3 dicas para sucesso de startups em 2016

10/05/2016 17:05:02

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  A geração Y é conhecida por sua ousadia e capacidade de inovar. Com isso, cresce também um outro mercado, o das startups brasileiras. Com a vontade de fazerem sempre algo que mostre ao mundo todo o seu talento, os jovens empreendedores sempre buscam montar negócios próprios e conhecer uma rede ainda maior de profissionais e especialistas. O problema é que manter uma startup ativa é bem mais complicado do que imaginamos, já que o sucesso vai muito além da criação do negócio ou da ideia que se tem.

Autoconhecimento

Boa parte das startups nacionais perdem sucesso por falta de conhecimento na própria ideia. Saiba que é sim preciso ouvir o maior número de especialistas e contar com a ajuda de quem já está há alguns anos no mercado. Isso porque mesmo que a sua ideia seja ótima, ela não valerá nada se, ao apresentá-la, você simplesmente ignorar o que os experts têm a falar. Por isso, tenha em mente que ouvir é sempre a melhor decisão, esteja você certo do caminho que quer seguir ou em dúvida sobre qual a melhor maneira de alcançar o sucesso com sua startup.

Procure incubadoras e aceleradoras

É comum que as pessoas que acabaram de criar sua startup busquem meios de acelerar o seu processo de crescimento. Mas é preciso que você saiba a diferença entre esses dois processos e que não os confunda na hora de pedir ajuda. As incubadoras são agências que normalmente estão ligadas a universidades e que servem para que as startups possam recorrer a elas independente do momento de seu negócio, ou seja, se ele está imaturo para o mercado ou até mesmo se ainda não conseguiu se desenvolver, mesmo com a maturidade já avançada. Por isso, seu foco é no desenvolvimento do empreendedor. Já as aceleradoras são aquelas que trabalham diretamente com startups que já estão maduras, com um grande número de produtos ou clientes e que precisam principalmente de parceiros e investimentos financeiros para conseguir alcançar o sucesso. Elas normalmente agem de 3 a 6 meses e têm a aplicação de capital de acordo com o valor necessário e a avaliação da startup.

Invista na apresentação de seu negócio

O nome correto é pitch, e você deve investir pesado nele. Teoricamente, ele nada mais é do que a apresentação oral de sua startup e de tudo o que você teve como ideia, mas que agora está se tornando um negócio. O ideal é que você mantenha uma postura profissional, fale pausadamente, saiba se apresentar, seja objetivo e realista na hora de mostrar todos os seus dados para quem se interessar e também tenha amplo conhecimento sobre a área em que sua startup está inserida. Essa peça-chave deve ser bem planejada e cabe a você revisar todo o conteúdo e ensaiá-lo quantas vezes forem necessárias, até que você saiba tudo o que está na peça, além da linguagem necessária para conseguir encontrar o parceiro ideal para o seu crescimento. Só assim, com o domínio total do seu negócio, você é capaz de mostrar aos investidores que eles podem confiar no seu trabalho.

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