Como montar um curso online com certificado

10/01/2022 15:01:37

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

Empreender com cursos online mostra-se como uma das maiores oportunidades do mercado para quem tem o desejo de iniciar um negócio próprio, os cursos online oferecem mais conhecimento prático e habilidades cotidianas de desenvolvimento sobre qualquer assunto mais do que a educação tradicional.

Isso resultou em um aumento da credibilidade dos cursos online, assim como os próprios recrutadores têm levado esses certificados mais a sério para contratar novos profissionais.

Para montar esses cursos temos alguns tópicos para começar o seu curso online:

Criar Uma Presença Online

Antes de começar a trabalhar na sua plataforma de cursos online, você precisa de um nome. Além disso, esse nome também precisa ter um domínio disponível para usar. Abaixo estão algumas dicas de como criar um domínio que se encaixa com a proposta da sua plataforma de ensino online.

Comece fazendo um brainstorm de ideias de nomes, algo que reflete tanto o seu gosto pessoal quanto o seu nicho de atuação.

Verifique a disponibilidade de domínios usando uma ferramenta de pesquisa e registro de domínio.  

Dê preferências a extensões que passam mais tradicionais, como .com ou .com.br.

Tente criar algo curto para facilitar a memorização das pessoas que acessem seu site de cursos.

 Crie um roteiro

  • Se você já definiu seu nicho e decidiu o tema do seu curso online. Agora é o momento de começar a colocar a mão na massa.
  • Um curso online, geralmente, é feito em vídeo, formato muito escolhido por ser o que os usuários mais consomem.
  • Mas mesmo que você queira criar o material em formato de ebook, é essencial criar um roteiro para não esquecer nenhuma informação importante e para que seu curso tenha uma ordem lógica.
  • Seu material deve ser muito envolvente e atrativo para prender a atenção dos seus alunos e, assim, ensiná-los o que eles pagaram para aprender.
  • A pessoa adquiriu seu curso porque confia que você entregará tudo que prometeu na divulgação. Por isso, cada aula deve ter um roteiro bem-feito, capaz de passar o conteúdo da forma mais clara possível, assim levando um conhecimento mais natural e objetivo aos seus alunos.
  • Um roteiro é importante mesmo que você domine de cabeça todo o conteúdo. Ele é capaz de guiar seus passos e tornar suas aulas didáticas,assim ajuda a você a organizar melhor seu conteúdo.

Defina seu cenário

  • O local onde você gravará o curso deve ser silencioso e longe de ruídos, como janelas viradas para a rua ou lugares muito movimentados. Dessa forma, nenhum barulho atrapalhará sua gravação ou inferirá no conteúdo e na qualidade do seu material.
  • Lembre-se também da aparência do local. Prefira um fundo limpo para não causar distração e dê preferência para ambientes mais neutros.
  • A iluminação também é um ponto importante que faz parte do cenário.
  • A alternativa mais simples é utilizar luz ambiente, ficando próximo a uma janela e a favor da luz. Mas você também pode utilizar luminárias fluorescentes ou investir em um iluminador de LED profissional.
  • Lembrando também do seu visual e qual tipo de roupa vai usar para não ficar mais chamativo do que o conteúdo que quer passar.

Produção específica de conteúdo para cursos online

  • Defenda seus argumentos de forma estratégica. 
  • Utilize exemplos claros e práticos para atestar sua autoridade no assunto. 
  • Procure também sempre diversificar a forma como aborda determinado conteúdo, expondo inclusive referências externas. Incentive, sempre que possível, a interatividade.
  • Trabalhar com vídeos curtos e oferecer possibilidades adicionais de consumo de conteúdos.
  • A produção das videoaulas precisa ser feita de forma eficiente, pois é o que irá garantir a qualidade do seu curso e, consequentemente, medirá o sucesso do seu negócio. Desse modo, escolha os melhores equipamentos de gravação de vídeos, somados a programas para fazer edição de imagens.
  • Priorize mais a qualidade do que a quantidade de minutos de um vídeo e sempre revise o conteúdo a fim de eliminar possíveis erros ou incoerências. Além disso, nunca se esqueça da frase a seguir: conteúdo é rei.

Saiba onde hospedar seu curso

  • Ao escolher uma área de membros para abrigar seu curso, você deve:
  • Prezar por segurança em cada transação econômica, tanto para você quanto para os compradores do curso;
  • Ter controle de seus alunos;
  • Ter agilidade para entregar seu produto após a compra;
  • Conseguir monitorar seus resultados.
  • Esses são pontos básicos, mas necessários, e você precisa levá-los em consideração ao escolher,assim dando uma dica para montar uma plataforma EAD.

Se você chegou até aqui, percebeu que é perfeitamente possível criar um curso online e começar a empreender na internet. Basta ter algo valioso para ensinar, colocar esse conhecimento em um formato digital e vendê-lo online para um público quase ilimitado.

Você acha que está preparado para criar seu próprio curso online? Acesse a nossa plataforma assim quero te ajudar a montar a melhor forma seu curso, e acompanhe o nosso blog para aumentar seu conhecimento.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Quatro dicas de como organizar melhor os estudos

Educação a Distância - 03/12/2018

Plataforma EaD com Gamificação, como Implementar

Educação a Distância - 01/12/2021

5 dicas para aumentar lucro de curso online

Webmarketing para Cursos - 02/01/2019

4 Dicas de Equipamentos de Como Gravar Videoaulas

Moodle [plataforma ead] - 28/02/2018