Conheça as ferramentas de aprendizagem do Moodle

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 20/02/2017 - 12:02:09 | Categoria: Moodle [plataforma ead]

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Conheça as ferramentas de aprendizagem do Moodle

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) criado pelo australiano Martin Dougiamas em 1999. O software é livre e pode ser utilizado por qualquer pessoa com o objetivo final de apoiar a aprendizagem. A palavra Moodle quer dizer “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment”, e isso é o que profissionais da educação usam para dar um significado ao software. Em inglês, Moodle é um verbo que descreve a ação que, ao ser realizada com desejo e vontade, conduz a um processo de criação. Por isso, o Moodle pode ser definido não só da forma como ele é, a ferramenta em si, mas também como os alunos de um curso se desenvolvem e interagem a partir dele. O Moodle é utilizado em diversas universidades e escolas para cursos online, Ensino a Distância (Ead) e como apoio em aulas presenciais. Fundações e Organizações Não Governamentais (ONG) também utilizam a plataforma. Seu uso por diferentes instituições é possível pela grande diversidade de ferramentas dentro do software, que podem ser dividas em recursos e atividades. Os recursos fornecem base para o conteúdo que o aluno irá receber, são eles:

Implementação e administração de página web

No Moodle, a instituição de ensino tem a possibilidade de implementar uma plataforma de ensino, além de personalizar e administrar a página inicial com a identidade visual da escola, descrição, manual do aluno, política de privacidade, mensagem ou vídeo de boas-vindas, notícias, calendários e o catálogo de cursos. Há a possibilidade de colocar senha individual que dá acesso aos cursos e módulos, e também deixar algum curso aberto para visitantes. Os alunos também podem personalizar sua página web com uma biografia, foto e contato, a fim de que os participantes da plataforma Moodle possam se relacionar e interagir.

Diretório ou materiais

O diretório é uma pasta em que os professores e tutores disponibilizam os conteúdos de apoio para as aulas. Nele é permitida a transferência de arquivos em diversos formatos (Doc, PPT, PDF), inserção de páginas de texto, livros, e-book, links para outros sites e vídeos.

Pesquisa

A ferramenta de pesquisa permite que o professor ou tutor elabore perguntas e faça pesquisas com os alunos para que eles deem suas opiniões e tomem alguma decisão sobre determinado tema; pode ser uma pesquisa rápida ou um estímulo para pensar a respeito de algum tópico da aula. As atividades são ferramentas destinadas à interação, comunicação e avaliação do aluno dentro do sistema, são elas:

Fórum

O fórum é a ferramenta que permite a participação de todos os alunos de um curso para debater algum tema. Nas configurações da ferramenta, é possível que os alunos criem seus tópicos de debate, insiram arquivos, imagens e recebam notificação de novas mensagens no fórum por e-mail. O professor ou tutor é quem faz a mediação das discussões e ajuda na interação dos participantes.

Wiki

A ferramenta Wiki permite que os alunos criem documentos de forma coletiva, do mesmo modo que funciona a Wikipédia. Todos os participantes podem criar um conteúdo e os outros vão inserindo (ou linkando) conteúdos relacionados. É uma ferramenta recente, mas que mostra um bom resultado no desenvolvimento e aprendizado coletivo.

Questionário

A ferramenta de questionário é de avaliação. O professor ou tutor insere questões que podem ser de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, ou resposta objetiva, e as respostas são arquivadas na base de dados de cada aluno. É possível configurar para que apareça a nota ao final do questionário e pré-determinar o tempo para responder. Você já utilizou o Moodle? O que achou das ferramentas disponíveis na plataforma? Comente conosco e continue acompanhando o blog para mais textos sobre esse tema.

Você possui o Moodle e não está satisfeito com a instabilidade e desempenho de sua plataforma? Conheça nossa hospedagem Moodle.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

6 conselhos de como fazer uma videoaula incrível

6 conselhos de como fazer uma videoaula incrível

Moodle [plataforma ead] - 29/12/2017

3 erros ao estudar em EaD que os alunos cometem

3 erros ao estudar em EaD que os alunos cometem

Moodle [plataforma ead] - 07/11/2017

Qual a filosofia educacional do Moodle?

Qual a filosofia educacional do Moodle?

Educação a Distância - 03/05/2017