Ensino a distância supera presencial em 2022?

Escrito por: Agência Estúdio Site Ltda e liberado no dia: 17/07/2020 - 20:07:21 | Categoria: Sugestão de Cursos

Saiba mais sobre EAD: Canal do Youtube Fanpage Twitter

Ensino a distância supera presencial em 2022?

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

O EAD vem crescendo com bastante força nos últimos anos e, no atual momento, sua adoção foi bem maior devido à pandemia exigir que o ensino presencial fosse suspenso.

Isso serviu como um laboratório para identificar as necessidades de melhoria nesse processo de aulas online e também para quebrar alguns preconceitos que existiam, tanto de estudantes como de escolas.

Neste artigo, vamos analisar dados de crescimento do EAD e efetuar estimativas de o ensino a distância supera presencial até 2022.

A expansão do EAD

Quando se afirma que o ensino a distância supera presencial em 2022 leva-se em consideração dados do EAD dos últimos anos e a grande adesão desse método em tempos de quarentena, em que os alunos estão impedidos de participar de ensino presencial.

Nesse aspecto ocorreu maior interesse dos estudantes por essa opção, sendo a única nos tempos atuais para que o estudante mantenha seu aprendizado. Isso facilitou uma avaliação mais profunda quanto à metodologia aplicada e que se aproxima muito dos interesses das pessoas em ter à disposição a possibilidade de traçar seus planos de estudos, com maior independência.

Os dados de EAD

O ensino a distância supera presencial está relacionada aos dados de matrículas e até mesmo de desistência de alunos a cursos presenciais.

Conforme dados de levantamentos do MEC realizados em 2019, está ocorrendo um crescimento significativamente maior no EAD do que no presencial e a se manter assim as previsões de que esse método supere o ensino presencial serão antecipadas de 2023 para 2022 com bastante segurança.

Esse ritmo de crescimento de matrículas em EAD vem sendo mantido em 100% e ultrapassará o ensino presencial com facilidade.

Sua aceleração será maior ainda após a pandemia, que serviu como um laboratório de experiência para aqueles que ainda tinham alguma dúvida em relação a esse tipo de ensino.

Além disso, fatores econômicos de redução de renda e emprego serão determinantes pela opção ao EAD, acelerando esse processo.

A quebra de paradigmas contribuindo para o crescimento do EAD

Alguns paradigmas foram quebrados para que se possa contribuir com a afirmativa de que o ensino a distância supera presencial dentro de poucos anos.

Um desses conceitos existentes era de que o ensino online era de qualidade inferior ao presencial e que nem todos eram autorizados a funcionar.

Com a maior demanda por cursos online, verificou-se que ocorreu uma mudança nesse conceito e os estudantes começaram a perceber maior autonomia, isso permitiu que ocorresse um entendimento e maior adesão a esse novo conceito de aprendizado.

Além disso, o MEC passou a autorizar mais opções de ensino a distância inclusive para ensino médio e básico.

Um fator fundamental que contribui para o crescimento do EAD está na parte financeira, pois cursos online envolvem menores custos para o estudante, sendo um fator importante de decisão, quando se opta por esse modelo.

 

Conclusão sobre ensino a distância supera presencial

Certamente o ensino a distância supera presencial dentro de pouco tempo e as expectativas com base nos últimos dados existentes tendem a mostrar que essa nova realidade pode ocorrer com um ano de antecedência em relação a previsões anteriores.

Com os dados atuais, o EAD deve superar o ensino presencial até 2022.

Sendo assim, é preciso cada vez mais investir em tecnologia e em plataforma de ensino online de qualidade.

Isso é o que lhe fornece o Moodle, a plataforma de ensino a distância mais usada no planeta e que está disponível no Estúdio Site.

Você pode entender mais sobre o Moodle acessando nosso link. Aproveite e deixe um comentário sobre este artigo, que trata de como ensino a distância supera presencial.

Receba as melhores dicas, tutoriais, acesso a lives sobre cursos online todos os dias, de graça, no seu celular.

Inscrever-me Gratuitamente!

JUNTE-SE A MAIS DE 10.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira Nossos Últimos Artigos

Veja abaixo as novidades que preparamos para você, todo dia um texto novo.

4 conselhos para fazer graduação a distância

4 conselhos para fazer graduação a distância

Educação a Distância - 06/07/2018

4 principais tipos de avaliação em EAD

4 principais tipos de avaliação em EAD

Educação a Distância - 16/05/2018