O que é uma startup? Entenda tudo aqui

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 23/09/2016 - 11:09:01 | Categoria: Desenvolvimento Web

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

O que é uma startup? Entenda tudo aqui

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O termo startup já existe há algum tempo, principalmente nos Estados Unidos. Porém, no Brasil, está em alta agora e mesmo assim, muitas pessoas ainda não conseguem entender corretamente o que é uma startup. Com certeza, o conceito de startup é muito importante. Por isso, para que você entenda tudo sobre startup e como uma startup se posiciona no mercado, nós falaremos um pouco sobre o assunto.

Bolha da internet

O termo startup surgiu na época chamada de “bolha da internet”, no início dos anos 90. Um pouco mais tarde, o conceito se aprimorou e tomou o significado de hoje.

O que é uma startup

Achar uma única definição para startup pode ser um pouco complicado, uma vez que pessoas da área a definem em mais de uma maneira. Mas como uma ideia geral, pode-se dizer que uma startup é uma empresa ou uma organização que, além de ter custos baixos, tem um crescimento rápido e um alto lucro. Muito mais que isso, podemos falar ainda que uma startup é uma organização com pessoas que têm ideias inovadoras, que estão tentando criar algo novo, dentro de um modelo de negócio escalável e repetitivo em condições de extrema incerteza. Por isso, dentro desse conceito há a predominância de uma empresa em implantação que até pode ter alguma experiência no mercado, mas também pode não nenhum tipo de experiência. Sempre voltada para a geração de ideias que sejam inovadoras e que tenham um futuro muito promissor.

Perspectiva financeira

Na maioria das vezes, as startups já nascem com uma expectativa financeira muito grande, isso levando sempre em conta as boas projeções de receita e a visibilidade de lucro. Muitas startups acabam sendo compradas muito cedo por grandes empresas. Principalmente porque essas empresas sempre visam agregar mais valor à sua área com projetos inovadores.

Modelo Escalável

Você se lembra que, no conceito de startup, falamos sobre o modelo escalável, uma das principais características de uma startup? Fica muito complicado estabelecer o modelo de escala nos projetos de startup, uma vez que uma dessas organizações pode ter como foco qualquer área de empreendimento. O importante, nesse caso, é que uma startup está dentro de várias incertezas, sendo algumas delas o fator humano. Para que fique mais claro o que é uma startup, separamos alguns exemplos de negócios com esse perfil para que não reste nenhuma dúvida.

Exemplos de startups

Linkedin

Uma rede social específica para quem trabalha. Por isso, tem a característica de ser uma rede social com finalidades profissionais apenas. O Linkedin começou como um site bem simples para profissionais. Porém, mais tarde, tornou-se uma rede social corporativa com grande peso, revolucionando a forma de buscar empregos e de contratar profissionais de diferentes áreas.

PayPal

Comprar serviços pela internet, fazer compras online em geral mudou completamente depois do PayPal. Foi um dos sistemas pioneiros de transações online, tanto para fazer pagamentos quanto para receber. Com o PayPal, você tem toda a segurança necessária para fazer as suas transações. Ou seja, uma startup pode abranger diferentes áreas, mas sempre traz algo inovador ao mercado. E você, quando abrirá a sua startup? Comente abaixo e até a próxima!

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.