Etapas do Funil de Vendas que Você Precisa Conhecer Para Aumentar Suas Vendas Online

19/04/2021 17:04:35

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É fácil lembrar os quatro estágios do funil de vendas pela sigla AIDA: Conscientização, Interesse, Decisão e Ação. Esses quatro estágios representam a mentalidade de seu cliente em potencial.

Cada estágio requer uma abordagem diferente de você, o profissional de marketing, porque você não quer enviar a mensagem errada na hora errada. É como um garçom perguntando o que você quer de sobremesa antes mesmo de pedir bebidas e aperitivos.

Vejamos cada etapa do funil de vendas com mais detalhes, caso você não saiba o que é um funil de vendas, acesse aqui.

Funil de vendas: Conhecimento

Este é o momento em que você primeiro chama a atenção do consumidor. Pode ser um tweet, uma postagem no Facebook compartilhada por um amigo, uma pesquisa no Google ou algo totalmente diferente.

Seu cliente potencial toma conhecimento de sua empresa e do que você oferece.

Quando a química está certa, os consumidores às vezes compram imediatamente. É um cenário no lugar certo e na hora certa. O consumidor já pesquisou e sabe que você está oferecendo algo desejável e a um preço razoável.

Mais frequentemente, o estágio de consciência é mais um namoro. Você está tentando atrair o cliente potencial para retornar ao seu site e se envolver mais com sua empresa.

Funil de vendas: Interesse

Quando os consumidores alcançam o estágio de interesse no funil de vendas, eles estão fazendo pesquisas, comparando preços e pensando sobre suas opções. Este é o momento de mergulhar com conteúdo incrível que os ajuda, mas não vende para eles.

Se estiver promovendo seu produto ou serviço desde o início, você afastará os clientes em potencial e os afugentará. O objetivo aqui é estabelecer sua experiência, ajudar o consumidor a tomar uma decisão informada e oferecer ajuda no que você puder.

Funil de vendas: Decisão

A fase de decisão do funil de vendas é quando o cliente está pronto para comprar. Ele ou ela pode estar considerando duas ou três opções - com sorte, incluindo você.

Este é o momento de fazer sua melhor oferta. Pode ser frete grátis quando a maioria de seus concorrentes cobra, um código de desconto ou um produto de bônus. Seja qual for o caso, torne-o tão irresistível que sua liderança mal possa esperar para tirar vantagem disso.

Funil de vendas: Ação

Bem na parte inferior do funil de vendas, o cliente age. Ele adquire seu produto ou serviço e se torna parte do ecossistema de sua empresa.

Só porque um consumidor chega ao fundo do funil, no entanto, não significa que seu trabalho está concluído. A ação é para o consumidor e o profissional de marketing. Você quer fazer o melhor para transformar uma compra em 10, 10 em 100 e assim por diante.

Em outras palavras, você está se concentrando na retenção de clientes. Expresse sua gratidão pela compra, convide seu cliente para enviar feedback e fique à disposição para suporte técnico, se aplicável.

Um exemplo de funil de vendas eficaz

Imagine que você possui uma empresa de comércio eletrônico que vende placas vintage. Você sabe que seu público-alvo passa muito tempo no Facebook e que seus clientes-alvo são homens e mulheres entre 25 e 65 anos de idade.

Você exibe um anúncio fantástico do Facebook que direciona o tráfego para uma página de destino. Na página, você pede ao cliente em potencial para se inscrever em sua lista de e-mail em troca de uma isca gratuita. Muito simples, certo?

Agora você tem leads em vez de clientes em potencial. Eles estão se movendo através do funil.

Nas próximas semanas, você enviará conteúdo para educar seus assinantes sobre placas vintage, para compartilhar inspiração de design e para ajudar os consumidores a descobrir como pendurar essas placas.

No final de sua blitz por e-mail, você oferece um cupom de 10 por cento de desconto no primeiro pedido de cada cliente. Bang! Você está vendendo placas vintage como um louco. Todo mundo quer o que você está vendendo.

Em seguida, você adiciona esses mesmos clientes a uma nova lista de e-mail. Você começa o processo novamente, mas com um conteúdo diferente. Dê-lhes ideias para paredes de galerias, aconselhe-os sobre como cuidar de suas placas e sugira placas como presente. Você está pedindo a eles para voltarem para mais.

Aí está as etapas do funil de vendas:

  • Conscientização : você criou um anúncio no Facebook para direcionar (trocadilhos) as pessoas ao seu site.
  • Interesse : você oferece algo de valor em troca da captura de leads.
  • Decisão : Seu conteúdo informa seu público e o prepara para uma compra.
  • Ação : você oferece um cupom que seus leads não podem resistir e, em seguida, começa a fazer marketing para eles novamente para aumentar a retenção.

Como construir um funil de vendas rápido

Você está amarradão agora, certo? Você deseja criar um funil de vendas agora - e rápido. Não se preocupe. Não é tão difícil quanto pode parecer.

Etapa 1: analise o comportamento do seu público

Quanto mais você sabe sobre seu público, mais eficaz seu funil de vendas se torna. Você não está fazendo marketing para todos . Você está fazendo marketing para pessoas que são adequadas para o que você vende.

Inscreva-se para uma conta Crazy Egg e comece a criar Snapshots . Esses relatórios de comportamento do usuário ajudam a monitorar a atividade do site e descobrir como as pessoas se envolvem com o seu site.

Onde eles clicam? Quando eles rolam? Quanto tempo eles passam em uma página específica? Todos esses pontos de dados o ajudarão a refinar suas buyer personas.

Etapa 2: Capte a atenção do seu público

A única maneira de seu funil de vendas funcionar é atrair pessoas para ele. Isso significa colocar seu conteúdo na frente de seu público-alvo.

Siga a rota orgânica e poste toneladas de conteúdo em todas as suas plataformas. Diversifique com infográficos, vídeos e outros tipos de conteúdo.

Se você estiver disposto a gastar mais dinheiro, publique alguns anúncios. O local ideal para veicular esses anúncios depende de onde seu público-alvo se encontra. Se você vende B2B, os anúncios do LinkedIn podem ser a solução perfeita.

Etapa 3: construir uma página de destino

Seu anúncio ou outro conteúdo precisa levar seus clientes em potencial a algum lugar. Idealmente, você deseja direcioná-los para uma página de destino com uma oferta imperdível.

Como essas pessoas ainda estão no fundo do funil de vendas, concentre-se em capturar leads em vez de impulsionar a venda.

Uma página de destino deve conduzir o visitante para a próxima etapa.

Você precisa de um apelo à ação ousado que diga a eles exatamente o que fazer, seja baixando um e-book gratuito ou assistindo a um vídeo instrutivo.

Etapa 4: Crie uma campanha de gotejamento por e-mail

Divulgue seus leads por e-mail, fornecendo um conteúdo incrível. Faça isso regularmente, mas não com muita frequência. Um ou dois e-mails por semana devem ser suficientes.

Prepare-se para a venda, educando primeiro o seu mercado. O que eles querem aprender? Que obstáculos e objeções você precisa superar para convencê-los a comprar?

No final de sua campanha de gotejamento, faça uma oferta incrível. Esse é o conteúdo que inspirará seus leads a agir.

Etapa 5: Mantenha contato

Não se esqueça de seus clientes existentes. Em vez disso, continue a alcançá-los. Agradeça-os por suas compras, ofereça códigos de cupom adicionais e envolva-os em sua esfera de mídia social.

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