Como psicopedagogia pode se beneficiar da EAD?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 18/11/2018 - 02:11:46 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como psicopedagogia pode se beneficiar da EAD?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Já parou para pensar no quanto a Psicopedagogia pode se beneficiar da EaD? A priori podemos pensar que educação a distância (EaD) e Psicopedagogia são áreas que não têm nada a ver uma com a outra. Contudo, é possível que a Psicopedagogia possa se beneficiar da EaD.

A Psicopedagogia atua no processo de ensino e aprendizagem tanto direta quanto indiretamente. Como assim? O profissional psicopedagogo tanto pode trabalhar diretamente com as pessoas inseridas no processo de ensino e aprendizagem, como também pode atuar na elaboração de material de facilitação do processo.

Por isso, o tema do post de hoje é como a Psicopedagogia pode se beneficiar da EaD? Vamos nessa!

O que é a Psicopedagogia?

A Psicopedagogia é a união de duas áreas de estudo: a pedagogia e a psicologia. E tem o objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, compreendendo os atores envolvidos nesse processo, sejam as pessoas (alunos e professores), seja o meio em que as pessoas estejam inseridas, os materiais utilizados e os problemas de aprendizagem.

Vários fatores podem influenciar o processo educativo das pessoas ao longo da vida, e é aí que entra o psicopedagogo para identificar esses fatores e buscar por soluções para os problemas de aprendizagem.

O que é EaD?

A EaD ou educação a distância é uma modalidade de ensino que se tornou muito popular nos últimos anos. O aluno estuda como e onde quiser pela internet em um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) que dispõe de videoaulas, videoconferências e fóruns de discussões entre alunos e professores.

Por ser uma forma bem mais flexível de educação e fazer uso das novas tecnologias da informação e comunicação, a EaD proporciona maior inclusão na educação. É por isso que a Psicopedagogia pode se beneficiar da EaD.

Por exemplo, alunos com limitação de locomoção, seja por morarem em locais distantes de grandes capitais, seja por ter algum tipo de necessidade especial, são grupos beneficiados por esse tipo de iniciativa.

1. Inclusão

A EaD pode trazer muitos benefícios à prática psicopedagógica, pois diminui distâncias e obstáculos e facilita a comunicação e o acesso à informação.

2. Materiais pedagógicos

Pelo ensino a distância é possível criar e disponibilizar de forma mais democrática materiais ou programas voltados especificamente a diversos problemas educacionais ou deficiências.

3. Acompanhamento individualizado

A educação a distância proporciona ao psicopedagogo acompanhar individualmente o aluno com um programa de ensino voltado exclusivamente para cada um, o que nem sempre é possível de fazer em clínicas, consultórios ou escolas.

Tecnologia como ferramenta

As tecnologias da informação e comunicação auxiliam na inserção do aluno no processo de ensino e aprendizagem, no sentido em que estimulam o cérebro a fazer mais conexões, assimilando melhor os conteúdos.

Criação de conteúdos para professores

Pela EaD também é possível criar e disponibilizar cursos para ajudar pedagogos a trabalhar com os mais diversos problemas de aprendizagem em sala de aula.

E aí, gostou do post sobre como a Psicopedagogia pode se beneficiar da EaD? Já conhecia a Psicopedagogia? Achava que poderia ter alguma relação entre EaD e Psicopedagogia? Deixe seu comentário. Continue acompanhando o blog para o melhor conteúdo sobre EaD.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

6 vantagens de levar EAD para a nuvem

6 vantagens de levar EAD para a nuvem

Educação a Distância - 02/01/2019

4 sugestões de como fazer uma videoaula de sucesso

4 sugestões de como fazer uma videoaula de sucesso

Moodle [plataforma ead] - 09/11/2017