Quais são os meios virtuais utilizados por EaD

30/05/2017 10:05:02

Youtube Telegram

Os cursos de educação a distância (EaD) e convencional utilizam de meios virtuais com diversas ferramentas para serem suportes da aprendizagem. Isso se dá dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que são softwares na internet que faz a conexão e comunicação entre o tutor do curso e dos alunos. No AVA há várias ferramentas que contribuem para o andamento das aulas, como chat, fórum, pasta com arquivos, questionários. As ferramentas presentes depende do software que a instituição de ensino escolhe usar. No Ambiente Virtual de Aprendizagem o aluno é autônomo, já que ele planeja como vai utilizar as ferramentas e o que é melhor para o decorrer das aulas. No AVA ficam disponíveis textos, vídeos, apresentações em slides, chats online, fóruns para dúvidas e debates e atividades. Os tipos de AVA mais comuns são o Teleduc, Blackboard e Moodle. Saiba um pouco sobre cada um deles, começando pela mais comum no Brasil e utilizado por grande parte das instituições de ensino:

  • Moodle

O Moodle foi criado pelo australiano Martin Dougiamas em 1999. O software é livre que pode ser utilizado por qualquer pessoa com o objetivo final de apoiar a aprendizagem. Moodle quer dizer “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment”. Em inglês Moodle é um verbo que descreve a ação que ao ser realizada com desejo e vontade a pessoa é conduzida par um processo de criação. O Moodle é o mais utilizado pelas instituições de ensino e até mesmo por algumas Organizações Não Governamentais (ONGs). Ele oferece uma grande diversidade de ferramentas dentro do software.

  • Teleduc

O Teleduc é um ambiente de e-learning para a criação, participação e administração de cursos na Web. É um ambiente enxuto, aberto e gratuito, como informa o próprio site. Ele foi desenvolvimento em conjunto pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e pelo Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Diferente do Moodle, a plataforma não pode ser personalizada. Portanto é mais simples, mas possui diversas ferramentas, como portfólio, chat, grupo de discussão e correio eletrônico. Com isso, ele é completo e fácil de ser usado para cursos de educação a distância e ambientes colaborativos.

  • Blackboard

O ambiente virtual de aprendizagem blackboard foi criado em 1997 por Matthew Pittinsky, Michael Chasen e Daniel Cane, junto com membros do corpo docente da Universidade Cornell. A intenção foi fornecer para a instituição uma plataforma em que fosse possível manter yma relação entre professores e alunos para cursos online. A plataforma é utilizada não só por instituições de ensino, mas também por empresas e por setores públicos. O software permite personalização por curso ou serviço e não é necessário ter um conhecimento especializado de HTML para conseguir fazer os cursos. A utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem tem sido cada vez mais comum para a educação convencional e educação a distância (EaD), por isso as plataformas ganham melhores ferramentas e são a cada anos aprimoradas para serem mais fáceis de utilizar. Você já conhecia algum desses softwares de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)¿ Qual deles você utiliza¿ Comente conosco suas experiências.

publicações mais atraentes e profissionais

Destaque-se para o seu público com publicações mais atraentes e profissionais

Aprender a EDITAR seus vídeos

Que tal Aprender a EDITAR seus vídeos utilizando apenas seu celular (Rápido e Fácil)

Ganhar Seguidores no Instagram

Como Ganhar Seguidores no Instagram e Gerar Renda (Método Infalível!!)


criar, popular e monetizar seu canal do Youtube

Domine as técnicas para criar, popular e monetizar seu canal do Youtube agora!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda as Técnicas que Mais Vendem na Internet Tudo em Um Só Passo a Passo!

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma Completa para Cursos Online

Aprenda a Criar e Gerenciar uma Plataforma para Cursos Online (GRATUITO)

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

Ensino híbrido: o que é?

Ensino híbrido: o que é?

Sugestão de Cursos - 14/05/2020

7 inovações da EAD para tempos de pandemia

7 inovações da EAD para tempos de pandemia

Sugestão de Cursos - 29/04/2020