Os maiores erros na hora de avaliar alunos EAD

15/07/2018 14:07:22

Youtube Telegram

A Educação à Distância (EAD), nova modalidade de estudo que surgiu a partir da era tecnológica, ajuda muitos estudantes que não podem de alguma forma estudar em alguma instituição presencial. Ela se tornou, no século XXI, uma das principais formas de estudo em todo o mundo.

No entanto, quanto às formas de avaliação desses respectivos estudantes, ainda é preciso um reformulação. Existem muitos erros na hora de avaliar alunos EAD, de maneira que acaba prejudicando a formação ao todo. Conheça, a seguir, algumas dessas falhas cometidas pelos estabelecimentos de ensino e também pelos próprios alunos.

1. Erro na plataforma online

Uma parcela das instituições de EAD aplica prova presencial, apesar de ser um curso à distância, e outros que fazem por meio de plataformas online. Contudo, na hora a realização da avaliação virtual, há panes no sistema que prejudicam e até inválida a sua feitura.

A empresa falha ao avaliar o estudante dessa forma. Além de provocar a distração e irritação do mesmo, demonstra pouco interesse em seus alunos e causa o afastamento e até perda de seu cliente no curso virtual.

2. Videoaulas pouco didáticas

Não tão distinto do ensino presencial, um dos erros na hora de avaliar alunos EAD parte do pressuposto da aula que ele recebeu. Professores não preparados e pouco didáticos influenciam no resultado de seus alunos na hora de realizar uma prova.

Além disso, já diferindo do ensino presencial, os professores precisam de uma atenção ainda maior à estratégias de como atentar o estudante através de vídeo. Como se trata de uma forma de aprendizagem online, as chances de distração são maiores que em sala de aula.

3. Site sem interatividade

Um dos maiores erros na hora de avaliar alunos EAD está dentro da própria empresa que fornece os cursos. Ao criar-se um site de acesso online de videoaulas, os empresários devem pensar que os alunos possuem dúvidas iguais aos que estão matriculados em cursos presenciais e precisam sanar para não haver mau rendimento.

Indiferente da forma em que o estudo se dê, a plataforma deve contar com uma aba para tirar dúvidas dos estudantes quando necessário. Quando isso não é feito, a qualidade de ensino pode cair devido à falta de atenção às carências dos alunos sobre as matérias disponibilizadas.

4. Curso não credenciado pelo MEC

Esse erro vai além do domínio dos estudantes e professores da instituição. Ao avaliar um aluno EAD, os cursos precisam ter um padrão de qualidade regido pelo Ministério da Educação (MEC) no ano. Ao ignorarem esse fato e utilizarem os próprios métodos não aprovados, a empresa se coloca em situação irregular.

Para não ocorrer de serem descredenciados, os cursos necessitam de uma série de requisitos impostos pelo MEC. Ao seguirem esse passo a passo, o número de erros na hora de avaliar alunos EAD também diminuirá de forma progressiva. Tudo funciona de forma interligada, que influencia em cada meio.

Gostou do texto? Acredita que esses são erros na hora de avaliar alunos EAD? Comente abaixo sua opinião sobre nossa postagem e deixe, em contrapartida, um ponto positivo da avaliação da Educação à Distância.

publicações mais atraentes e profissionais

Destaque-se para o seu público com publicações mais atraentes e profissionais

Aprender a EDITAR seus vídeos

Que tal Aprender a EDITAR seus vídeos utilizando apenas seu celular (Rápido e Fácil)

Ganhar Seguidores no Instagram

Como Ganhar Seguidores no Instagram e Gerar Renda (Método Infalível!!)


criar, popular e monetizar seu canal do Youtube

Domine as técnicas para criar, popular e monetizar seu canal do Youtube agora!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma Completa para Cursos Online

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma para Cursos Online (GRATUITO)

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

7 Vantagens em Estudar Online

7 Vantagens em Estudar Online

Moodle [plataforma ead] - 01/01/2018