Como é feita gestão da logística em EAD?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 05/07/2017 - 10:07:11 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como é feita gestão da logística em EAD?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

  Você sabe como funciona a gestão da logística em EAD? Ela faz parte do planejamento administrativo de qualquer projeto de educação a distância. É uma das etapas iniciais do planejamento, além de ser uma das mais importantes. É graças à ela que os polos de educação a distância podem garantir que seja oferecido um conteúdo de qualidade. Quer saber um pouco mais sobre a gestão da logística em EAD? Continue lendo!

O que é logística?

Para se entender o que é a gestão da logística em EAD é necessário primeiro saber o que significa logística. Resumidamente, trata-se de um processo gerencial que cuida da produção de bens e de serviços de uma organização, cuidando da distribuição desses produtos para os consumidores finais, visando reduzir os custos e entregar um valor dentro do mercado-alvo. Com a gestão da logística em EAD não é diferente.  

Logística na educação

Agora a pergunta passa a ser: como funciona a atividade logística na educação à distância? A gestão da logística em EAD é um processo de produção, armazenagem e distribuição de materiais, definidos como fundamentais pela instituição, para a formação intelectual e profissional dos seus alunos virtuais. Mas esse planejamento da gestão da logística em EAD deve sempre corresponder a uma estrutura básica.

A estrutura básica

É fato que o ensino a distância vem crescendo, substancialmente, nos últimos anos. Cada vez mais surgem polos de cursos EAD. Entretanto, para que não haja um universo de polos de educação a distância sem qualidade pedagógica, o MEC estabelece uma estrutura básica que as instituições devem desenvolver. A partir dela, será garantido ou não se os alunos estão recebendo um conteúdo sólido.

Planejando essa estrutura

A gestão da logística em EAD começa pela organização dessa estrutura. Você pode encontrá-la descrita em um documento do MEC intitulado: Referências de Qualidade para Educação Superior a Distância. Para ter uma noção de como são essas exigências, veja brevemente sete recursos que fazem parte do planejamento dessa estrutura que irá disponibilizar o conhecimento para o aluno:

  1. Biblioteca com acervo amplo e atualizado;
  2. Laboratório de informática com internet de banda larga;
  3. Sala para secretaria;
  4. Sala para realização de exames;
  5. Laboratório de ensino;
  6. Sala para tutorias.

A distribuição dos materiais

A gestão da logística em EAD vai muito além de disponibilizar espaços físicos que funcionem para os alunos como agregadores de conhecimento. Ela também envolve um processo de distribuição de materiais, sendo esse outro ponto importante da gestão da logística em EAD. A universidade deverá definir os meios que usará para entregar os materiais físicos e digitais aos alunos. Veja algumas opções abaixo: - Biblioteca virtual; - O ambiente virtual de aprendizagem; - Livraria online; - E-mail; - Correios para envio de livros.

O sistema de avaliação

Assim como os canais de conteúdo, a instituição precisa definir os caminhos que utilizará para que seus alunos possam ter acesso aos resultados dos exames. Na gestão da logística em EAD, essa distribuição de notas é tratada como um sistema de avaliação. Os estudantes precisam ser informados de como e quando serão avaliados e acompanhados pelos professores. Portanto, quando pensar em gestão da logística em EAD, não se esqueça desse item.

Quanto aos objetivos

Até aqui vimos que a gestão da logística em EAD se trata da definição de canais de conteúdo, para que os alunos possam ter acesso aos materiais disponibilizados. Agora vamos falar, de forma breve, dos objetivos da gestão da logística em EAD. Ou seja: quais os resultados que as instituições educacionais visam quando oferecem um conhecimento de qualidade:

  1. Satisfazer as necessidades e os desejos pedagógicos dos alunos;
  2. Melhorar a eficiência do processo de distribuição de conteúdo;
  3. Promover um posicionamento estratégico da instituição no mercado educacional;
  4. Desenvolver inovações na gestão da logística em EAD.

Finalizando

Agora é a sua vez de falar! Sobre a gestão da logística em EAD você tem alguma opinião ou dúvida? Diga nos comentários! Não deixe de interagir com a gente!  

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.