Como funciona o sistema EAD?

01/07/2022 18:07:29

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

O que é Sistema EAD de Ensino? 

Para começar a nossa jornada de entendimento sobre os Sistemas EAD de Ensino, vamos voltar um passo atrás e relembrar o conceito de EAD. As plataformas que gerenciam e automatizam funções para que seja possível administrar cursos online são possíveis graças aos Sistemas EAD. Desta forma, é possível oferecer cursos a distância que possuam processos bastante parecidos com os de cursos ofertados de forma presencial, como matrícula, compra dos cursos, planejamento dos conteúdos, acompanhamento dos alunos, aplicação de atividades avaliativas e cálculo de efetividade na aprendizagem. 

O sistema de ensino a distância conta com:  

1. Plataforma de educação online.

Como todo o aprendizado acontece através de recursos digitais, é necessário haver uma plataforma específica na qual os conteúdos do curso serão disponibilizados.

O acesso a plataforma EAD é feito por meio de um determinado endereço online, ou seja, basta o aluno entrar no seu navegador de internet e digitar o endereço web da plataforma.

2. AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem é bastante conhecido como AVA. Nós já falamos sobre AVA neste artigo, você pode visitá-lo para conhecer mais a fundo o assunto.

Em suma, o AVA funciona como uma grande sala de aula virtual onde os alunos e professores podem interagir entre si e também interagir com os materiais disponíveis no ambiente.

Quer saber como a Sambatech pode te ajudar no seu projeto de educação online, com uma plataforma completa? Clique aqui e fale com um especialista.

3. Aulas digitais.

Para que a educação online funcione da melhor maneira possível, é necessário criar aulas digitais que serão ministradas por um professor e em seguida compartilhadas dentro dos ambientes virtuais de aprendizado.

O conteúdo das aulas é variável de acordo com a instituição responsável pelo EAD.

4. Material de apoio.

Os materiais de apoio, como o próprio nome já diz, servirão como apoio e contribuição para o processo de aprendizado das aulas. Assim como as aulas digitais variam de acordo com o conteúdo que será lecionado, os materiais de apoio também são variáveis. Os mais comuns são os vídeos, ebooks, apostilas e landing pages.

5. Avaliações.

As famosas provas ou atividades avaliativas continuam funcionando mesmo quando o assunto é educação online! Dentro do ambiente virtual é possível realizar atividades para medir o desempenho dos alunos. Após a realização das avaliações, em muitos casos é possível oferecer feedbacks de acordo com o desempenho do aluno.

 E claro falando de ensino, vou dar uma dica: dá uma olhadinha no nosso sistema, lá você vai encontrar não so a nossa plataforma LS Estudio, como Solução Moodle, A Plataforma Moodle™ é perfeita para projetos robustos e com grande exigência em recursos tecnológicos para educação a distância, indicado para cursos e treinamentos online.

E o nosso portal Hotlearn Um projeto embrionário, que você terá a honra de conhecer em primeira mão. Será um portal a custo zero, que ajudará você a vender seus conteúdos de forma profissional.

Vem ver mais de perto essa novas plataformas para o ensino online.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

A era digital e seus reflexos na Humanidade

Educação a Distância - 24/05/2022

Vantagens e limitações do EaD

Educação a Distância - 21/02/2017

Porque eu Deveria Usar o Facebook Ads?

Webmarketing para Cursos - 08/04/2021