O que é um ambiente virtual de aprendizado?

06/08/2021 18:08:18

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A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

A educação a distância é praticada no mundo desde o final do século 19. Desde então, muitos suportes e plataformas foram utilizados para mediar aprendizagens. A princípio, o suporte foi o papel, e a plataforma foi o correio. Com o progresso da ciência e das tecnologias, vieram o rádio e a televisão. Nas últimas duas décadas, com o avanço das tecnologias digitais, a prática passou a ser também mediada por plataformas de software que funcionam na Web. Também a educação presencial ou semipresencial passou a ser impactada por essas tecnologias digitais como forma de complementar os recursos tradicionais, como cadernos, lápis, borracha, caneta, lousa, giz, entre outros.

Uma das categorias de software concebidas especificamente para a finalidade de mediar fenômenos de aprendizagem, fazendo uso das tecnologias digitais, é conhecida como Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Tais ambientes permitem entregar conteúdos e constituir-se como canal de comunicação entre formadores e aprendizes, assim como fora com o correio no passado. Ambientes Virtuais de Aprendizagem são sistemas de informação que podem ser usados como plataformas de distribuição de conteúdo e colaboração, com a função principal de mediar as trocas de materiais e de comunicação entre pessoas nas diversas modalidades de ensino: presencial, semipresencial e a distância.

Um AVA é um software desenvolvido para uso por meio da Web, a fim de proporcionar funcionalidades envolvendo os principais elementos que caracterizam o cenário educacional: estudante, professor, conteúdo e mediação da aprendizagem. Um bom AVA disponibiliza diversas ferramentas de comunicação, que podem amplificar a interação entre professor-estudante e estudante-estudante. Um AVA possibilita a estruturação de cenários de aprendizagem variados na medida em que permite criar condições diversas para a aprendizagem, podendo atender a uma ampla gama de propostas didáticas.

Funcionalidades

De uma forma geral, um AVA possui funcionalidades que propiciam interações síncrona (em tempo real) e assíncrona (em tempo diferido) entre os seus usuários, possibilitando coordenar atividades e também organizar e animar grupos de trabalho. As interações podem ocorrer em tempo real (bate-papo ou videoconferência) ou por meio de mensagens ou fóruns de discussão. Esses espaços dialógicos de troca permitem que o aluno tenha contato com os materiais nos quais são mediados os conhecimentos, com o professor e com pares, por meio de uma sala de aula virtual, em qualquer lugar e a qualquer momento. As principais funcionalidades básicas presentes em um AVA são:

  • Gestão dos diversos tipos de usuário do ambiente, possibilitando permissões distintas para administrador, professor, tutor e estudante;
  • Gestão de conteúdo na plataforma, permitindo a criação de cursos e a organização dos materiais instrucionais de modo que o estudante se guie facilmente pelos cenários de aprendizagem;
  • Avaliação e acompanhamento da aprendizagem por meio de diversos instrumentos;
  • Interatividade dos usuários com mídias e pessoas a partir de diversas ferramentas de comunicação;
  • Controle, registro e monitoramento de todas as atividades e acessos dos participantes.
  • Outras funcionalidades mais avançadas também podem estar disponíveis em diversos AVA, tais como:
  • Ferramentas para propiciar a aprendizagem colaborativa por meio das quais os participantes com interesses em comum podem trabalhar em grupo, integrando e compartilhando conhecimentos;
  • Customização da forma de apresentação dos conteúdos e adequação às necessidades individuais do aprendiz (personalização).

Apresentamos, a seguir, uma breve descrição das plataformas Moodle e Blackboard, mundialmente utilizadas, e das plataformas Amadeus e Openredu concebidas no Brasil.

Moodle 

O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é o LMS mais conhecido do mercado, possuindo aproximadamente 1.370.000 usuários registrados no mundo. O Moodle oferece uma variedade de opções para trabalhar com conteúdos e atividades, desde links até arquivos em formatos variados, recursos específicos para a formatação de conteúdos e espaços de comunicação e troca de mensagens. Ele foi concebido a partir da tese de doutorado de Martin Dougiamas (Dougiamas, 1999). O Moodle permite a integração de novas ferramentas a partir de plug-ins.

Blackboard

Blackboard Learn é um ambiente de aprendizagem virtual e um sistema de gerenciamento de cursos desenvolvido pela Blackboard Inc. É um software baseado na Web que possibilita o gerenciamento de cursos, possui arquitetura aberta personalizável e design escalável que permite a integração com sistemas acadêmicos e protocolos de autenticação. Pode ser instalado em servidores locais ou hospedado pelo Blackboard ASP Solutions. Sua licença de distribuição é proprietária, contrapondo-se ao tipo de licença livre que é adotada pelo Moodle.

Amadeus

O Amadeus é um sistema de gestão da aprendizagem de segunda geração, pois em sua construção fez uso de elementos que possibilitam aos usuários manipular a própria plataforma, por meio da tecnologia Java Script. Essa forma de construir suas interfaces Web permitiu eliminar a necessidade de navegação, pois as diferentes partes do sistema poderiam ser apresentadas na página inicial sem necessidade de carregamento de uma nova página Web a cada solicitação do usuário.

O Amadeus possui funcionalidades de navegação que simplificam a interação Web. Além disso, o Amadeus já permitia a integração com diversas mídias em sua interface, tais como: jogos e simulações multiusuários (que agregam recursos da realidade virtual), vídeos, conteúdo textual, áudio e imagens. Vale ressaltar ainda a possibilidade de configurar o ambiente para atender às diversas estratégias de ensino e aprendizagem dos usuários por meio das características inerentes a cada uma de suas interfaces. Em particular, há um cuidado especial com as funcionalidades de percepção social. Por meio delas, professores e alunos são capazes de perceber as ações e as atividades de seus pares, criando condições para um melhor engajamento dos participantes no curso.

Openredu

A rede social educativa Openredu é um ambiente de aprendizagem que foi criado a partir da necessidade de proporcionar uma maior interação entre os atores envolvidos e as mídias digitais. Alunos, professores e instituição têm a possibilidade de interagir e promover aprendizagem como um processo contínuo que pode ocorrer na escola ou fora dela. A rede Openredu é um ambiente que permite promover uma percepção mais ampla do contexto de educação (atividades, atores, recursos, metodologia), como evidência (Ibid.).

Ela oferece suporte à colaboração, à discussão e à disseminação de conteúdo educacional. Nesse sentido, especificamos as características de um novo conceito de plataforma de ensino, que estende a experiência do usuário em mídia social com seus pares, num contexto de rede social para aprendizagem. Ele é um ambiente de aprendizagem para professores e alunos que permite criar situações de aprendizagem por meio da internet.

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