5 atitudes de um aluno para ter sucesso em EaD

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 24/05/2017 - 10:05:18 | Categoria: Sem Categoria

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

5 atitudes de um aluno para ter sucesso em EaD

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Ensino a Distância é uma opção para quem procura conquistar seu diploma com flexibilidade de horários e períodos de estudo. Através disso, as pessoas desejam adquirir um emprego melhor ou ascender hierarquicamente em uma empresa ou organização. O que levou à elevação qualitativa desta forma de ensino foi o avanço tecnológico.  São cursos oferecidos online, em que o aluno não necessita sair de casa, somente para o dia das provas.

Como a EAD funciona?

Ele funciona pela plataforma Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning), uma técnica de gerenciamento para elaboração de cursos online. Esse procedimento também é chamado de AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) ou LMS (Learning Management System. Ele é um software livre que pode ser acrescentado em várias plataformas que executam a linguagem php. A plataforma moodle proporciona ao professor de EaD a ter acesso a configuração das disciplinas, gerenciar alunos, grupos, escala de notas, sistema de arquivos ou ficheiros. Analisar relatórios e as notas dos alunos. Ter acesso ao fórum de professores e as tarefas realizadas pelos alunos. O aluno tem acesso aos recursos, atividades e ao bloco de administração. Para ser um ótimo aluno na EAD, existem atitudes que podem ajudar você a ter um bom aproveitamento do curso e ser bem-sucedido. Abaixo listamos essas atitudes, confira.

1.     Motive-se

Ao invés dos cursos presenciais, em um ambiente online ninguém irá controlar o estudante ou relembrar sobre seus deveres e compromissos. O estudante deve expor reações ativas e para isso é necessário estar extremamente motivado.

2.     Seja interativo

Esse atributo também refere-se ao comportamento ativo. Enquanto em uma sala de aula formal você pode expor uma postura passiva e se beneficiar das dificuldades e interações com seus colegas de sala, já no grupo online você só pode contar com si mesmo. Por causa disso, para não se tornar distante para os professores, é importante que você seja eficaz de conversar de um jeito mais exato e positivo.

3.     Administre o seu tempo

A regra de chegar às aulas na hora definida e sair ao toque do sinal não se encontra nas sessões de aula online.  Você necessita montar o seu cronograma para que as aulas entrem em seu planejamento do dia.

4.     Tenha um pensamento crítico

Uma vez que os debates e fóruns com professores ocorrem com menor frequência nos cursos online, é necessário que você esteja preparado para conservar um mínimo de critério com relação às atividades oferecidas. Procure solucionar os problemas e vencer os desafios do curso de uma maneira revolucionária, com auxílio de fontes de pesquisa diversificadas e opiniões interessantes a respeito do tema.

5.     Conhecimento básico da tecnologia

Essa maneira de capacidade é muito mais comum aos jovens, mas mesmo eles podem mostrar muita complicação no que se refere ao conhecimento da tecnologia. Lembre-se de que para executar um curso online é necessário muito mais que somente um computador. Examine as suas ferramentas tecnológicas, veja se você tem todo o material preciso e dedique-se a conhecer o mínimo sobre o assunto. Lembre-se de que você deve compreender o uso de softwares básicos e até mesmo possuir algumas técnicas de pesquisa.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.