Plataforma Moodle como funciona?
23/09/2022 18:09:34Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
Moodle é uma plataforma online para aprendizado à distância, um sistema de gerenciamento de aprendizagem. Nele, é possível fornecer cursos, aulas e todo tipo de treinamento online.
A tecnologia permitiu o avanço em diversas áreas da nossa vida. Online, você consegue ter acesso a basicamente todo tipo de serviço.
Comida, transporte, lojas virtuais… a educação também encontrou o seu espaço no ambiente virtual. Hoje, o Moodle é a principal plataforma para ensino online no Brasil.
O que é Moodle?
O Moodle, uma plataforma online, é um pacote de software voltado para a produção de cursos e sites na internet.
É um software livre que pode ser utilizado, configurado e personalizado de acordo com as características dos cursos e com as suas necessidades ou de sua escola ou instituição de ensino.
A palavra Moodle, aliás, tornou-se um verbo. O termo descreve “o processo de passar por algo tranquilamente”.
O que faz bastante sentido, levando em conta as ferramentas que a plataforma possui.
Quais recursos existe dentro do Moodle?
- disponibilizar materiais didáticos;
- realizar avaliações;
- propor debates;
- ter interação entre alunos, etc.
Como utilizar o Moodle?
Uma das funcionalidades mais interessantes de um curso online é a videoaula. Esse modelo prende a atenção das pessoas e assemelha-se bastante a um curso offline. Estão presentes a oralidade e o gestual do professor.
No entanto, trata-se de um recurso dispendioso. Por isso, são poucas as instituições de ensino que investem nessa possibilidade. O mais comum é que o Moodle funcione com fóruns e chats.
O fórum serve como área para desenvolver linhas de raciocínio mais complexas. A cada semana, o professor pode oferecer um texto-base e propor questões para discussão.
Cabe aos matriculados na atividade demonstrar seu poder de argumentação e sua habilidade para organizar o pensamento em parágrafos coerentes.
Já as salas de bate-papo são ótimas para se tirar dúvidas em tempo real. A turma pode, inclusive, combinar dias e horários para que todos estejam presentes, ainda que virtualmente. Assim, é possível esclarecer pontos da matéria. Inclusive, os colegas que morem em diferentes cidades têm a chance de trocar ideias e elaborar, juntos, trabalhos em grupo.
Até mesmo as avaliações de fim de semestre podem ser conduzidas online. Para não tornar o AVA muito sério ou maçante, há quem explore a chamada gamificação. Cada módulo concluído gera uma recompensa, como medalhas ou troféus digitais.
Conclusão
Em resumo, a plataforma Moodle tem bastante potencial. Porém, para que ela funcione, é necessária a participação de todos os envolvidos. Qualquer que seja a tecnologia, a base do ensino está na convivência e na troca de conhecimentos.
Aqui nós da Estudio ajudamos a você a usar e entender essa plataforma Moodle tão interessante e relevante para nós.
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
6 dicas para criar seu próprio curso online e vend...
Moodle [plataforma ead] - 16/11/2017
Por Que Todo Professor Moderno Está Migrando para...
Educação a Distância - 15/08/2024
Desenvolver sua própria plataforma EaD: quais os t...
Moodle [plataforma ead] - 03/01/2019
Quais os benefícios da tecnologia no ambiente esco...
Educação a Distância - 05/01/2022