O que é um ambiente virtual de aprendizado?
06/08/2021 18:08:18Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
A educação a distância é praticada no mundo desde o final do século 19. Desde então, muitos suportes e plataformas foram utilizados para mediar aprendizagens. A princípio, o suporte foi o papel, e a plataforma foi o correio. Com o progresso da ciência e das tecnologias, vieram o rádio e a televisão. Nas últimas duas décadas, com o avanço das tecnologias digitais, a prática passou a ser também mediada por plataformas de software que funcionam na Web. Também a educação presencial ou semipresencial passou a ser impactada por essas tecnologias digitais como forma de complementar os recursos tradicionais, como cadernos, lápis, borracha, caneta, lousa, giz, entre outros.
Uma das categorias de software concebidas especificamente para a finalidade de mediar fenômenos de aprendizagem, fazendo uso das tecnologias digitais, é conhecida como Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Tais ambientes permitem entregar conteúdos e constituir-se como canal de comunicação entre formadores e aprendizes, assim como fora com o correio no passado. Ambientes Virtuais de Aprendizagem são sistemas de informação que podem ser usados como plataformas de distribuição de conteúdo e colaboração, com a função principal de mediar as trocas de materiais e de comunicação entre pessoas nas diversas modalidades de ensino: presencial, semipresencial e a distância.
Um AVA é um software desenvolvido para uso por meio da Web, a fim de proporcionar funcionalidades envolvendo os principais elementos que caracterizam o cenário educacional: estudante, professor, conteúdo e mediação da aprendizagem. Um bom AVA disponibiliza diversas ferramentas de comunicação, que podem amplificar a interação entre professor-estudante e estudante-estudante. Um AVA possibilita a estruturação de cenários de aprendizagem variados na medida em que permite criar condições diversas para a aprendizagem, podendo atender a uma ampla gama de propostas didáticas.
Funcionalidades
De uma forma geral, um AVA possui funcionalidades que propiciam interações síncrona (em tempo real) e assíncrona (em tempo diferido) entre os seus usuários, possibilitando coordenar atividades e também organizar e animar grupos de trabalho. As interações podem ocorrer em tempo real (bate-papo ou videoconferência) ou por meio de mensagens ou fóruns de discussão. Esses espaços dialógicos de troca permitem que o aluno tenha contato com os materiais nos quais são mediados os conhecimentos, com o professor e com pares, por meio de uma sala de aula virtual, em qualquer lugar e a qualquer momento. As principais funcionalidades básicas presentes em um AVA são:
- Gestão dos diversos tipos de usuário do ambiente, possibilitando permissões distintas para administrador, professor, tutor e estudante;
- Gestão de conteúdo na plataforma, permitindo a criação de cursos e a organização dos materiais instrucionais de modo que o estudante se guie facilmente pelos cenários de aprendizagem;
- Avaliação e acompanhamento da aprendizagem por meio de diversos instrumentos;
- Interatividade dos usuários com mídias e pessoas a partir de diversas ferramentas de comunicação;
- Controle, registro e monitoramento de todas as atividades e acessos dos participantes.
- Outras funcionalidades mais avançadas também podem estar disponíveis em diversos AVA, tais como:
- Ferramentas para propiciar a aprendizagem colaborativa por meio das quais os participantes com interesses em comum podem trabalhar em grupo, integrando e compartilhando conhecimentos;
- Customização da forma de apresentação dos conteúdos e adequação às necessidades individuais do aprendiz (personalização).
Apresentamos, a seguir, uma breve descrição das plataformas Moodle e Blackboard, mundialmente utilizadas, e das plataformas Amadeus e Openredu concebidas no Brasil.
Moodle
O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é o LMS mais conhecido do mercado, possuindo aproximadamente 1.370.000 usuários registrados no mundo. O Moodle oferece uma variedade de opções para trabalhar com conteúdos e atividades, desde links até arquivos em formatos variados, recursos específicos para a formatação de conteúdos e espaços de comunicação e troca de mensagens. Ele foi concebido a partir da tese de doutorado de Martin Dougiamas (Dougiamas, 1999). O Moodle permite a integração de novas ferramentas a partir de plug-ins.
Blackboard
Blackboard Learn é um ambiente de aprendizagem virtual e um sistema de gerenciamento de cursos desenvolvido pela Blackboard Inc. É um software baseado na Web que possibilita o gerenciamento de cursos, possui arquitetura aberta personalizável e design escalável que permite a integração com sistemas acadêmicos e protocolos de autenticação. Pode ser instalado em servidores locais ou hospedado pelo Blackboard ASP Solutions. Sua licença de distribuição é proprietária, contrapondo-se ao tipo de licença livre que é adotada pelo Moodle.
Amadeus
O Amadeus é um sistema de gestão da aprendizagem de segunda geração, pois em sua construção fez uso de elementos que possibilitam aos usuários manipular a própria plataforma, por meio da tecnologia Java Script. Essa forma de construir suas interfaces Web permitiu eliminar a necessidade de navegação, pois as diferentes partes do sistema poderiam ser apresentadas na página inicial sem necessidade de carregamento de uma nova página Web a cada solicitação do usuário.
O Amadeus possui funcionalidades de navegação que simplificam a interação Web. Além disso, o Amadeus já permitia a integração com diversas mídias em sua interface, tais como: jogos e simulações multiusuários (que agregam recursos da realidade virtual), vídeos, conteúdo textual, áudio e imagens. Vale ressaltar ainda a possibilidade de configurar o ambiente para atender às diversas estratégias de ensino e aprendizagem dos usuários por meio das características inerentes a cada uma de suas interfaces. Em particular, há um cuidado especial com as funcionalidades de percepção social. Por meio delas, professores e alunos são capazes de perceber as ações e as atividades de seus pares, criando condições para um melhor engajamento dos participantes no curso.
Openredu
A rede social educativa Openredu é um ambiente de aprendizagem que foi criado a partir da necessidade de proporcionar uma maior interação entre os atores envolvidos e as mídias digitais. Alunos, professores e instituição têm a possibilidade de interagir e promover aprendizagem como um processo contínuo que pode ocorrer na escola ou fora dela. A rede Openredu é um ambiente que permite promover uma percepção mais ampla do contexto de educação (atividades, atores, recursos, metodologia), como evidência (Ibid.).
Ela oferece suporte à colaboração, à discussão e à disseminação de conteúdo educacional. Nesse sentido, especificamos as características de um novo conceito de plataforma de ensino, que estende a experiência do usuário em mídia social com seus pares, num contexto de rede social para aprendizagem. Ele é um ambiente de aprendizagem para professores e alunos que permite criar situações de aprendizagem por meio da internet.
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
Desenvolver sua própria plataforma EaD: quais os t...
Moodle [plataforma ead] - 03/01/2019
Feedback Construtivo: Como Dar Retorno aos Estudan...
Educação a Distância - 30/01/2024
Melhores Práticas para o Uso de Plataformas de Exp...
Educação a Distância - 15/06/2023
Vale a pena (ou não) estudar em cursos online?
Moodle [plataforma ead] - 11/12/2017