O que é Blog Corporativo e o Comparativo com Mídias Sociais?

24/05/2021 13:05:50

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Um blog corporativo é um blog operado por uma empresa ou por um ou mais de seus funcionários. Sua funcionalidade básica não é muito diferente dos blogs “normais”: a pessoa responsável pelo blog cria conteúdo e o publica, e os usuários geralmente têm a opção de avaliar e comentar as postagens.

No entanto, o objetivo de um blog corporativo geralmente é bem diferente. Embora os blogueiros privados geralmente escolhem tópicos de seu interesse e com os quais estão muito familiarizados, pelo menos na maioria dos casos, um blog corporativo funciona como uma ferramenta de marketing.

Embora os blogs corporativos sejam todos semelhantes a esse respeito, os temas e objetivos escolhidos são muito diferentes. Mesmo assim, qualquer conteúdo publicado por uma empresa costuma ter como objetivo atender a um público-alvo específico e inspirar seu interesse pela empresa.

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Resumo detalhado sobre Blog Corporativo

Os blogs corporativos foram colocados em prática não muito depois dos primeiros blogs privados. Especialmente nos Estados Unidos, eles são uma ferramenta popular para marketing online .

A grande vantagem de um blog corporativo é o contato pessoal entre o blogueiro e quem o lê. Em um site oficial da empresa, a empresa geralmente se apresenta como uma empresa séria e séria - afinal, o site é sua figura de proa na internet. Além dos clientes, potenciais parceiros de negócios ou investidores também podem visitar o site, portanto, um tom informal ou excessivamente familiar seria um pouco inadequado.

No entanto, com um blog corporativo a empresa pode mostrar seu lado “humano”, incluindo contribuições de funcionários que podem descrever suas funções de trabalho, por exemplo. Compromisso social, gestão sustentável e treinamento interno são outros temas populares para blogs corporativos, que também permitem um link muito mais direto com o público-alvo.

Além disso, um blog corporativo pode ser usado como uma espécie de "ambiente de teste". Por exemplo, se houver tópicos delicados com os quais a empresa tenha de lidar, que possam ter um impacto negativo nas relações públicas, a empresa pode blogar sobre isso com antecedência. E porque apenas um funcionário - ou apenas um punhado - é responsável pelo blog, o conteúdo pode ser facilmente posicionado como a opinião desses funcionários se o efeito pretendido não ocorrer. No entanto, se o conteúdo pode convencer o público-alvo, a empresa pode facilmente assumir ou reconhecer a responsabilidade pelo conteúdo do blog.

Esse método também é frequentemente empregado quando uma empresa deseja usar um blog corporativo para marketing e comunicação com seus clientes pela primeira vez. Como o impacto e a eficácia do conteúdo raramente podem ser previstos, os funcionários blogam mais como indivíduos que publicam artigos sobre tópicos relacionados à empresa, mas não oficialmente em nome da empresa. Assim, a empresa pode experimentar com segurança esse modo de comunicação ainda bastante novo e avaliar se há um equilíbrio adequado entre o esforço necessário e a utilidade dos resultados.

Esse aspecto experimental é especialmente importante porque leva tempo para construir um blog eficaz. Embora sites de mídia social como o Facebook tendem a acumular seguidores muito rapidamente, um blog corporativo deve primeiro se estabelecer antes que possa atrair um número maior de pessoas que irão ler as postagens.

Um blog corporativo também oferece um potencial considerável. Por exemplo, confere à empresa uma presença dinâmica na Internet e, graças à comunicação personalizada, é mais fácil convencer os formadores de opinião que irão então divulgar o conteúdo do blog e aumentar o seu impacto muitas vezes. Com um conteúdo de alta qualidade, também é possível que uma empresa se estabeleça como autoridade em determinada área e, assim, torne-se formadora de opinião e aprimore o conhecimento da marca. Um blog também pode ser uma ferramenta muito útil na luta para adquirir funcionários bem qualificados. Se membros do público-alvo, estudantes de engenharia mecânica, por exemplo, estiverem vinculados à empresa em um estágio inicial por meio do blog, será mais fácil encontrar funcionários posteriormente porque a empresa parecerá um empregador atraente graças ao contato já personalizado estabelecido.

Diferentes variantes do Blog Corporativo

Até agora, usamos a frase “blog corporativo” - mas isso é um pouco enganoso porque, assim como em outros blogs, não há um formato ou objetivo definido para os blogs corporativos. Embora a maioria das empresas tenha intenções semelhantes com seus blogs na Internet, o blog corporativo ainda tem algumas variantes. Esses incluem:

Service Blog:

Com esse tipo de blog, a empresa fornece aos clientes informações adicionais sobre seus produtos. Podem ser, por exemplo, receitas de um fabricante de alimentos ou dicas para artesãos de um especialista em materiais de construção.

Blog de campanha:

Esse blog geralmente funciona por um período fixo e se destina a apoiar certas campanhas publicitárias. Entre outras coisas, mais informações sobre o produto, referências ao compromisso social durante sua produção ou a apresentação de métodos de produção ultramodernos seriam alguns tópicos prováveis.

Blog temático:

Esta variante é muito ampla e tem apenas uma limitação - o blog deve ser orientado para uma determinada área temática. Um blog temático é particularmente útil para estabelecer a empresa como especialista em uma determinada área e, assim, influenciar a formação de opinião.

Blog de Relacionamento com o Cliente:

Este blog foi desenvolvido para construir uma comunidade que se identifique com a empresa até certo ponto e, portanto, tenha um relacionamento especial com ela. Isso pode, por exemplo, ser uma maneira muito útil de conduzir avaliações de produtos online.

Comparando Blogs Corporativos com Mídia Social

Em comparação com o Facebook e outros sites de mídia social, muitas empresas consideram os blogs bastante complicados e caros. No entanto, o blog de uma empresa oferece algumas vantagens sobre o Facebook e plataformas semelhantes. Um dos fatores mais importantes que favorecem o blog é o controle sobre seu conteúdo. Como operadores de canais de mídia social, estranhos como o Facebook não podem influenciar o design, a variedade de tópicos ou a visibilidade das contribuições em um blog corporativo. Aqui, é a empresa que decide quais tópicos são apresentados, como os clientes são tratados e como as contribuições são publicadas.

Além disso, as contribuições em blogs têm um tipo de credibilidade e relevância muito diferente dos artigos em sites de mídia social. O que está no Facebook hoje, muitos usuários terão esquecido amanhã. Com um blog, a atmosfera íntima e uma reputação cuidadosamente construída ao longo dos anos garante que muitos leitores automaticamente considerem o conteúdo mais confiável e significativo. Isso, é claro, torna os blogs atraentes e eficazes para fins de marketing e relações públicas.

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