Porque aprender sobre o moodle
16/11/2021 12:11:57Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube Entre para o nosso canal no Telegram
Atualmente, há vários sistemas de gerenciamento de aprendizado que oferecem vários recursos para atender às necessidades atuais de aprendizado, como:
- Aprendizagem social
- Aprendizagem adaptativa
- mLearning
- Hospedagem na nuvem
- Microlearning
- Gamification
- Analytics
- Comércio Eletrônico
É claro que todos os dias surgem novas tecnologias e abordagens inovadoras através de ambientes virtuais de aprendizagem desenvolvidos por diversas empresas, mas a versatilidade e a escalabilidade acessível oferecidas pelo Moodle raramente são alcançadas por essas empresas; o que não é surpreendente, dada a flexibilidade da arquitetura principal do Moodle. Vamos examinar rapidamente e ver o que faz do Moodle a melhor e mais preferida plataforma de e-Learning para aprendizado empresarial até hoje.
E nós da Estúdio Site separamos alguns tópicos mostrando o porque você deve usar o Moodle
1. Aprendizagem Social
Um curso inclui tópicos em que os alunos participam, fazem avaliações, colaboram etc. e, em seguida, passam para um novo tópico. Sim, isso é chato. Mas é apenas uma escolha, e a maioria deles está com essa escolha, infelizmente, e então o Moodle fica com o ressentimento de ser chato.
O que as pessoas não percebem é que o Moodle oferece customização que pode permitir uma interface semelhante a ferramentas sociais populares com um cronograma de postagens, filtragem da linha do tempo e integração com as atividades e recursos do aluno. Pode incluir informações fáceis de distinguir que rapidamente fornecem contexto e uma chamada à ação, como comentários, curtidas ou votos. Essa é uma maneira legal de aprender online, não é?
2. Aprendizagem Adaptativa
O aprendizado adaptativo é a palavra de ordem usada pelos modernos provedores de LMS que podem fornecer recursos personalizados e atividades de aprendizado para atender às necessidades exclusivas de cada aluno. Mas o fato é que a aprendizagem adaptativa pode ser alcançada através de um design instrucional eficaz e não apenas usando tecnologia. Se o Design Instrucional não for feito para aprendizado, o curso não poderá se adaptar de acordo com a habilidade do aprendiz. Isso pode ser alcançado no Moodle através de
Design Instrucional destinado à aprendizagem adaptativa através de recursos de criação de cursos flexíveis, como restrições de acesso à atividade, condições de conclusão do curso, atividade de aula usando ramos / grupos, adaptabilidade de questionário, etc.
Lembre-se, se o conteúdo do seu curso não é adaptável, então nenhum LMS pode tornar o aprendizado dessa maneira..Logo, acorde seus Designers Instrucionais e peça que eles criem conteúdo de curso adaptável para que o aprendizado não fique restrito apenas aos provedores proprietários de LMS.
3. mLearning
O Moodle tem o seu aplicativo móvel oficial, que pode ser usado para navegar nos cursos, mesmo quando offline, receber notificações instantâneas de mensagens e outros eventos, acompanhar o progresso do aprendizado e muito mais. O aplicativo móvel também é personalizável como a versão para desktop e oferece recursos de aprendizado de última geração a qualquer hora, em qualquer lugar. Mas, novamente, algum conteúdo visualizado em um aplicativo móvel se qualifica para o mLearning? Claro que não! O mLearning requer princípios de design específicos a serem aplicados durante o estágio de design de conteúdo, de modo que o conteúdo possa ser entregue por meio de aplicativos móveis e ainda assim não pareça avassalador.
4. Cloud Hosting
O Moodle, como tal, não é gratuito, mas é extremamente acessível. Embora o código-fonte seja gratuito, há um custo envolvido para o servidor e a personalização que é razoavelmente mais barata em comparação com os custos envolvidos com qualquer outro LMS comercial.
Mas, em vez de comprar sistemas e equipamentos caros para o seu negócio, você pode reduzir ainda mais seus custos usando os recursos da computação em nuvem. Você poderá reduzir seus custos operacionais quando o número de usuários e cursos aumentar, porque você não precisará gastar em atualizações de sistema ou em novo hardware para permitir esse dimensionamento.
5. Gamification
A gamificação é uma das formas mais eficazes de envolver e motivar os alunos, usando mecanismos de jogos. Existe uma diferença entre aprendizagem baseada em jogos e aprendizagem gamificada, que é um tópico totalmente diferente, mas a chave aqui é que ambas podem ser realizadas usando o Moodle.
Mecanismos de gamificação como pontos, desafios, distintivos, conquistas, tabelas de classificação, níveis, temporizadores, histórias e personagens, liberdade para falhar (vidas / chances) e distintivos também podem ser alcançados através de vários plugins do Moodle.
6. Microlearning
O Microlearning permite que os alunos selecionem e usem os recursos mais aplicáveis às suas necessidades atuais em qualquer dispositivo que seja mais útil, tornando o treinamento ainda mais relevante para seu trabalho. Essa natureza orientada pelo aprendiz de microlearning aumenta o engajamento, melhora o treinamento e a eficiência no trabalho e cria o interesse do aluno em buscar oportunidades adicionais de treinamento.
Um dos grandes benefícios do Moodle é que ele oferece acesso a diversos tipos de conteúdo interativo e reutilizável. E o microlearning tem tudo a ver com conteúdo de aprendizado rápido que pode ser facilmente personalizado e reutilizado para economizar tempo de publicação. Acrescente a isso a capacidade de criação de conteúdo super fácil, que é o núcleo do Moodle, e você pode criar cursos interativos curtos com um piscar de olhos.
7. Analytics
As análises do Moodle permitem que você acompanhe a conformidade, as conclusões do curso e as competências, o que é valioso ao considerar os funcionários para promoções ou planejamento de sucessão em geral.
Além do rastreamento básico, a análise do Moodle oferece uma descrição do engajamento e do progresso de aprendizado, um diagnóstico do engajamento e do progresso de aprendizagem, além de uma previsão do progresso da aprendizagem. Com um conjunto de indicadores de envolvimento do aluno, é possível fornecer notificações proativas aos administradores que podem se comunicar facilmente com os alunos identificados pelo modelo ou acessar o relatório desse aluno para obter mais detalhes sobre sua atividade.
8. Comércio Eletrônico
Embora isso não seja uma grande prioridade no que diz respeito ao aprendizado empresarial, não é impossível realizá-lo usando o Moodle. Se, a qualquer momento, você decidir vender seus cursos on-line, não precisará se arrepender de ter escolhido o Moodle, porque isso é muito possível. Existem plugins disponíveis que podem ser integrados ao Moodle para criar uma loja online para vender cursos com gateways de pagamento, automação de cadastros, revisões e classificações de cursos, códigos de cupom, cartões-presente, recomendações de cursos etc.
Fazendo seu cadastro em nossa plataforma moodle hoje, você ainda ganha 15 dias gratuitos, confira nossos planos clicando aqui
Está Buscando Alguma Solução, Serviço ou Ajuda em Seu Projeto?
Confira Nossos Últimos Artigos
Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.
SISU oferece vagas para EAD
Sugestão de Cursos - 04/06/2020
Como montar Plataforma de Ensino a distância
Educação a Distância - 05/12/2022
7 dicas para divulgar sua microfranquia
Sugestão de Cursos - 22/08/2019
7 desvantagens das ferramentas Scrum, Kanban ou xp
Sem Categoria - 23/05/2016