possível, atuando em ensino a distância, uma área que se encontra em grande expansão. Acesse nossa página e conheça melhor nosso produto.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.