Como entender o EAD como veículo para aprendizagem autônoma

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 10/04/2017 - 18:04:02 | Categoria: Educação a Distância

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como entender o EAD como veículo para aprendizagem autônoma

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

EaD é um método de ensino muito recente, em que se pode estar muito atrelada à sua praticidade e facilidade de adaptar o estudo ao seu ritmo. Assim, você pode acompanhar as aulas e, ao mesmo tempo, também criar a sua rotina de estudos dentro do curso. Mas como fazer um planejamento enquanto estiver cursando um EaD? Vamos saber mais a seguir:

Participe da aula e interaja com professor e  colegas

Mesmo que pareça estar mais isolado, é mais fácil de interagir com os colegas para conversar e tirar as dúvidas com o professor durante o curso de EaD. Após assistir à aula do professor, você pode tirar as dúvidas e conversar com seus colegas dentro do portal onde os cursos são oferecidos. Na maioria dos cursos a distância, eles são oferecidos em portais em que o aluno pode assistir às videoaulas e também enviar dúvidas e comentários sobre as aulas.

2. Saiba melhor como utilizar a plataforma do curso EaD

Muitos dos alunos acabam desistindo antes mesmo de começar a assistir às aulas por conta do desconhecimento da plataforma em que os cursos online acontecem. A maioria dos alunos acredita que apenas com um cadastro no site a partir de um login e uma senha, você já poderá estudar, sendo que, muitas vezes, bem antes de começar o curso, há um pequeno tutorial sobre como utilizar a ferramenta criada para a plataforma de estudo. Para que não haja mais desistência dentro do seu curso a distância, saiba como cada ferramenta da sua plataforma funciona. Navegue por todos os canais disponíveis caso precise de alguma coisa, como esclarecer dúvidas sobre as aulas ou até mesmo comentar e conversar sobre o curso com outros alunos.

3. Dê uma olhada no conteúdo complementar

O que muitas pessoas acreditam que não seja necessário é não conferir também o material complementar que é oferecido pelos professores do EaD apenas por causa de sua importância secundária. Isso pode ser considerado um erro, pois aqueles que realmente estão interessados na aula conseguem aproveitar as aulas online ao máximo ao conferir também os materiais complementares de ensino.

4. Nunca deixe acumular conteúdo das aulas

Esse é um conselho muito importante não apenas para os alunos que estiverem em cursos regulares, como também para os alunos de EaD. Um grande problema que muitos acabam cometendo é o de acumular conteúdo de aulas anteriores. Isso pode causar problemas futuros, especialmente para os cursos EaD que requerem avaliação presencial no fim. Por isso, não deixe os conteúdos serem acumulados – assim você acaba tendo mais dificuldade em concluir esses cursos. O que você achou do nosso post? Deixe seu comentário com a opinião logo abaixo e continue acompanhando nossas atualizações. Até a próxima!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.