Como as empresas estão se tornando mais digitais?

22/04/2022 13:04:47

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

Certamente você já se deparou com um artigo ou uma matéria falando sobre a necessidade da transformação digital nas empresas, independente do porte. Acontece que essa tendência não é nova – as primeiras menções ao termo surgiram no final da década de 1990, mas ainda pode ser uma novidade para muitas pessoas. No Brasil, por exemplo, o fenômeno ganhou mais força nos últimos anos e passou a ser prioridade com a recente pandemia do novo Coronavírus.

O que é transformação digital? 

O termo transformação digital tem ganhado a atenção de diversas organizações espalhadas pelo mundo. Independente do setor de atuação, qualquer empresa consegue aplicar a transformação digital em sua estrutura, se tornando uma empresa mais ágil, mais eficaz e, também, com melhores processos otimizados por meio, principalmente, da tecnologia.

A transformação digital, porém, passa de um desejo para uma necessidade quando o mercado exige que os processos dentro das organizações sejam mais digitais. Empresas que surgiram antes da popularização da internet, por exemplo, enfrentam um desafio maior, uma vez que as regras e processos dentro do negócio mudaram. Dessa forma, se atualizar passa a ser primordial para que a empresa continue funcionando. 

A transformação digital muda a estrutura de uma organização, colocando a tecnologia como essencial. Assim sendo, as empresas investem em tecnologia buscando um retorno positivo sobre este investimento. Porém, é importante também entender que somente introduzir tecnologias não transforma a empresa. Antes de alterar processos e implementar novas tecnologias, é importante fazer um diagnóstico da situação atual da organização, entender como anda a cultura empresarial e, depois, aprender como os novos processos de transformação digital se enquadram na sua realidade.

Em resumo, a transformação digital é um fenômeno que utiliza tecnologias digitais para resolução de problemas e melhoramento de diversos aspectos, vai desde uma melhora na produtividade e desempenho dos funcionários até garantir melhores resultados e lucratividade.

O que ocasionou a Transformação Digital?

Embora se saiba quais são os efeitos, as ferramentas, e os pressupostos para fazer parte dela, a Transformação Digital ainda não tem suas origens bem conhecidas.

Há quem acredite que ela começou nos anos 2000, quando a internet (principalmente móvel) se massificou.

No entanto, existe um “marco zero” desse movimento tal como conhecemos hoje, e ele é bem anterior.

Foi em 1948, quando o matemático e engenheiro norte-americano Claude Shannon publicou “A Mathematical Theory of Communication”.

O impacto desse artigo foi tão grande que valeu ao autor o apelido de “Pai das comunicações digitais modernas e da teoria da informação”.

Compartilho dessa ideia porque, sem essa obra, não existiria a teoria sobre a qual se desenvolveu a própria internet.

Qual é a importância e os benefícios da Transformação Digital?

listo abaixo algumas das principais contribuições trazidas por pesquisas e estudos nessa área.

  • 70% das empresas que apareceram no ranking Fortune 500 em 2017 tinham times focados em transformação digital (IDC)
  • 69% das PMEs brasileiras pretendem usar a tecnologia para aumentar a eficiência do negócio (Economist Intelligence Unit)
  • 67% da jornada de compra já acontece digitalmente (SiriusDecisions)
  • Considerando as organizações globais, 15% delas estão atrasadas, 32% só acompanham a marca e 34% querem incorporar a transformação digital (Dell)
  • Em 2016, a economia digital representou 22,5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Já para 2021, a expectativa é de 25,1% (Accenture).

Ainda não foram o suficiente para te convencer que incluir a transformação digital nos negócios é mesmo importante?

Veja só os principais benefícios que essa mudança de chave pode trazer para a sua empresa:

  • Aumenta a produtividade
  • Aumenta a satisfação dos clientes, que podem interagir com o seu negócio a qualquer momento e em qualquer lugar
  • Aumenta também a eficiência do seu fluxo de trabalho, que pode ter atritos reduzidos com a automatização de processos
  • Com o ganho de desempenho, a transformação digital impulsiona a sua vantagem competitiva
  • Estreita o relacionamento com o cliente, trazendo-o mais para perto
  • Fica mais fácil criar produtos e serviços novos, que melhor atendam às necessidades do consumidor
  • Muda para melhor a maneira que a sua empresa faz negócio
  • Pode atingir novos clientes
  • Reduz custos
  • Simplifica os processos produtivos e a jornada de compra
  • Torna o seu negócio mais acessível, aumentando as suas vendas
  • Traz a oportunidade de incluir ao seu time profissionais de transformação digital para fomentar ainda mais seu avanço.

O processo de transformação digital é imprescindível para uma empresa que deseja ter mais longevidade no mercado e atender as necessidades dos seus clientes,assim sempre se atualizando no mercado e utilizando plataformas digitais , veja aqui no blog esse post Plataformas Digitais são o futuro dos negócios? e saiba mais.

 

 

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.