Como fazer a melhor gestão de polos EAD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 06/07/2020 - 23:07:09 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como fazer a melhor gestão de polos EAD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Ter uma boa gestão de negócios é determinante para obter os melhores resultados em sua empresa.

Uma gestão de qualidade deve se orientar por padrões de controles e rotinas bem definidos e terem uma atuação constante para identificar e corrigir riscos em todo o processo.

Vamos apresentar alguns elementos para que você possa realizar a melhor gestão de polos EAD.

O que é um polo EAD?

A legislação que define o funcionamento de EAD para o ensino universitário estabelece a necessidade de manter o comparecimento de alunos para atividades presenciais, em locais distribuídos nas regiões onde possuem autorização de atuação.

Essas unidades de ensino são devidamente credenciadas pelo Ministério da Educação e estão sujeitas à fiscalização pelas autoridades de ensino.

Funcionam como extensão dos cursos online, com a disposição de toda a estrutura necessária ao ensino de forma adequada, como complemento do aprendizado remoto, com o uso de equipamentos e estruturas de aplicação prática para o desenvolvimento do aprendizado teórico.

O objetivo de um polo é proporcionar estudo de qualidade e manter uma condição de igualdade de aprendizado a todos.

Por isso, a gestão de polos EAD deve ser realizada com total cautela e a adoção de controles que possam garantir o funcionamento dessas unidades avançadas, de forma padronizada e com qualidade, visando preservar a imagem da marca e os interesses de estudantes e professores.

Necessidade de um polo EAD

A gestão de polos EAD se faz necessária com bastante importância devido aos diversos recursos que devem estar disponibilizados em cada polo, como, por exemplo:

 

  • acervo de obras em biblioteca que atenda a possibilidade de apoio de pesquisas referentes aos diversos cursos ofertados no EAD;
  • tutores para auxiliar os alunos;
  • oferta de laboratórios de informática com estruturas adequadas;
  • estrutura de locais de testes químicos ou laboratoriais, de acordo com as exigências de cada curso;
  • locais adequados de salas de estudos com equipamentos de estudos;
  • pessoal administrativo de apoio para atender aos alunos; e
  • pessoal de serviços gerais e manutenção.

Assim, se percebe que cada polo tem as necessidades de controle específicas e devem ser gerenciadas no mesmo padrão de todos os demais.

Descentralizar a gestão

Uma forma adequada de gestão de polos EAD é entender que a gestão deve ser realizada de forma descentralizada.

Como os polos são distribuídos em diversas regiões onde o EAD é oferecido, é impossível a centralização da gestão.

Estabelecer a forma de gerir os polos em cada localidade, seguindo os padrões estabelecidos e obter seus acompanhamentos na administração central, é o modelo adequado de gestão de EAD de polos.

Ter sistemas de gestão eficientes

A gestão eficiente se baseia em utilizar sistemas de gestão integrados e que possam ser alimentados em tempo real.

Esse tipo de controle é essencial para identificar desvios e riscos e sempre será a melhor ferramenta de gestão em empresas de qualquer segmento e principalmente naquelas que trabalham com polos de EAD, pela variedade de locais de funcionamento e atendimento aos estudantes.

Instituir auditoria interna

Esse controle faz parte de auxiliar a ter uma boa gestão, pois é possível estabelecer visitas de rotina aos polos e identificar a adequacidade de padrões e controles, além dos ambientes físicos.

Auditoria é, portanto, um excelente recurso de controle e que não deve ser desconsiderado como auxiliar de uma boa gestão de polos e um processo que leva a se antecipar a corrigir eventuais erros ou problemas que possam impactar em decorrência de fiscalizações realizadas nos locais.

Uniformizar e padronizar os processos

Sem a padronização de processos é impossível efetuar uma gestão adequada, pois somente assim os dados podem ser avaliados com uma mesma base e tratamento.

Trabalhar com uma plataforma de EAD de qualidade auxilia nessa missão.

 

Conclusão sobre gestão de polos EAD

A gestão de polos EAD envolve diversos aspectos de controle e acompanhamentos que exigem muita atenção, análises e atuação constantes.

Definir controles e suporte de boa qualidade é fundamental para uma boa condição de monitoramento e gestão de polos EAD. Além disso, utilizar uma plataforma de qualidade auxilia esse trabalho e é a melhor forma de manter os dados e o EAD sob monitoramento e com um padrão adequado de ensino.

O Estúdio Site pode lhe auxiliar, pois oferece o Moodle uma plataforma EAD, reconhecida mundialmente para o ensino a distância de qualidade.

Acesse esse link e conheça melhor o Moodle. Deixe seu comentário sobre este assunto “gestão de polos EAD” em nosso blog.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.