Importância do reconhecimento do MEC para cursos em EAD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 20/02/2017 - 15:02:32 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Importância do reconhecimento do MEC para cursos em EAD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

A formação a distância oferece diversos benefícios aos adeptos. Valores mais acessíveis, flexibilidade de horário e uma estrutura que não deixa nada a dever a nenhum curso presencial; os cursos de Educação a Distância, ou EaD, têm conquistado parcelas cada vez maiores da população. Para veicular-se a uma instituição e realizar cursos que vão desde à simples capacitação até uma pós-graduação, o processo de adesão no sistema EaD é algo fácil. Muitas vezes, nem é necessário ir à instituição de ensino para matricular-se; todo o processo pode ser feito online. Se por um lado isso possibilita que haja troca de conhecimento entre instituições e alunos de qualquer lugar do mundo, há também cuidados que devem ser tomados pelos alunos. Principalmente aqueles que necessitam de uma certificação para fins de trabalho ou estão investindo em cursos técnicos ou de nível superior.

Perigos

A internet é um meio de informação e comunicação relativamente recente em nossa sociedade. Por meio de sistemas de buscas, é possível encontrar uma gama de serviços e produtos tão grande que é quase inviável para um internauta passar da segunda página de resultados procurando uma sugestão. Isso fomentou o mercado, que passou a ter mais competitividade e oferta de serviços. O volume de informações sobre a prestação dos serviços é farta. E o processo de compra e venda tornou-se muito mais curto, podendo ser feito durante uma boa experiência do internauta ao navegar em seu site. Mas, apesar de tudo isso, a internet aumentou exponencialmente a possibilidade de golpe, crimes e, como dizem por aí, “levar gato por lebre”. E isso não foge ao mercado educacional. Cursos EaD também são um campo vasto para ludibriar quem não toma cuidado e faz escolhas baseadas nos impulsos do momento.

Precauções sobre os cursos EaD

Torna-se necessário, então, alguns cuidados para garantir sua certificação nos sistemas EaD. Um deles são as próprias referências sobre o curso e a instituição, facilmente encontradas na internet. Outra precaução muito importante é o reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação e Cultura, o MEC. E isso, assim como tudo na internet, é algo bem simples. O MEC disponibiliza em seu site um banco de dados com todas as instituições autorizadas para ministrar cursos, seja ele de qualquer natureza, para que você se certifique da legitimidade dos cursos. Para fazer a verificação, basta acessar o site http://emec.mec.gov.br e pesquisar o curso e a instituição.

Demais avaliações

O MEC também oferece outros tipos de avaliações quanto ao curso e a instituição, para os cursos de nível superior e pós-graduação, como as avaliações do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) e o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que são, na verdade, indicadores de qualidade. O Índice Geral de Cursos, o IGC, é uma média que relativiza cursos; embora só válido para cursos do Ensino Superior, são importantes para que você, amigo leitor, tenha mais conhecimento sobre o assunto. Todas essas informações são simples de se ter acesso através do site do MEC. Qualquer cidadão pode e deve consultá-lo. A Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, também oferece suporte a quem deseja investir em um curso EaD. Com todas essas dicas, agora ficou fácil identificar onde você irá escolher investir seu futuro. Continue nos acompanhando e deixe um comentário.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.