O Que é metaverso e como investir?

12/07/2022 18:07:08

Youtube Telegram

Baixe agora os segredos de como conseguir altos lucros com PLR no Marketing Digital.

Você sabe o que é metaverso? Esse termo apareceu muito nos noticiários sobre os mercados financeiro e tecnológico na reta final de 2021. O aumento do interesse aconteceu após a movimentação que o Facebook, que agora se chama Meta, fez em torno do tema.
Esse cenário de potencial crescimento do metaverso fez despertar o interesse de muitos investidores. Por isso, pode ser vantajoso não apenas conhecer o funcionamento desse universo, mas também as principais formas de se expor a ele.

Como o metaverso funciona? 

Mesmo parecendo um cenário futurista, o metaverso já faz parte do cotidiano de muitas pessoas. No entanto, a expectativa do mercado é que esse universo se desenvolva ainda mais.
Para que isso seja possível, três tecnologias assumem um destaque especial: realidade virtual, realidade aumentada e blockchain. Junto delas, também podem existir outros elementos, como a inteligência artificial.
A realidade virtual será o espaço digital que possibilitará o engajamento de pessoas — atualmente com os óculos específicos. Por sua vez, a realidade aumentada será responsável por combinar características de ambos os mundos — virtual e físico.
Já a tecnologia por trás das redes blockchain permitirá que as pessoas façam transações financeiras utilizando criptomoedas de forma segura. Ademais, os tokens não fungíveis (NFTs) servirão como os certificados de autenticidade dos ativos no metaverso.

Como investir no metaverso? 

Agora que você entendeu o que é e como funciona o metaverso, é importante saber como se expor a ele com investimentos. Afinal, o metaverso não é um investimento em si. Para fazer aportes ligados a ele, existem diversas alternativas que podem ser interessantes para a sua carteira!
NFTs e terrenos virtuais
É possível investir no metaverso diretamente com a compra de tokens não-fungíveis ou terrenos virtuais que podem estar disponíveis no universo online. Os NFTs consistem em certificados de autenticidade atribuídos para ativos digitais (que podem ser obras de arte, imagens, avatares, etc.).
Já os terrenos do metaverso são similares a loteamento de imóveis — mas exclusivamente digitais. Ambos contam com tokens que identificam sua exclusividade e podem ser negociados. Para fins de investimento, é possível comprar esses ativos com o intuito de vendê-los, caso eles se valorizarem.

Ações de empresas de tecnologia

Outra das principais maneiras de investir no metaverso é com a compra de ações de empresas que estão atuando nesse mercado. Ao se tornar um sócio da companhia, você poderá se beneficiar do possível crescimento da tecnologia.
Além das ações, como muitas dessas empresas estão no mercado internacional, pode ser interessante analisar os brazilian depositary receipts (BDRs). Eles são certificados de ativos internacionais disponibilizados na bolsa de valores brasileira, a B3.

ETFs 

Os exchange traded funds (ETFs), ou fundos de índice, também são outra oportunidade para quem deseja investir no metaverso. Eles são fundos de investimento de gestão passiva que tem estratégia de replicar os resultados de um indicador do mercado.

Para isso, é comum que os gestores estruturem o portfólio do veículo com os mesmos ativos do benchmark. Dessa forma, você pode encontrar um ETF exposto a um indicador com foco no metaverso e em empresas de tecnologia.

Fundos de criptomoeda 

Como você viu, as criptomoedas são um elemento intrínseco ao metaverso. Por isso, ter exposição a elas pode ser uma maneira de participar dos movimentos dessa tecnologia. E isso é possível a partir dos fundos de criptomoedas.
Assim como os ETFs, eles também são veículos coletivos. Porém, costumam apresentar gestão ativa. Ademais, a e xposição às moedas digitais varia de acordo com a estratégia — podendo chegar a 100%. Portanto, é interessante analisar as características de cada veículo antes de adquirir cotas nas plataformas das instituições financeiras.

Conclusão sobre o Metaverso

O metaverso é um próximo passo lógico da Internet. Desde os primeiros tempos em que só se podia ler a informação existente até à era das redes sociais e da economia dos criadores até à imersão do mundo virtual no nosso próprio mundo. A direcção da Internet e da era da informação é clara, veremos mundos virtuais a surgir e os utilizadores a mergulharem nesses mundos.
Nós, como sociedade, ainda temos muitas preocupações a resolver, pois a interacção social, a economia digital e também a ilusão dos mundos virtuais perfeitos terão muitas implicações na nossa vida física quotidiana.
O desenvolvimento de metaverses está ainda na sua infância, mas com desenvolvimentos acelerados, milhares de milhões a serem investidos neste espaço e um enorme empurrão devido à COVID, será em breve uma parte maior na nossa vida. Até Bill Gates estima que dentro de apenas alguns anos, a maior parte do trabalho e das reuniões será feita no metaverso em vez de salas de reuniões físicas e viagens de negócios.
Veremos que tipo de metaverso tomará as massas e se posicionará para criar o tão necessário efeito de rede. O mercado é todo sobre “o vencedor leva tudo” e o metaverso poderá ser o maior exemplo de um ecossistema digital.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.