5 mitos sobre a EAD que você precisa saber

05/10/2016 10:10:13

Youtube Telegram

A Chave do Sucesso para Converter Conhecimento em Riqueza

O método de ensino a distância, também conhecido como EAD, se tornou uma das principais formas de estudo atualmente. Muitas pessoas passaram a adotar esse método, especialmente aqueles que possuem pouco tempo para as aulas presenciais, assim aumentando as chances de conseguir uma qualificação melhor. Contudo, esse mesmo sistema ainda está carregado de mitos e preconceitos que foram espalhados por conta do desconhecimento de terceiros. Vamos saber mais sobre esses mitos? Confira a seguir!

Cursos de EAD são voltados especificamente para pessoas que interromperam o curso superior tradicional

Um mito que é comumente aceito hoje em dia é o de que foi feito para as pessoas que já cursaram faculdade, mas, por diversos motivos, tiveram que interromper os seus estudos. Contudo, várias das instituições que oferecem essa forma de ensino têm a intenção de expandir para outras cidades, muitas das quais não possuem nenhuma escola de nível superior. Pode até ser que haja um preconceito agora por conta disso, mas a tendência é que diminua, já que a maioria dos alunos matriculados possui cerca de 30 a 40 anos.

2. Ensino a distância é muito fácil

Aprender e participar das aulas a distância requer um nível de disciplina maior do que nas classes presenciais. Isso ocorre por conta da metodologia aplicada no EAD, que é adaptada para que todos possam ter o mesmo conteúdo em dia. Ou seja, muitas vezes, a preparação para um curso desses exige que você faça planejamentos, tenha disciplina e estude sempre prestando atenção nos seus horários.

3. As formas de avaliação são muito falhas, porque o aluno pode colar nas provas

Vários dos cursos a distância não permitem que as provas sejam feitas remotamente. Isso por conta do MEC, que estabelece que as avaliações sejam realizadas presencialmente e com monitoramento dos alunos. No entanto, fraudes, como cola no meio da prova, podem acontecer tanto em EAD quanto em cursos presenciais.

4. O mercado de trabalho não leva o EAD à sério

Como foi dito anteriormente, muitos dos preconceitos que o curso a distância carrega existem por causa do desconhecimento do público. Mas nem todos os profissionais da área da educação em cursos presenciais pensam dessa mesma forma, muitos deles começaram a utilizar métodos via Internet a fim de melhorar o seu ensino. Além disso, por não ter contato direto com os alunos, os professores são obrigados a utilizar novos sistemas de ensino. Levando em consideração que os estudantes terão a possibilidade de consultar outras fontes de conteúdo, as aulas podem ser mais diretas do que no ensino presencial.

5. É necessário ter um computador de alta qualidade

Em muitos casos, para conseguir acompanhar as aulas de EAD é necessário um computador com conexão à Internet com, pelo menos, 500kps para acompanhar as aulas, além do pacote Office ou outro programa semelhante, de um leitor de arquivos em PDF e uma placa de vídeo razoável. A maioria dos computadores mais recentes já oferecem essas funções, mas é sempre possível tirar as dúvidas com a instituição.

EVENTO ONLINE E GRATUITO PARA VOCÊ

Aprenda a converter seu Conhecimento em Riqueza se cadastrando:

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

4 dicas para ter disciplina ao estudar online

Educação a Distância - 26/08/2018

9 Características de um bom tutor EaD

Educação a Distância - 04/05/2017