Como posso utilizar um fórum em meus cursos

11/02/2022 14:02:31

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

O Fórum é uma das coisas importantes dentro de um curso, pois e aí que o professor vai ter interação com o aluno, assim o aluno fica bem equipado, para melhor aproveitamento do curso.

A participação no fórum de discussão é obrigatória para os alunos?

Outra dúvida frequente sobre os fóruns em cursos EAD é se eles são obrigatórios e, em caso positivo, se valem nota. Portanto, vamos por partes! Em primeiro lugar, é importante saber que, sim, de acordo com o Decreto Nº 5622/05, o seu envolvimento (e principalmente a frequência dele) nessa ferramenta pode ser levado em conta dentro das diversas avaliações dos estudantes e valer pontuação.

Algo similar, por exemplo, ao tradicional conceito de participação que é adotado em Instituições de Ensino presenciais.

Porém, fica a critério de cada universidade definir se, durante o ano letivo, vai ou não mensurar o número de participações na criação de novas discussões nesse ambiente, o total de comentários nas publicações de outros alunos e o percentual de contribuições com material de apoio para estudo.

Em segundo lugar, é possível que alguns professores e tutores incentivem uma presença mais enérgica no fórum devido à disciplina com a qual estão envolvidos.

Por que o fórum EAD é importante para a condução da EAD? 

Você viu no início deste artigo que o fórum EAD é uma das ferramentas utilizadas pelos Ambientes Virtuais de Aprendizagem para simular interações físicas no ambiente digital, certo? 

Além disso, utilizar o fórum como aliado no processo de aprendizagem também ajuda a: 

  • estimular e desenvolver o senso crítico dos alunos;
  • reforça o papel da EAD como agente de inclusão social, dando espaço de fala para todos;
  • permite que, mesmo que cada aluno acesse o conteúdo em um momento, todos possam construir e trocar ideias e informações de forma coletiva; 
  • cria um canal aberto de comunicação entre tutores e alunos; 
  • permite a troca de materiais complementares, como links, notícias, estudos etc, de forma dinamizada.
  • Agora que você já conhece o papel estratégico da ferramenta, é hora de entendermos, na prática, como responder ao fórum EAD sendo um aluno ou um tutor. 

Como estabelecer uma rotina para acompanhar as discussões?

Ao iniciar a sua Graduação ou Pós-Graduação a Distância, você já sabe que deve fazer um exercício de autoconhecimento para montar a melhor rotina de estudo de acordo com a sua programação diária (trabalho, cuidado com os filhos, compromissos sociais etc.) e o seu tempo livre, não é mesmo? Porém, não ache que acaba aí!

É importante que você também reserve um ou mais dias da semana (sábado pela manhã ou toda terça e quinta à noite, por exemplo) para se envolver e, acima de tudo, acompanhar o fórum. O motivo disso é bem simples: como a participação dos seus colegas pode acontecer a qualquer momento e ser feita de qualquer lugar, não é difícil que haja um número grande de discussões e com muitos comentários.

Basta alguns dias sem acessar essa área na plataforma virtual para não conseguir dar conta de ler tudo o que foi postado e acabar completamente avulso ao que está sendo debatido e conversado — assuntos que, como já falamos anteriormente, são essenciais para complementar o seu aprendizado.

Dicas para tutores 

Tutores também precisam se atentar sobre como responder ao fórum EAD. Isso porque representam as figuras de referência naquele ambiente. Por essa razão, devem se comportar de forma exemplar. 

A seguir, falaremos sobre algumas condutas recomendadas para o tutor ao responder o fórum:

  • tratar os alunos com gentileza, sempre se dispondo a responder eventuais dúvidas e questionamentos; 
  • observar se a dúvida apresentada para o aluno dá margem para uma explicação mais aprofundada. Neste caso, sempre vale a pena lançar mão de estudos e notícias que enriqueçam o contato; 
  • disponibilizar um canal de comunicação alternativo ao fórum (como um e-mail), para que os alunos direcionem perguntas específicas ou dúvidas pessoais sobre o tema debatido; 
  • atuar como um mediador de eventuais debates e reforçar o compromisso da instituição ou curso com o respeito ao próximo e com o crescimento coletivo; 
  • estimular a troca de feedbacks, tanto do tutor para os alunos, quanto o oposto;
  • reservar, em sua agenda, um horário e data para acompanhar as discussões no fórum e responder dúvidas e mensagens, impedindo que o espaço fique “abandonado”. 

Agora sim, você sabe como responder fórum EAD de forma assertiva, sendo um aluno ou um tutor EAD.

Quando o fórum EAD é útil para o processo de aprendizagem? 

O fórum é uma ferramenta de interação EAD complementar a diversos tipos de conteúdos digitais, tais como:

  • videoaulas;
  • webinars;
  • aulas online ao vivo etc. 

A ideia é que, após oferecer um conteúdo, o tutor EAD abra o fórum de discussão para que os alunos apresentem suas dúvidas e exponham ideias relacionadas ao tema abordado. 

Além de ser uma ferramenta complementar, o fórum também pode ser usado como ambiente avaliativo. Muitos cursos online e módulos de ensino utilizam a participação no fórum como critério para mensurar o aproveitamento dos alunos. Neste caso, tomam como base a intensidade da participação e a relevância e pertinência dos comentários. 

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

5 apps para quem se interessa por EAD

Educação a Distância - 06/04/2016

EAD: Veja as 8 vantagens no Brasil

Sugestão de Cursos - 03/09/2020

Quais os 3 pilares da gestão de cursos EAD

Sugestão de Cursos - 19/06/2020