Mercado de trabalho e EAD: existe preconceito?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 02/06/2020 - 01:06:59 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Mercado de trabalho e EAD: existe preconceito?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

Normalmente, o mercado de trabalho apresenta alguns preconceitos para a contratação de profissionais com formações diferentes daquelas tradicionais.

Historicamente, até mesmo instituições de ensino eram descartadas por terem um histórico de baixa qualidade e até mesmo dúvidas quanto às suas formações profissionais.

Com o passar do tempo, no entanto o mercado passou a oferecer vagas mais amplas a diversos profissionais com formação fora dos padrões tradicionalmente aceitos, isto é, baseados em universidades e faculdades tradicionais – e, invariavelmente, presenciais.

Vamos apresentar neste artigo se existe esse processo de preconceito entre o Mercado de trabalho e EAD.

Desconhecimento causa impacto

A resistência na relação do Mercado de trabalho e EAD ocorreu no início de implementação dessa metodologia por total desconhecimento e a necessidade quebra de paradigmas educacionais.

Atualmente, o EAD passou a integrar os cursos de extensão inclusive de executivos das organizações e passou a se tornar uma forma de ensino aceita com naturalidade.

Diferencial com uso de recursos tecnológicos minimiza a resistência

A avaliação feita pelo Mercado de trabalho e EAD foi favorecida pelo avanço dos recursos tecnológicos e a interatividade com o uso de ferramentas de mobilidade.

Com a automação das empresas, a contratação dos profissionais começou a privilegiar o conhecimento sobre tecnologia. Nesse sentido, o profissional com formação via EAD dispõe claramente de conhecimento e vivência em práticas de comunicação e execução de tarefas em tempo real, de forma remota. Isso já demonstra atenção a requisitos do mercado de trabalho na atualidade.

Tal expertise facilitou a quebra de preconceitos de forma natural e assim impediu que bons profissionais fossem preteridos pelos processos de seleção das empresas.

Formas diversificadas de recrutamento ajudam a resolver

Para entender a relação do Mercado de trabalho e EAD é preciso reconhecer que os processos de seleção e escolha dos profissionais pelas empresas começaram a avaliar aspectos como tomada de decisões, trabalhar com metas, organização, iniciativa, criatividade, inovação, delegação de atividades e responsabilidade.

Todas essas características acabam sendo desenvolvidas e estão inseridas no ensino a distância. Dessa maneira, o mercado de trabalho acabou trabalhando com os recrutamentos sem preconceitos para alunos formados por EAD.

Além disso, as empresas formulam processos de seleção que visam muito mais que avaliar as informações curriculares, as aptidões e visões de seus candidatos, em conjunto com o conhecimento e experiência adquirida ao longo de sua jornada pessoal e profissional, tudo alinhado com os objetivos de suas vagas.

Assim, EAD não representa preconceito para as empresas em recrutar profissionais para seus quadros.

Consolidação da metodologia EAD reduz o preconceito

No início do ensino a distância o preconceito era muito grande, pois o desconhecimento quanto à metodologia era maior

O EAD passou a ser um componente de formação aceito com naturalidade pelas empresas, que eliminaram há algum tempo as resistências em suas contratações de alunos oriundos desse tipo de ensino.

Conclusão sobre mercado de trabalho e EAD

O preconceito relacionado ao Mercado de trabalho e EAD não vem sendo observado, pois a metodologia se faz presente entre as maiores empresas e muitos profissionais têm recorrido a esse recurso em suas formações.

Porém, para um bom ensino a distância é necessário que o curso seja desenvolvido em uma plataforma de qualidade que disponibilize os melhores recursos de aprendizado e possam obter os resultados de boa formação profissional desejados.

O Moodle é um exemplo de plataforma de ensino online, adotado pela maior parte das instituições no mundo. O Estúdio Site fornece essa plataforma auxiliando seus objetivos de ensino e aprendizado.

Acessando nosso endereço eletrônico e saiba mais detalhes sobre o Moodle.

Deixe seu comentário quanto a este artigo mercado de trabalho e EAD para que seja possível sempre melhorar nosso conteúdo.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.