Como é o mercado de microfranquias no Brasil

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 21/09/2019 - 01:09:48 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Como é o mercado de microfranquias no Brasil

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

As microfranquias, modelos de negócios que exigem investimentos iniciais de até R$ 90 mi, e que, por isso, são mais acessíveis a todas as pessoas, vêm obtendo grande avanço na economia e até mesmo com patrocínio de marcas já consolidadas no mercado.

Porém, qualquer decisão a respeito de negócios deve ser suportada pelo conhecimento do mercado e de suas perspectivas de funcionamento e crescimento, para que se possa seguir um caminho de sucesso.

Neste artigo, vamos apresentar como está se comportando o mercado de microfranquias e suas vantagens para quem deseja começar um empreendimento que traga retorno financeiro expressivo.

Visão geral sobre o mercado de microfranquias

Conforme a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o mercado de microfranquias no Brasil, opera atualmente com 557 redes.

A ABF estima que esse mercado terá um crescimento nos próximos anos de 36% dessas redes, através da migração de modelos de alto custo para serem acessíveis como microfranquias.

Normalmente, o retorno dos investimentos iniciais nesse segmento, para algo aproximado de 29% empresas nesse modelo de negócios, ocorre entre 1 ano e 1 ano e meio, dependendo do mercado em que se investe e do valor desembolsado inicialmente.

Porém, existem modelos de microfranquias que apresentam retorno menor e quase imediato, como é o caso de negócios de oferta e cursos online.

Previsões de comportamento do mercado de microfranquias

Conforme estimativas da ABF o mercado de microfranquias deve ter um aumento de faturamento ao fim de 2019, entre 8% e 10%, sendo projetado que os que mais têm chance de expansão são os segmentos de:

  • Saúde;
  • Beleza e Bem-Estar;
  • Comunicação;
  • Informática e Eletrônicos;
  • Serviços Educacionais, entre outros.

O número de novas unidades abertas também deve crescer, em torno de 5% a 6% neste ano, demonstrando que o segmento está com bastante fôlego de expansão e retorno para quem se dispuser a investir na modalidade.

Geração de empregos

O mercado de microfranquias vem demonstrando um forte fator de geração de empregos, conforme dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising no segundo trimestre de 2019 houve aumento de 10% no número de empregos gerados nesse segmento, passando de 1,22 milhão de empregados em 2018 para 1,35 milhão em 2019.

Esse processo ocorreu pela maior oferta de modelos de negócios e a perspectiva de melhorias econômicas, que mesmo de forma ainda limitada, vem apresentando sinais de algum aquecimento.

Vantagens de empreender neste mercado a partir de 2019

O mercado de microfranquias tem sido promissor como mencionamos e, por isso, representa uma real possibilidade de retornos bastante importantes para quem empreender nesse segmento.

Com baixa necessidade de investimento inicial e maior chance de retorno em menor prazo, são os mais fortes argumentos para quem deseja adotar esse modelo e não deseja investir altas quantias ou tem limitação de recursos.

Em ambos os casos, é importante destacar que o risco financeiro de perda do investimento é reduzido substancialmente, devido ao próprio valor investido inicialmente.

Investir em microfranquias possui uma grande vantagem de optar por um modelo de negócio que foi testado e aprovado pelo franqueador, sendo eliminados diversos custos de desenvolvimento para o franqueado, sendo um diferencial importante se comparado a empreendedores individuais.

Importante investir em negócios que apresentem previsões concretas de crescimento, mesmo em períodos de crise, pois quando ocorrer a retomada econômica, seu sucesso estará muito mais garantido, pelo aumento de demanda que se seguirá.

Conclusão sobre mercado de microfranquias

O mercado de microfranquias apresenta grandes possibilidades de retornos bastante significativos para quem empreender nesse modelo.

Os franqueadores de maior porte vêm observando esse crescimento e investindo cada vez mais para abrir oportunidades, inovando inclusive quanto a formas de oferecimento de microfranquias com concepções de concessão inovadoras e mais acessíveis.

Entre os setores com previsão de maior crescimento está o educacional e Estúdio Site dispõe de um módulo de Microfranquia do LMS, que se enquadra no perfil de elaboração e comercialização de ferramentas para oferecer cursos educacionais á distância; excelente opção para quem deseja investir nessa área.

Acesse nosso site e obtenha mais informações sobre como podemos estabelecer uma parceria de sucesso.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.